Back to All Events

Bauernfest em Petrópolis/RJ


Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, ocorre em Petrópolis de 22 de junho a 1º de julho de 2018

 Evento é uma das maiores homenagens às tradições germânicas no Brasil (Foto: Isabela Lisboa/Divulgação)

Evento é uma das maiores homenagens às tradições germânicas no Brasil (Foto: Isabela Lisboa/Divulgação)

Petrópolis, a Cidade Imperial, se transforma durante 10 dias em um burgo alemão com a Bauernfest. A 29ª edição da Festa do Colono Alemão se realiza entre 22 de junho e 1º de julho no Palácio de Cristal e arredores. A influência germânica inspira uma programação repleta de atividades culturais e dança folclórica que resgatam as tradições dos colonizadores, além da culinária típica e a diversão no Baile do Fritz, com entrada gratuita.

A festa, em 2017, atraiu mais de 320 mil pessoas em Petrópolis (RJ), que injetaram R$ 40 milhões na economia da cidade. Este ano a expectativa é de um crescimento de 10% no público. Com base em perguntas dos leitores, a Beer Art recorreu à prefeitura de Petrópolis e montou um pequeno guia de orientação:

Ingresso

A Bauernfest é aberta ao público, portanto não é cobrado ingresso para entrar. Toda a programação gratuita, sendo pago apenas o que for consumido nas barracas. Os concursos que fazem parte da programação (como Chopp em metro, por exemplo) também são gratuitos, porém devem ser realizadas as inscrições (no próprio evento, em horário específico) para participação. Cada concurso tem suas regras a serem seguidas para participação. No caso do Concurso Chopp em Metro, só poderão participar maiores de 18 anos, com a apresentação de um documento de identificação com foto.

Estacionamento

Por conta do grande fluxo de pessoas no evento, são especificadas algumas ruas em pontos estratégicos para estacionamento, embarque e desembarque. Ao sair a divulgação da programação oficial, são divulgados também esses locais.

Grupos de excursão

Não existe nenhuma cobrança para entrada de ônibus de turismo na cidade, porém em se tratando de grupo de excursão há necessidade da contratação de um Guia de Turismo Regional (podendo ser um Guia de Petrópolis ou do estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o grupo tanto para o evento, quando para visitação nos atrativos da cidade.

Reserva de mesas

Por ser uma evento aberto, não existem reservas de mesas em barracas.

Hospedagem

Os hotéis que ficam no Centro da cidade são os mais próximos do evento. Dicas de hotéis podem ser encontradas no site da Turis Petro, da prefeitura de Petrópolis, particularmente na opção do menu "Onde dormir". Para maiores informações com relação a disponibilidade de hotéis e Pousadas, entre outras informações, entre em contato com o Disque Turismo de Petrópolis 0800 024 1516.

Restaurantes

No evento, a parte gastronômica fica por conta das barracas. Já fora do evento existem algumas sugestões de restaurantes. Para sugestões de restaurantes, entrar em contato com o Disque Turismo 0800 024 1516

No site da Turis Petro também há dicas de restaurantes, neste link

Fornecedores e serviços

Os interessados deverão aguardar o edital, que sairá no site oficial da Prefeitura e assim se inscreverem. A organização lembra que o evento é todo voltado para cultura alemã, desde a decoração, apresentações, a parte gastronômica. Portanto, os produtos expostos deverão seguir a temática do evento. Para maiores informações, entrar em contato com o Disque Turismo pelo 0800 024 1516

Como foi a Bauernfest 2017

Na edição de 2017, foram mais de 200 apresentações envolvendo cerca de mil artistas de grupos folclóricos, bandas musicais, marciais, corais, grupos teatrais e todos que garantiram a diversão nos palcos da Festa do Colono Alemão. A rede hoteleira também comemorou a ocupação de 98,29% neste último fim de semana do evento no Centro e arredores e 83,36% nos distritos. Na noite de sábado (1º de julho) para domingo (2 de julho), o último dia da festa, quase 100% dos leitos do primeiro distrito estavam ocupados. E a animação do público embalou o burgo alemão mesmo com a chuva e queda na temperatura.

A 28ª Bauernfest foi organizada e executada em parceria entre a TurisPetro e o Instituto Municipal de Cultura e Esportes. Na edição 2017, a festa contou com novidades como a expansão para outros palcos oficiais – Praça da Liberdade, a Praça Visconde de Mauá com edição especial da Deguste e o Petropolitano F.C. -, além das iniciativas privadas que se inspiraram no evento e criaram espaços também influenciados pela cultura germânica. Acreditando no potencial do evento, o comércio do Centro e arredores também ganhou ares alemães durante o período da festa com decoração nas cores preta, vermelha e amarela.

O mais importante evento do calendário da cidade também foi responsável por garantir o aumento na ocupação hoteleira neste período. O segundo fim de semana do evento superou a ocupação em relação ao primeiro. No Centro e arredores, 98,29% dos leitos estavam ocupados, enquanto nos distritos 83,36% estavam com hóspedes. Entre sábado e domingo a ocupação foi ainda maior: 99,66% no Centro e 85,24% nos distritos. Já no primeiro fim de semana da festa o Centro e arredores registraram 96,35% dos leitos ocupados por turistas e os distritos 80,87%.

Os atrativos do município também comemoraram a visitação no período da Festa do Colono Alemão. O Museu Casa do Colono superou em 29,87% o público em relação ao ano passado. Nos 10 dias da festa foram 900 visitantes, enquanto no ano passado o atrativo recebeu 693 pessoas. Só no primeiro fim de semana da Bauernfest, o museu apresentou aumento de 333,33% na visitação. Foram 481 visitantes na casa, que em 2015 recebeu 111 pessoas.

O Museu Casa de Santos Dumont também recebeu número maior nesta edição da festa. Foram 7.018 visitantes nos 10 dias. Em 2016 o atrativo recebeu 6.781 visitantes.

A festa tem como objetivo homenagear os colonos alemães, que fazem parte da história da cidade, além de valorizar e exaltar a influência germânica, ainda presente em Petrópolis, como nas manifestações culturais, na culinária, na arquitetura e nos costumes. Ela homenageia a origem dos moradores da cidade e atrai pessoas de vários lugares do país, inclusive de outras cidades também colonizadas por alemães. É o ápice do calendário de eventos do município.

A cidade se transforma durante 10 dias em um burgo alemão com a Bauernfest. O evento é o mais aguardado pelos moradores e turistas da cidade e o segundo maior do gênero no Brasil. A influência germânica contagia todo o município com uma programação repleta de atividades culturais, dança folclórica, gastronomia, desfiles temáticos, cervejas, concursos de Realeza da festa, de Poesia, chope a metro, cuca alemã e chapéu mais enfeitado, entre outros, que resgatam as tradições dos colonizadores.


Serviço

Earlier Event: June 16
Slow Brew Ribeirão Preto 2018
Later Event: June 23
Arraiá da SUD