Bauernfest 2017 em Petrópolis/RJ


Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, ocorreu em Petrópolis de 23 de junho a 2 de julho


Evento é uma das maiores homenagens às tradições germânicas no Brasil (Foto: Isabela Lisboa/Divulgação)

Evento é uma das maiores homenagens às tradições germânicas no Brasil (Foto: Isabela Lisboa/Divulgação)

Petrópolis, a Cidade Imperial, se transforma durante 10 dias em um burgo alemão com a Bauernfest. A 28ª edição da Festa do Colono Alemão se realiza entre 23 de junho e 2 de julho no Palácio de Cristal e arredores, com muitas novidades nesta edição. A influência germânica inspira uma programação repleta de atividades culturais e dança folclórica que resgatam as tradições dos colonizadores, além da culinária típica e a diversão no Baile do Fritz, com entrada gratuita. Confira aqui o especial com tudo o que você precisa saber sobre a Bauernfest 2017. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

O prefeito Bernardo Rossi destaca:

“A Bauernfest é o carro-chefe de Petrópolis, o evento mais tradicional da cidade, e temos orgulho de ser a segunda maior festa do gênero no país. Ela resgata nossa origem, valoriza a cultura dos nossos colonizadores e atrai pessoas de vários lugares do país, inclusive de outras cidades também colonizadas por alemães. Certamente é o momento ápice no calendário do município, que atrai turistas e visitantes que se encantam pela festa e, claro, por nossa cidade.”

São cerca de 210 apresentações envolvendo mais de 40 atrações nos três palcos do evento. Além do coração da festa no Palácio de Cristal com o Palco Koblenz, o público contará com mais dois burgos alemães com o Palco Koeler na Praça da Liberdade e a novidade deste ano, com o Palco Biergarten na Praça Visconde de Mauá, onde vai acontecer uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal. Um espaço especial dedicado à produção local da bebida dourada artesanal, que tem ganhado cada vez mais espaço no gosto do público, o Biergarten terá uma programação com ritmos atuais e atrações de música alemã contemporânea.

Já o tradicional Palco Koblenz terá a dança folclórica como protagonista, com mais de 70 apresentações com oito grupos da cidade, além de grupos convidados de outras cidades. No palco Koeler, na Praça da Liberdade, o público vai conferir atrações culturais com grupos diversos, contação de histórias em uma programação diferenciada para toda a família.

Leonardo Randolfo, presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que vai operacionalizar a festa em conjunto com a TurisPetro – Secretaria de Turismo do município, explica:

“Esse é o período em que nós, petropolitanos, exaltamos a nossa colonização germânica celebrando a tradição com muita festa, oferecendo uma programação bem bacana com muita atração cultural, o burgo com comidas típicas, o tradicional chope em metro, enfim, é o momento em que resgatamos essa cultura germânica aqui na Cidade Imperial.”

Marcelo Valente, secretário da TurisPetro, salienta o reflexo do evento na economia da cidade:

“É um evento muito importante para a cidade, por resgatar a história da nossa colonização, e também para o Turismo. Ele acontece durante nossa alta temporada e a festa certamente é mais um atrativo para os turistas e visitantes que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais dessa influência germânica apreciando e desfrutando de tudo o que a festa oferece. É um evento que movimenta a economia local com a festa em si e reflete também no comércio, rede hoteleira, enfim, em todos os setores do Turismo.”

Os concursos

A influência germânica em Petrópolis é exaltada em diversas manifestações e também nas competicões. Os concursos da Realeza da festa, de Poesia, chope em metro e chapéu mais enfeitado já são tradição no evento, que en 2017 lança ainda o Concurso de Cuca e o Concurso da lanterna artesanal mais bonita que será avaliada no Desfile de Luzes – outra novidade da festa – no dia 29 de junho, às 19h.

A Rainha e Princesas da Bauernfest foram escolhidas no dia 17 de junho, no Petropolitano F.C. A realeza da Festa do Colono Alemão é mais uma atração durante os 10 dias e também no reinado de um ano, quando divulgam a Bauernfest e os encantos de Petrópolis em diversos eventos.

