Festival do Café lota o Palácio de Cristal de Petrópolis

Evento com entrada gratuita se realiza até o domingo de Páscoa na cidade da Serra Fluminense

O tempo colaborou com o festival na serra fluminense (Foto: Divulgação)

O tempo colaborou com o festival na serra fluminense (Foto: Divulgação)

O Palácio de Cristal abriu espaço para 44 expositores que fazem parte do primeiro Festival do Café de Petrópolis, o que fez com que um dos principais atrativos da cidade ficasse lotado durante todo o dia, no feriado desta sexta-feira, abertura do evento. Reunindo os mais diversos tipos dessa iguaria consumida no mundo inteiro, além de gastronomia, cervejas artesanais, chocolates e muita música boa, o festival continua até o domingo de Páscoa, com entrada gratuita. Com uma ocupação hoteleira ultrapassando os 80% em toda cidade, boa parte dos turistas têm aproveitado a passagem por Petrópolis para conhecer o evento. Tanto no sábado, quanto no domingo, o público ainda poderá contar com oficinas gratuitas.

O café é a estrela da festa e é oferecido das mais diversas formas: expresso, cappuccino, com menta, em creme, ou mesmo puro para quem prefere os clássicos. As opções de comida incluem comida alemã, pizza, pastel, pão com linguiça e quiche, entre outras. De sobremesa, há waffles, chocolates, sorvetes, bolos, o que preferir para fazer a combinação perfeita com o cafezinho.

O prefeito Bernardo Rossi comenta:

“O primeiro dia do evento foi um sucesso. Tanto os turistas quanto os petropolitanos elogiaram muito. Isso é muito importante, manter a cidade movimentada no feriado é fundamental para a nossa economia. Além de conseguirmos um atrativo a mais para os petropolitanos e para quem está hospedado no município, com eventos como esse a gente atrai muita gente das cidades próximas.”

O secretário da Turispetro, Marcelo Valente, observa:

“Esse é um exemplo do que temos feito desde o início desta gestão na cidade: parcerias com a iniciativa privada para atrair turistas e movimentar nossa economia. Estamos muito satisfeitos com o resultado.”

O dia de céu azul completou o cenário no Palácio de Cristal, e muita gente aproveitou para passar o dia pelos jardins do atrativo. Entre eles estava o casal Henrique Huber (jornalista) e Mônica Wermelinger (bióloga).

“Ficamos sabendo do evento pela internet e viemos do Rio de Janeiro para conhecer”, diz Mônica.

“Vamos voltar hoje mesmo, mas vale muito a pena esse bate e volta para conhecer o evento. Sou fanático por café e minha família tem um a história com ele porque minha mãe colheu café. E ela vai fazendo café e contando as histórias. Então adorei o tema do evento”, completa Henrique.

Quem também aproveitou e aprovou o festival foi a família da química Silvia de Andrade, que também saiu do Rio de Janeiro e subiu a serra para aproveitar as diversas opções de café e gastronomia e ainda conhecer um dos principais pontos turísticos da cidade imperial.

“Estamos achando muito legal, bem diferente. Viemos em seis pessoas. Além dos cafés, provamos algumas coisas bem diferentes, como uma cerveja artesanal com pimenta”, afirma ela.

O Festival do Café de Petrópolis conta com o apoio da prefeitura através da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE).