Sabonete artesanal mostra outro dom da cerveja

Cervejas estrangeiras, como a Vedett, e brasileiras estão entre as várias opções de sabonetes (Foto: Divulgação)

Por Sarah Buogo

Especial para a Beer Art

A versatilidade da cerveja não tem limites. A bebida também virou ingrediente básico de sabonete. Essa é a proposta da microsaboaria Confraria Beer Soap, que acrescenta cerca de 30% de cerveja na produção de cada barra. Marcas consagradas como Delirium Tremens, Chimay Blue e Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb, assim como rótulos das brasileiras Colorado, Falke Bier e Rasen, são matéria-prima desse produto. A produção é artesanal e desde janeiro deste ano a empresa produz por mês uma média de 2 mil sabonetes, um quinto da capacidade (10 mil).

Os sabonetes apresentam características peculiares de acordo com a cerveja utilizada. O Falke Bier, por exemplo, tem aroma frutado e textura cremosa, quase um hidratante, lembra a espuma consistente característica da Tripel Monasterium. Já a Mort Subite Xtreme Framboise tem aroma bem mais adocicado.

A ideia de produzir sabonetes com cerveja, conta o fundador da microsaboaria, Bruno Lopes, surgiu por acaso enquanto ele pesquisava o tema e constatou que a técnica era muito comum fora do Brasil mas pouco conhecida aquil. “Os sabonetes são produzidos à mão com ingredientes 100% de origem vegetal”, explica. “Não usamos sebo animal ou qualquer produto químico/petroquímico com a intenção de produzir mais espuma ou fazer com que ele dure mais. Todas as propriedades derivam dos óleos e manteigas vegetais usados no processo.”

Os cereais são os principais responsáveis pelos benefícios. A aveia, a cevada e o trigo, por exemplo, são ricos em minerais e concorrem para a saúde da pele. Outro ingrediente-chave, o lúpulo, atua como calmante da pele irritada, além de ser um excelente antibacteriano, antioxidante, anti-inflamatório, antisséptico e antiviral. Por fim, grãos maltados produzem açúcar e por isso fornecem uma espuma abundante, cremosa e sedosa.

Serviço: Os sabonetes da Confraria Beer Soap são produzidos em São Paulo e comercializados pela loja online: www.confraria-beersoap.com. Alguns tipos podem ser encontrados nas próprias cervejarias que fornecem a matéria-prima. Os valores variam de R$ 20 a 25.

Inscrições para a Copa Cervezas de América abertas até 1º de agosto

Estão abertas até 1º de agosto as inscrições de cervejas para a disputa pelas medalhas da Copa Cervezas de América 2014. Elas têm de ser feitas pelo site www.copacervezasdeamerica.com

A terceira edição do concurso será realizada de 2 a 6 de setembro na Região da Auracanía, no Sul do Chile, e prevê mais de 500 rótulos e cervejeiros de mais de 20 países. A Copa será realizada no contexto da "Semana da Cerveja da Região da Araucanía", e ao mesmo tempo do 3º Congresso da Cerveja e da 1ª Expo Cerveja Gourmet.

Com o patrocínio da Associação de Cervejas da Araucanía (ACAA) e do Beer Judge Certification Program (BJCP), a Copa Cervezas de América 2014 terá 16 juízes, entre eles Pascual Ibañez, o autor do Guia da Cerveja, os americanos Gordon Strong, presidente da BJCP, e Kristen England da Pour Decision Brewing Company, e o inglês Chris Kay da Bristol Beer Factory.

O lançamento comercial de uma cerveja caseira de sucesso, a Cafuza

A Cafuza foi considerada uma das melhores cervejas caseiras em 2012/2013 

Destaque como uma das melhores cervejas caseiras em 2012/2013, a Cafuza tem lançamento comercial nesta quarta-feira, 25 de junho de 2014, às 19h, no Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo (SP).

Com produção na Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto (SP), e distribuição nacional, será lançada no evento desta quarta a Cafuza Imperial Black IPA, da cervejaria Serra de Três Pontas (atualização: com a união da cervejaria com outras duas, surgiu a Dogma, marca atual da Cafuza). (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)


Serviço

  • O que: lançamento da Cafuza Imperial Black IPA (evento aberto)
  • Onde: Empório Alto dos Pinheiros – Rua Vupabussu, 305 – Pinheiros (São Paulo-SP)
  • Quando: 25 de junho, às 19h

Link reúne fichas das cervejas do Espaço CluBeer

Lançado em maio de 2014, o Espaço CluBeer, que a cada edição da Beer Art apresentará fichas interativas das cervejas dos kits do mês, motivou a revista a criar um link para reunir as fichas.

