5 roteiros cervejeiros para 2017

Para beer hunters, a Beer Art selecionou opções de viagem no Brasil e no Exterior

Rota do Rio de Janeiro é uma das opções de turismo cervejeiro (Foto: Divulgação)

Rota do Rio de Janeiro é uma das opções de turismo cervejeiro (Foto: Divulgação)

Assim como gosta de explorar diferentes estilos e escolas, o apreciador de cervejas artesanais costuma ter uma alma de beer hunter, que valoriza viajar até a fonte da bebida. Para quem pretende em 2017 fazer turismo cervejeiro, seja pelo Brasil, seja pelo Exterior, a Beer Art preparou uma lista com cinco opções de roteiro. Confira mais abaixo.

MARÇO: Michigan/EUA (Semana Founders KBS)

Agência fundada por um casal de brasileiros a poucas quadras da Founders, em Grand Rapids, a Discovering Michigan lançou um pacote focado no momento mais especial do ano para conhecer a cervejaria americana. Estão abertas as vendas para o roteiro da Semana Founders KBS, em homenagem à mais celebrada cerveja da marca. Desta vez, a cidade de Chicago e a cervejaria Goose Island estão adicionadas ao itinerário. O período da viagem é de 7 a 14 de março de 2017. A Beer Art percorreu o roteiro em Grand Rapids, em janeiro de 2016 (veja vídeo sobre a Founders neste link).

Saiba mais aqui


ABRIL: Alemanha/República Tcheca/Holanda

Um dos caminhos mais importantes na "geopolítica" cervejeira, a Alemanha, a República Tcheca e a Holanda inspiraram um tour, organizado por Adriana Schneider e Daiane Cola. Em uma parceria da Rotas da Cerveja com a CI Intercâmbio e Viagem, o Tour Cervejeiro ocorre de 9 a 24 abril de 2017. O roteiro inclui lugares como os monastérios de Welternburg, Weihenstephan e Weissenohe, as cervejarias Schneider, Weihenstephaner, Altstadthof, Schlenkerla, Pilsner Urquell, Leipziger Gose, Berliner Kindl, Brouwerij 't IJ e De Molen, a Maltaria Weyermann e o Hopfenmuseum (Museu do Lúpulo).

Saiba mais aqui


JUNHO: Canadá (Mondial de La Bière)

Uma das mais criativas cervejarias artesanais cariocas, a 2cabeças, em parceria com a Tripin Canadá, promove uma excursão para ao Mondial de la Bière Montreal 2017. A Beer Trip 2cabeças Mondial de la Bière inclui roteiro de oito dias visitando bares, brewpubs e cervejarias deste país que vem despontando com excelentes cervejas. Os cervejeiros da 2cabeças vão desempenhar o papel de guias, apresentando o processo de produção, harmonizações e ingredientes. A viagem é de 9 a 18 de junho de 2017. No Mondial estarão disponíveis mais de 500 rótulos de algumas das melhores cervejarias do mundo.

Saiba mais aqui


SETEMBRO: Bélgica/Alemanha/República Tcheca

Como parte da grade de atividades do Science of Beer em 2017, é oferecida uma imersão cervejeira na Europa, passando por Bélgica, Alemanha. Os viajantes visitarão as cidades de Bruxelas, Gent a Bruges na Bélgica, além de cervejarias trapistas e lambic no interior do país. Na Alemanha, o roteiro inclui Berlin, Leipzig, Bamberg e Baviera, além de uma maltaria e uma fazenda de lúpulo. No último dia de viagem os participantes visitarão a Oktoberfest em Munique. O projeto inclui dois dias extras opcionais na República Tcheca, com visita à cervejaria Pilsner Urquell e a um beer spa.

Saiba mais aqui


O ANO TODO: rotas cervejeiras no Brasil

Com a expansão do mercado das artesanais, multiplicam-se também as rotas cervejeiras organizadas. De Sul a Norte, são inúmeras opções. Há a da serra gaúcha, a do Vale Europeu catarinense, a da região de Curitiba, a da serra fluminense e a mais recente fronteira artesanal, o Nordeste, com roteiros na Bahia e em Pernambuco, entre outras opções.