O Concurso de Poesia será realizado no dia 29, no Palácio de Cristal. Representando o segmento de literatura na programação da festa, o concurso faz homenagem à colonização alemã em Petrópolis – que é o tema obrigatório aos participantes. Já a novidade apetitosa desta edição, o Concurso de Cuca, ocorre no dia 25, às 16h, no Palácio de Cristal.

Os concursos de chope em metro e do chapéu mais enfeitado são os mais aguardados da Bauernfest. Permitido apenas para maiores de 18 anos, o do chope em metro ocorre de 24 a 2 de julho, às 20h, exceto a grande final, no último dia, às 19h. Já o do chapéu mais enfeitado ocorre nos dias 24 de junho e 1º de julho, às 16h. Ambos são realizados no Palácio de Cristal, onde deve ser feita a inscrição durante o evento.

A 1ª Deguste na Bauernfest

A 28ª edição da Festa do Colono Alemão traz neste ano a novidade do Palco Biergarten, na Praça Visconde de Mauá, com edição especial da Deguste. Como esta é a primeira edição da Deguste na Bauernfest, todos os preparativos estão sendo organizados e discutidos minuciosamente pelos cervejeiros.

Rodrigo Duarte, um dos organizadores da feira, comenta:

“A organização da Deguste para a Festa do Colono está sendo intensa. Ela (a feira) será o grande diferencial do evento este ano, com atrações musicais de primeira, cervejas produzidas especialmente para o evento e muitas novidades."

A Feira de Cervejas Artesanais

O espaço da Deguste será uma versão mais moderna e aberta a todos os públicos da Bauernfest (a feira reúne grupos de famílias inteiras e de todas as idades), com ritmos atuais, mas também com programação voltada à cultura germânica.

A Deguste é uma grande oportunidade de o público apreciar os diversos tipos de cerveja de 16 produtores. O evento alia gastronomia com entretenimento, recebe mais de quatro mil pessoas por edição, que consomem cerca de 3,5 mil litros por evento. A expectativa dos cervejeiros é de que este número seja muito maior durante a realização da Festa Alemã.

As cervejarias

Participam da Deguste (em ordem alfabética):

Na área de alimentação, o público vai contar com os foodtrucks da Colosus e Kronemburger, além das barracas, tendas e bikes das empresas Espeteria do Barão, Viellen, Dry Hop, Viva Verd, Everest Food, Gomes Gourmet, Japa Food, Goumetizando Hamburger, Gelato Imperial, Pão, Mel e Amor, Água na Boca, Dom Rodrigo, Moulyn Broun, Marie e Anne Chocolates, Best Churros e Bar do Rei.

Música e concursos

Programação musical e concursos são outros atrativos:

O repertório vai do Sertanejo à MPB, do POP ao Rock. Para esta edição estão previstos Tributo Scorpions, Felipe Depoli, Grupo Uhul, SouS, Rock Dakombi, Grupo Barril, banda Molho Inglês, Rock Revival, banda Kraftwerk, banda On The Rocks e Gargamel Trio.

Rafael Avancini, também organizador do evento, acrescenta:

“Além disso, estamos programando concursos, como o do Chopp a Metro, o Desafio da Caneca, onde o cervejeiro precisa beber tudo em menos de 30 segundos e, se conseguir, entra para o ranking da Bauernfest podendo ganhar um kit completo de cervejas e taças da Deguste, e muitas outras novidades."

Tradição no calendário de eventos do município, a Bauernfest é responsável por aumentar a ocupação hoteleira e garantir sua lotação nos fins de semana da festa. Foi registrado público de 320 mil pessoas durante os 10 dias de evento.

“Essa primeira participação da Deguste na Festa do Colono Alemão de Petrópolis ficará marcada na memória dos petropolitanos e turistas", diz Rodrigo Duarte.


Serviço