O endereço é: http://revistabeerart.com/clubeer/

Por enquanto você vai encontrar nele 12 cervejas, as dos meses de maio e junho de 2014, mas a ideia é ampliar esse banco de fichas mensalmente. O CluBeer oferece a seus associados a cada mês dois kits, que somam seis rótulos.

No link da revista Beer Art, você poderá conferir todas as cervejas apresentadas no Espaço CluBeer da revista Beer Art, que estreou na edição número 6 (maio/2014). Elas são dispostas para consulta em ordem alfabética e por mês. Basta clicar no nome para ver a ficha com as características, história e dicas de harmonização. Para acompanhar as cervejas do mês na revista, baixe o app gratuitamente.

As cervejas de maio e junho/2014:

Burgman Working Class, Colorado Allez Les Bleus, De Molen Lost & Found, 8 Wired The Big Smoked, Evil Twin Ron and the Beast Ryan, La Rulles Blond, Leute Bokbier, Rooie Dop Chica Americana IPA, Sea Dog Wild Blueberry, Shipyard Export, Suméria Bilbat, Wäls Rock & Gol Edição Especial CluBeer

Para consultar a ficha de cada uma, clique aqui

Os vencedores do I Concurso Sul Brasileiro de Cervejas Caseiras

Concurso é realizado pela Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Foto: Divulgação)

Realizado pela Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (ACervA-PR), o 1º Concurso Sul Brasileiro de Cervejas Caseiras teve o seu resultado divulgado neste sábado, 21. Confira a lista dos premiados em cada categoria:

BEST OF SHOW de Cervejas

Gastão Oscar Berndt Junior - Weissbier

BEST OF SHOW de Hidromel

Waldiberto L. Pires Semi - Sweet Mead

Categoria: Lagers, Híbridas, Alemães de Trigo e Centeio

  1. Gastão Oscar Berndt Junior - Weissbier
  2. Mauricio Gonçalves Oliveira - Traditional Bock
  3. Marcos Bordelli - American Wheat Beer

Categoria: Ales Americanas, Irlandesas e Escocesas

  1. Mauricio Gutierres - American Amber Ale
  2. Felipe Guandalini - Strong Scotch Ale
  3. Renan Bassani - America Pale Ale

Categoria: English Pale Ale, Brown Ale, Porter, Stout e Strong Ale

  1. Thiago Busato Peixoto - Imperial Stout
  2. Thiago Busato Peixoto - Sweet Stout
  3. Vercilei Bienert - Old Ale

Categoria: India Pale Ale

  1. Jose Marcelo Popi - American IPA
  2. Victor Hugo Passos - American IPA
  3. Mauro Galperin - American IPA

Categoria: Ales Belgas, Francesas e Sours

  1. Luis Balbinot - Belgian Dubbel
  2. Matheus Mello - Witbier
  3. Adriano Butzke - Witbier

Categoria: Frutas, Especiarias, Defumadas e Madeira

  1. Rodrigo Prim - Wood-Aged Beer
  2. Luiz Renato da Costa - Wood-AgedBeer
  3. Luiz Renato da Costa - Spice, Herb (21A)

Categoria: Hidroméis Tradicionais

  1. Waldiberto L. Pires - Semi-Sweet Mead
  2. Isaac Paes Sobrinho - Semi-Sweet Mead
  3. Douglas Rodrigues - Dry Mead

Categoria: Melomel e Outros*

3.Luis Moraes Metheglin

3.Waldiberto L. Pires Metheglin

*Categoria não obteve pontuação necessária para atingir 1º e 2º lugar

Way Beer será distribuída pela Wäls em Minas Gerais

Rótulos da Way Beer, do Paraná, que serão encontrados com mais facilidade no mercado mineiro (Foto: Divulgação)

Para suprir com mais facilidade a demanda de Minas Gerais, a cervejaria paranaense Way Beer firmou parceria com a mineira Wäls.

Entre os rótulos da Way Beer que serão oferecidos em Minas, estão os da recém-lançada linha Sour Me Not, a Amburana, a Irish Red Ale, a Avelã Porter e a Double American Pale Ale.

Sócio-proprietário da Way Beer, Alejandro Winocur explica: “Há algum tempo estudávamos a melhor opção para atender eficientemente o público mineiro. Como temos uma relação fantástica com a Wäls, com quem lançamos inclusive cervejas colaborativas, encontramos uma solução perfeita, que levará muitas novidades para um dos principais Estados do país. O fato de a Wäls ser mineira e conhecer muito bem esse público e, obviamente, nosso trabalho nos deixa certos de que a nossa marca estará em boas mãos”.

