Italia Beer Festival é vitrine da cerveja brasileira

Evento em Milão, de 28 a 30 de março, tem espaço para o Festival Brasileiro da Cerveja

A ser aberta nesta sexta-feira, 28, em Milão, a nona edição do Italia Beer Festival se converte em uma vitrine para a nova cerveja brasileira. Haverá um espaço para o Festival Brasileiro da Cerveja, a exemplo do que duas semanas antes ocorreu nos pavilhões da Vila Germânica, onde havia um estande italiano.

A representação de Blumenau, além de promover o evento em si ‒ inclusive com uma edição especial em inglês da revista BeerArt, para iPad, com a cobertura do recente festival em Santa Catarina  ‒, divulgará a cerveja brasileira. O evento em Milão se prepara para receber quatro cervejarias brasileiras (as catarinenses Bierland, Itajahy e Schorstein e a paranaense Bodebrown).  

O Italia Beer Festival oferece mais de 200 rótulos das cervejarias italianas, degustações, oficinas, apresentações musicais e eventos dedicados à difusão do conhecimento do mundo fabricação de cerveja artesanal italiana. Pela primeira vez, entre os expositores haverá também fabricantes de equipamentos e matérias-primas para a produção de cerveja.

Realizado no Studio 90, na sexta (17h às 2h), no sábado (12h às 2h) e no domingo (12h às 24h), o festival cobra ingresso de € 8,00, e as fichas de degustação custam 1 ou 2 euros, conforme o volume. Sábado, às 22h, haverá a cerimônia de premiação do Campeonato Italiano de Cervejas artesanais.

Em vídeo, Paolo Polli fala
sobre o Festival Brasileiro

Durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, o criador do Italia Beer Festival, Paolo Polli, deu à BeerArt um depoimento sobre o evento brasileiro. O vídeo, disponível no canal da revista no Vimeo (vimeo.com/revistabeerart), também está reproduzido abaixo (clique na imagem para começar).


Em 10 vídeos, a BeerArt mostra o Festival Brasileiro

No canal da BeerArt no Vimeo (http://vimeo.com/revistabeerart), estão disponíveis os 10 vídeos com depoimentos de personalidades do mundo cervejeiros ouvidas nos pavilhões da Vila Germânica, em Blumenau, durante o Festival Brasileiro da Cerveja, de 12 a 15 de março. Os vídeos fazem parte da edição especial em inglês que mostrará o evento no Italia Beer Festival, a partir desta sexta, 28, em Milão. Para a audiência internacional, estão legendados em inglês.

Clique abaixo para ver um dos vídeos.

BeerArt especial em inglês para mostrar na Itália o festival do Brasil

Revista com a cobertura do Festival Brasileiro da Cerveja, de Blumenau, será mostrada em estande  no Italia Beer Festival, em Milão/ Magazine with coverage of the Brazilian Beer Festival, in Blumenau, will be shown in booth in the Italia Beer Festival, in Milan 

Esta é a capa de uma edição especial em inglês que a BeerArt lançou neste 25 de março, especialmente para ser apresentada no Italia Beer Festival, em Milão, a partir desta sexta-feira, 28. A revista, para iPad, traz a cobertura do recente Festival Brasileiro da Cerveja, que será mostrada no estande do evento de Blumenau na cidade italiana. A edição tem 10 vídeos em alta definição, além de outros conteúdos multimídias, por isso está mais pesada do que o habitual para baixar, mas vale a pena. Pode ser baixada gratuitamente na App Store. Todo o conteúdo da revista também será colocado no site revistabeerart.com, com uma versão em inglês, e uma em português.

Para baixar a revista na App Store, o atalho é este: http://goo.gl/7oW93d

Veja a seguir as reproduções de telas de algumas páginas da revista no iPad. Toque na primeira imagem para ver as demais.

Para ver os 10 vídeos com depoimentos sobre o Festival Brasileiro da Cerveja, entre na página da BeerArt no Vimeo, aqui.

