Bauernfest 2017 em Petrópolis/RJ


Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, ocorre em Petrópolis de 23 de junho a 2 de julho

Festa da cervejeira cidade de Petrópolis/RJ, a Bauernfest chega a sua 28ª edição e já tem data marcada. De 23 de junho a 2 de julho de 2017, a cidade da rota cervejeira da serra fluminense será tomada pela influência germânica com culinária típica, atividades culturais e dança folclórica na Festa do Colono Alemão. São 10 dias de festa em um dos principais atrativos da Cidade Imperial e palco principal do evento, o Palácio de Cristal. Em 2016, a Festa do Colono Alemão registrou público de 320 mil pessoas. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A 28ª edição da Festa do Colono Alemão traz neste ano a novidade do Palco Biergarten, na Praça Visconde de Mauá, com edição especial da Deguste. A festa terá três palcos, trazendo mais uma novidade com um terceiro espaço germânico na programação. Além do coração da festa, no Palácio de Cristal com o palco Koblenz, a diversão estará presente no palco Koeler, na Praça da Liberdade, E o público ainda vai conferir o Biergarten na Praça Visconde de Mauá com uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal.

A dança folclórica germânica será a grande protagonista do palco principal, o Koblenz, que vai receber mais de 70 apresentações nos 10 dias de festa. No palco Koeler, na Praça da Liberdade, o público vai conferir atrações culturais com grupos diversos, contação de histórias em uma programação diferenciada para toda a família. Já o Biergarten, na Praça Visconde Mauá, terá foco no público mais jovem e para os apreciadores da bebida dourada, que poderão curtir uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal. O espaço será uma versão mais moderna para o público, com ritmos atuais, mas também com programação voltada à cultura germânica.

Leonardo Randolfo, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, organizadora do evento, destaca:

“Este certamente é nosso carro-chefe, o principal evento da cidade, que valoriza e exalta nossa colonização germânica. É o período em que celebramos essa tradição com muita festa, oferecendo uma programação bem bacana com muita atração cultural, o burgo com comidas típicas, o tradicional chope a metro, enfim, é o momento em que resgatamos essa cultura germânica aqui na Cidade Imperial.”

Tradição no calendário de eventos do município, a Bauernfest é responsável por aumentar a ocupação hoteleira e garantir sua lotação nos fins de semana da festa. No ano passado, o primeiro fim de semana da festa registrou taxa média de 96,23% de ocupação, sendo 98,05% no Centro e arredores. O segundo fim de semana apresentou aumento na ocupação do primeiro distrito, com 98,36% e taxa média de 93,21%.

Marcelo Valente, que vai presidir a futura empresa de Turismo do município, comenta:

“É um evento muito importante para os petropolitanos, por resgatar a história da colonização da cidade, e também para o Turismo, pois é um grande atrativo para os turistas e visitantes do município. É a oportunidade que eles têm de conhecer um pouco mais dessa influência germânica apreciando a culinária típica, as danças folclóricas e toda a programação da festa. Sem contar que o evento movimenta também a economia local com a festa em si e no reflexo que tem no comércio, na rede hoteleira, enfim, no Turismo.”