MR. Beer lança dois novos rótulos com a cervejaria Burgman

A Mr. Beer, em parceria com a Cervejaria Burgman, apresenta a partir deste mês dois novos rótulos em suas mais de 80 lojas espalhadas pelo país:

A Wild Single Hop

Lager (IBU 20 e 4,5% de álcool) feita com o lúpulo Liberty americano. Por ser uma cerveja de baixa fermentação, com doses excedentes do lúpulo Liberty, sua principal característica é o "toque selvagem de amargor", por isso o nome.

Harmoniza com - Peixes e frutos do mar, além de porções em geral e churrascos.

Outlaw Hop Weiss

Cerveja de trigo (IBU 30 e 5,2% de álcool) com carga extra de lúpulo que confere sabor marcante e bom amargor, unindo cremosidade e refrescância.

Harmoniza com - Frutos do mar e com pratos da culinária alemã condimentada.

Como ficou o ranking das cervejas com as medalhas de Montreal

Depois das consquitas no Mondial de La Bière Montreal 2014, anunciadas neste 12 de junho, confira como ficou o ranking da Revista Beer Art, que pesquisou os arquivos de todas as edições de 12 concursos desde o ano 2000 e atribuiu pesos diferenciados para conquistas nacionais, continentais e internacionais, produziu ranking com quase 300 rótulos de cervejas brasileiras.

As medalhas de Montreal acrescidas ao ranking:

  • Platina para Double Perigosa (Bodebrown)
  • Ouro para a Cacau Ale, a Perigosa Imperial Stout (Bodebrown), a Colorado Ithaca e a Coruja Weizenbock.

Para conferir o ranking geral, clique aqui.

Brasil conquista o Mondial de la Bière

A Double Perigosa, uma Double Imperial IPA da Bodebrown, conquistou o prêmio máximo do Mondial de La Bière Montreal 2014 

Antes do pontapé inicial da Copa do Mundo, o Brasil triunfou nesta quinta-feira, 12 de junho, em outro campo, o das cervejas de qualidade. Além da medalha de platina para a Bodebrown, pela melhor cerveja do festival (Bodebrown Perigosa Double), as cervejarias brasileiras conquistaram 4 das 11 medalhas de ouro. Com a própria Bodebrown (Cacau Ale e Imperial Stout) e com a Coruja (Weizenbock) e a Colorado (Ithaca Oak Aged)

Veja abaixo como foi o anúncio dos vencedores e a tradução

Medalha de platina

La plus haute distinction du concours MBière Greg Noonan 2014, la médaille de platine, est remise à… (roulement de tambour!) : Cervejaria Bodebrown (Brésil) pour sa #bière Bodebrown Double Perigosa.

Félicitations! / Parabéns Cervejaria e Escola Bodebrown - Viva La Revolucion

TRADUÇÃO

O maior prêmio do concurso MBière Greg Noonan 2014, medalha de platina, é atribuído a... (rufar de tambores!) : Cervejaria Bodebrown (Brasil) por sua #bière Bodebrown Double Perigosa.

Parabéns! / Cervejaria e Escola Bodebrown - Viva La Revolucion


As 11 medalhas de ouro

Em destaque, as imagens das quatro cervejas brasileiras que levaram ouro: 

Bodebrown Brazilian Cacau Ale, Cervejaria e Escola Bodebrown - Viva La Revolucion (Brésil - Curitiba/PR)

Bodebrown Perigosa Imperial Stout, Cervejaria Bodebrown (Brésil - Curitiba/PR)

Colorado Ithaca Oak Aged, Cervejaria Colorado (Brésil - Ribeirão Preto/SP)

Coruja Weizenbock, Cerveja Coruja (Brésil - Porto Alegre/RS)

 

Bodebrown Perigosa Imperial Stout (Foto: Bodebrown)

Colorado Ithaca

Bodebrown Brazilian Cacau Ale (Foto: Giordano D./Untappd)

Coruja Weizenbock

 
  • L'Apocalypso, Micro-brasserie Le Trou du diable (Québec)
  • Calice, Le Saint-Bock - Brasserie Artisanale (Québec)
  • Gose, Les Trois Mousquetaires microbrasseurs (Québec)
  • Jukebox Distorsion, Bières Jukebox (Québec)
  • Porter Baltique, Les Trois Mousquetaires (Québec)
  • Saison du Pinacle, Brasserie Dunham (Québec)
  • Sweet Jesus, Le Saint-Bock (Québec)