Translation

This is the cover of a special issue in English that BeerArt launched this March 25, especially for display in Italia Beer Festival in Milan, from this Friday, 28. The magazine, for iPad, brings the coverage of the recent Brazilian Beer Festival, which will be shown in the event of Blumenau booth in the Italian city. The edition has 10 high-definition videos, and other multimedia content, thus is heavier than usual to download, but worth it. It can be downloaded in the App Store for free. All content of the magazine will also be placed on revistabeerart.com site, with a version in English and another in Portuguese.

To see the reproductions of some pages of the magazine on the iPad, tap the first image on the right.

To download the magazine on App Store, the short cut is this: http://goo.gl/7oW93d

To see the 10 videos with testimonials about the Brazilian beer festival in between the BeerArt page on Vimeo, here.

Ivoti, onde há uma microcervejaria para cada 3 mil habitantes

Cervejeiros, que realizaram encontro de degustação, planejam criar cooperativa (Foto: Divulgação) 

Município com 21.450 habitantes, Ivoti (RS) reuniu na sexta-feira, 21 de março de 2014, a produção de sete cervejeiros artesanais em uma degustação ‒ é como se houvesse uma cervejaria para cada 3 mil moradores. O Encontro de Cervejas Artesanais de Ivoti, na Sociedade Harmonia, ofereceu 17 tipos da bebida, produzidos pelas cervejarias artesanais Hordeum Vulgare, Pegasus Bier, Loeb's Bier, Getebel Chopp, Bruderberg,3R e Sinner. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A atividade, prestigiada pelo prefeito, Arnaldo Kney, lançou o 1º Encontro dos Cervejeiros Artesanais de Ivoti, agendado para 14 de junho. Em paralelo à organização do evento, o grupo se empenha em criar a Cooperativa dos Cervejeiros Artesanais de Ivoti.

A organização

Os cervejeiros começaram a se reunir no final de 2013 para organizar a produção artesanal do município. O evento de sexta-feira passada é resultado da Brassagem Coletiva realizada em 26 de janeiro na Festa de Re-Kerb de Ivoti, no Núcleo de Casa Enxaimel. As duas cervejas feitas na brassagem foram uma Dry Stout e uma Pale Ale. Além delas, os cervejeiros planejaram levar outros estilos para o público degustar e conhecer a variedade de cervejas. Veja o nome das cervejarias e os estilos:

Hordeum Vulgare: Weiss e Estilo Livre
Pegasus Bier: Pilsen Premium, Alt Bier e Weiss
Loeb's Bier: Weiss
Getebel Chopp: Helles
Bruderberg: Honig (Blond com mel e marcela)
3R: Grey Rooster - Golden Ale
Sinner: American Wheat

Uma brassagem internacional com crowdfunding

Os cervejeiros Rodrigo Silveira, da Invicta, e Shane Welch, da Sixpoint, de Nova York, iniciaram a produção da "Sexta-feira" em Ribeirão Preto (SP)

Matheus Franco (Social Beers), Rodrigo Silveira (Invicta), Shane Welch (Sixpoint) e Carlos Lima (Social Beers). Foto: Divulgação

Realizada na Cervejaria Invicta, em Ribeirão Preto (SP), na segunda-feira, 17, a brassagem da primeira cerveja produzida no Brasil por meio do projeto Social Beers de crowdfunding foi conduzida pelos cervejeiros Rodrigo Silveira (Invicta) e Shane Welch, da Sixpoint, de Nova York. Eles haviam sido selecionados pelos gestores do Social Beers, Matheus Franco e Carlos Lima, para conduzirem a produção da cerveja “Sexta-feira”. Lima ressalta a similaridade da Invicta com o estilo de produzir norte-americano.

Aproveitando a passagem do cervejeiro do Brooklyn em Ribeirão, a Invicta também iniciou a produção da “6 o´clock”, que se tornará uma cerveja de linha da empresa. Já a “Sexta-feira” será produzida uma única brassagem e vendida exclusivamente por meio do site Social Beers. “Quem colaborar vai poder experimentar a cerveja, isso é o que torna o projeto tão especial e único”, diz Lima.

