Na Copa da cerveja, quem são os favoritos para o Mestre-Cervejeiro

Com o advento da Copa do Mundo 2014, o sommelier de cervejas Daniel Wolff, proprietário da rede de franquias Mestre-Cervejeiro.com, elaborou dicas sobre as cervejas especiais produzidas em alguns países participantes da competição. Confira:

Austrália x Holanda

A equipe holandesa pode até sair na frente quando o assunto é futebol, mas em um embate entre as cervejas Coopers Best Extra Stout e La Trappe Dubbel, a australiana tem muito mais força. Com notas de café e malte torrado, a Coopers Best Extra Stout é forte e encorpada, com paladar e aroma intensos, contrastando com as notas levemente adocicadas da holandesa La Trappe Dubbel, que é refrescante e apresenta delicados aromas de frutas escuras e malte.

Bélgica x Rússia

A disputa fica equilibrada entre as cervejas Rochefort 8 e Baltika 6. A primeira, produzida por monges na cidade que a batiza, tem aroma de madeira, nozes, café e chocolate, com coloração marrom. Já Baltika 6, criada em São Petersburgo pela maior cervejaria da Rússia, tem notas predominantes de malte tostado e chocolate, com leve amargor. A russa ganha pelo tamanho, a belga, pela tradição.

Austrália x Espanha

Mais uma representante da Austrália, a cerveja Coopers Extra Strong Vintage Ale passa por um longo período de produção até ficar pronta. Seu aroma é frutado e, por ficar armazenada muito tempo em barris de carvalho, seu sabor se torna ainda mais marcante. Do lado espanhol, o nome da partida é a Weiss Damm, que tem aroma intenso e sabor pleno frutado de banana, pêssego e casca de laranja. O jogo merece um empate técnico pela complexidade das bebidas.

Estados Unidos x Alemanha

Diferentemente das outras partidas, essa traz uma representante feita de trigo, a alemã Schneider-Weisse Tap 7. Com receita que data de 1872, a cerveja tem coloração âmbar e aroma picante, típico de sua alta fermentação. Apresenta aromas de cravo e noz-moscada e leve amargor. Do lado americano, Founders Breakfast Stout é a cerveja preferida dos amantes de café, por ser feita com flocos de aveia, chocolate amargo e café Sumatra e Kona. O café torrado tem presença intensa em seu sabor e aroma.