Instituto da Cerveja Brasil contrata Rodrigo Sawamura

Engenheiro de alimentos paulista é um dos mais premiados sommeliers do Brasil

Rodrigo Sawamura entre os sócios fundadores do ICB (Kathia Zanatta, Alfredo Ferreira e Estácio Rodrigues), quando venceu o Campeonato Brasileiro de Sommeliers, em 2016 (Foto: Divulgação)

Rodrigo Sawamura entre os sócios fundadores do ICB (Kathia Zanatta, Alfredo Ferreira e Estácio Rodrigues), quando venceu o Campeonato Brasileiro de Sommeliers, em 2016 (Foto: Divulgação)

Uma das principais instituições de ensino cervejeiro no país, o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) contará em seu quadro de professores com o premiado sommelier Rodrigo Sawamura. Até o final de março, o paulista era o coordenador dos cursos de sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte.

Alfredo Ferreira, sócio-diretor do ICB, observa que a contratação de Sawamura avança a montagem de uma seleção de vencedores do Campeonato Brasileiro de Sommeliers como professores na escola com sede em São Paulo e atividades em todo o Brasil:

"Hoje no quadro do Instituto da Cerveja Brasil, temos o Alex Moraes, o Edu Pelizzon, e o Giu Lebre, todos vencedores do Campeonato Brasileiro e bastante atuantes. Com certeza o Sawamura, com toda a sua experiência no Mundial, vai deixar o time ainda mais forte."

Sawamura foi campeão nacional no concurso realizado pelo Instituto da Cerveja Brasil em 2016 e ficou no pódio do Beer Sommeliers World Cup de 2017.

Estácio Rodrigos, sócio responsável pela área de Operações no ICB, acrescenta:

"Hoje temos no time vários professores com perfis bem distintos e com expertises também distintas. O Sawamura é de casa. Fez vários de nossos cursos e sabe bem como trabalhamos. Ele vem para agregar e somar no time nesta nova fazer do ICB."

Referindo-se à recém anunciada parceria entre o ICB e a Heineken, Rodrigo Sawamura se diz animado com a oportunidade de fazer parte do projeto de expansão da escola:

"Estou muito feliz. Toda a minha formação foi dentro do ICB. O ICB, sem dúvida, é a instituição de maior referência no Brasil e agora, com essa parceria com Heineken, creio que em pouco tempo será a maior e mais importante da América Latina e talvez do mundo e poder fazer parte de forma atuante e direta desta importante parte da nossa história de ensino cervejeiro será uma verdadeira honra."

Com 40 anos de idade, Sawamura se dedica ao mercado cervejeiro há 15 anos, em diferentes perspectivas: no início com atuação comercial em fornecedora de equipamento de microfiltração para indústria de chope, depois seis anos como sommelier e nos últimos três anos na área acadêmica. Ele também tem uma plataforma para a área chamada TasteLab.