Quem colaborar poderá ainda receber com a cerveja alguns brindes, distribuídos conforme a quantidade de cervejas adquiridas. Como a brassagem é uma das primeiras etapas do processo de produção de uma cerveja artesanal, que ainda passa por fermentação e maturação, a cerveja ficará pronta para o consumo e comércio a partir de abril.

As características

  • “Sexta-feira” é uma cerveja Imperial IPA de 8% de álcool e 85 IBU, levará maltes Pale Malt, Pilsener, Carapils e Crystal, açúcar e lúpulos Simcoe, Citra, Centennial e Amarillo.
  • “6 o´clock” é uma American IPA de 5,8% de álcool e 60 IBU. Contém maltes Pale Ale, Pilsener, Munich e Crystal, com os lúpulos Warrior, Simcoe e Amarillo.

O Festival contado em fotos

Clique na imagem abaixo para ver as demais fotos de uma galeria que conta um pouco do que foi o Festival Brasileiro da Cerveja. Também confira o álbum de fotos no Facebook, que traz mais fotos da premiação.

Para ver também o álbum de fotos no Facebook, com mais imagens da noite da premiação, clique aqui.

"Tenho Lambic no sangue"

Lorenzo Dabove é um dos maiores especialistas mundiais nas cervejas belgas ácidas de fermentação espontânea (Foto: Luís Celso Jr.)

Luís Celso Jr

Blumenau

Uma das últimas palestras do Festival Brasileiro da Cerveja é uma das mais importantes. "Lambic: os segredos da fermentação espontânea". O motivo é o autor. Lorenzo Dabove é nada mais nada menos do que um dos maiores - se não o maior - especialistas mundiais em Lambics, cervejas belgas ácidas de fermentação espontânea.

"Sou doente por Lambic e hoje vou infectar vocês", diz Lorenzo, que lamentou apenas não ter cervejas desse estilo para servir para a plateia. "Talvez se eu me cortar. Afinal, tenho Lambic no sangue". A palestra se seguiu com as explicações básicas sobre o estilo e referências sobre essa cerveja na arte e pinturas europeias.

Café "verde" na cerveja

A Hop Arábica é uma Belgian Strong Golden Ale da Morada Cia. Etílica, com equilíbrio delicado entre o café e os aromas fenólicos e frutados da cerveja belga (Fotos: Luís Celso Jr)

Luís Celso Jr

Blumenau

Cervejas com maltes escuros, torrados, naturalmente lembram café. No entanto, cervejas que realmente levam café na receita são bem mais raras. No Festival Brasileiro da Cerveja, encerrado neste sábado, 15, em Blumenau, duas delas são lançamentos e chamam atenção: Hop Arábica, da Morada Cia. Etílica, de Curitiba, e Dama Bier Coffee IPA, da cervejaria de Piracicaba (SP).

Ambas são claras, o que naturalmente causa um certo estranhamento em quem está acostumado com as versões escuras. Além disso, as duas usam café com baixa torrefação, o que deixa a acidez mais elevada e os aromas lembrando mais o fruto café do que sua torrefação (uma experiência muito mais rica em aromas e sabores).

A Hop Arábica é uma Belgian Strong Golden Ale produzida por André Junqueira com equilíbrio delicado entre o café e os aromas fenólicos e frutados da cerveja belga. Já a Dama Bier tem amargor mais agressivo da American IPAs e aromas cítricos, bem contextualizados com o café mais "verde" e ácido.

Para um dia quente no festival

Os sorvetes de cerveja foram uma boa opção para o último dia do festival (Foto: Luís Celso Jr.)

Luís Celso Jr

Blumenau

Não há como deixar de comentar sobre o calor intenso do sábado em Blumenau. Com temperatura superando os 31 graus, o calor sem dúvida aumentou a procura pelas cervejas refrescantes do Festival Brasileiro da Cerveja, em seu último dia.

Os novos lançamentos de Witbiers e Session Beers podem cair muito bem para dar uma refrescada, assim como os sorvetes de cerveja. Sim, eles existem! E são até alcoólicos. Para cada litro de sorvete, é usada a mesma proporção de gelato gerando uma massa com a metade da graduação alcoólica da bebida original. É possível fazer de vários estilos de cerveja e rótulos diferentes.