A cerveja que inspirou um festival

KBS Week 2016 ocorre de 7 a 12 de março, em Grand Rapids, no Michigan/EUA

Imperial Stout com café e chocolate, maturada durante um ano em barril de carvalho usado para Bourbon, tornou-se um fenômeno (Foto: Divulgação)

Altair Nobre
Grand Rapids

Você conhece uma cerveja tão popular a ponto de cada produção merecer um festival? A Founders KBS merece. Essa Imperial Stout com café e chocolate, maturada durante um ano em barril de carvalho usado para Bourbon, inspira uma concorrida programação anual, chamada KBS Week. A de 2016 ocorre entre 7 e 12 de março, em Grand Rapids, no Michigan.

Avaliada com nota 100 no Rateabeer e com 12,4% de álcool, a KBS é um fenômeno não só etílico, mas também turístico, em uma cidade onde o turismo cervejeiro é crescente. Poucas semanas antes da KBS Week 2016, a Beer Art acompanhou em Grand Rapids a preparação do lançamento dessa cerveja, a convite da Discovering Michigan, agência fundada por um casal paulista na cidade americana que criou um pacote especial para os brasileiros interessados em participar da KBS Week 2016.

Esta é a terceira edição do festival. Durante a semana da celebração, 15 bares e restaurantes participantes da região de Grand Rapids vão oferecer a possibilidade de degustação antecipada da lendária cerveja. Para o restante do mercado americano, ela chegará em abril.

KBS é uma lendária cerveja da Founders (Foto: Divulgação)

 

KBS tem na origem de seu nome o de outra cerveja famosa da Founders, a Breakfast Stout (do polêmico rótulo com a imagem de um bebê comendo a sua aveia de tigela, uma alusão ao estilo Oatmeal Stout). E o K quer dizer Kentucky, local de origem dos barris onde a KBS foi desenvolvida. Diferentemente do que se poderia sugerir, a Breakfast Stout não é a base da outra, embora tenha servido nas primeiras experiências, em 2001.

A Founders Breakfast Stout e o polêmico rótulo (Foto: Divulgação)

 

Quando a KBS começou a ser vendida, por volta de 2003, foi um desafio para a Founders, por ser uma cerveja mais cara (em torno de US$ 5, em uma cidade onde se bebem cervejas excelentes a US$ 1). Até que, em 2005, no Extreme Beer Festival, em Boston, ela conquistou o público, e os pedidos explodiram. Ali a KBS começou a virar o jogo e se tornar uma lenda.