Back to All Events

Bauernfest 2018 em Petrópolis/RJ


Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, ocorre em Petrópolis de 22 de junho a 1º de julho

Evento é uma das maiores homenagens às tradições germânicas no Brasil (Foto: Isabela Lisboa/Divulgação)

Evento é uma das maiores homenagens às tradições germânicas no Brasil (Foto: Isabela Lisboa/Divulgação)

Petrópolis, a Cidade Imperial, se transforma durante 10 dias em um burgo alemão com a Bauernfest. A 29ª edição da Festa do Colono Alemão se realiza entre 22 de junho e 1º de julho no Palácio de Cristal e arredores. A influência germânica inspira uma programação repleta de atividades culturais e dança folclórica que resgatam as tradições dos colonizadores, além da culinária típica e a diversão no Baile do Fritz, com entrada gratuita. Confira aqui o especial que mostra como foi a Bauernfest 2017. (Para conferir mais opções de eventos, consulte a Agenda Cervejeira)

O prefeito Bernardo Rossi destaca:

“A Bauernfest é o carro-chefe de Petrópolis, o evento mais tradicional da cidade, e temos orgulho de ser a segunda maior festa do gênero no país. Ela resgata nossa origem, valoriza a cultura dos nossos colonizadores e atrai pessoas de vários lugares do país, inclusive de outras cidades também colonizadas por alemães. Certamente é o momento ápice no calendário do município, que atrai turistas e visitantes que se encantam pela festa e, claro, por nossa cidade.”

São cerca de 210 apresentações envolvendo mais de 40 atrações nos três palcos do evento. Além do coração da festa no Palácio de Cristal com o Palco Koblenz, o público contará com mais dois burgos alemães com o Palco Koeler na Praça da Liberdade e o Palco Biergarten na Praça Visconde de Mauá, onde em 2017 ocorreu uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal. Um espaço especial dedicado à produção local da bebida dourada artesanal, que tem ganhado cada vez mais espaço no gosto do público, o Biergarten terá uma programação com ritmos atuais e atrações de música alemã contemporânea.

Já o tradicional Palco Koblenz tem a dança folclórica como protagonista, com mais de 70 apresentações com oito grupos da cidade, além de grupos convidados de outras cidades. No palco Koeler, na Praça da Liberdade, o público vai conferir atrações culturais com grupos diversos, contação de histórias em uma programação diferenciada para toda a família.

Leonardo Randolfo, presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que operacionalizou a festa em 2017 em conjunto com a TurisPetro – Secretaria de Turismo do município, explica:

“Esse é o período em que nós, petropolitanos, exaltamos a nossa colonização germânica celebrando a tradição com muita festa, oferecendo uma programação bem bacana com muita atração cultural, o burgo com comidas típicas, o tradicional chope em metro, enfim, é o momento em que resgatamos essa cultura germânica aqui na Cidade Imperial.”

Marcelo Valente, secretário da TurisPetro, salienta o reflexo do evento na economia da cidade:

“É um evento muito importante para a cidade, por resgatar a história da nossa colonização, e também para o Turismo. Ele acontece durante nossa alta temporada e a festa certamente é mais um atrativo para os turistas e visitantes que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais dessa influência germânica apreciando e desfrutando de tudo o que a festa oferece. É um evento que movimenta a economia local com a festa em si e reflete também no comércio, rede hoteleira, enfim, em todos os setores do Turismo.”

Os concursos

A influência germânica em Petrópolis é exaltada em diversas manifestações e também nas competicões. Os concursos da Realeza da festa, de Poesia, chope em metro e chapéu mais enfeitado já são tradição no evento, que em 2017 lançou ainda o Concurso de Cuca e o Concurso da lanterna artesanal mais bonita que será avaliada no Desfile de Luzes – outra novidade da festa – no dia 29 de junho, às 19h.


Serviço

Earlier Event: March 7
Festival Brasileiro da Cerveja
Later Event: September 28
São Paulo Oktoberfest