Presença de juradas é recorde no Concurso Brasileiro de Cervejas

Organização destaca o resultado como o mais positivo na história dos certames na América Latina

Amanda de Freitas Gavanski (Foto: Vitor Ogiboski/Divulgação)

O Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), entre 6 e 8 de março, no Don Concept Hall, em Blumenau (SC), terá recorde de mulheres juradas nesta 11ª edição. São 47 delas no quadro de avaliadores das amostras – o maior número na história dos certames do setor em toda a América Latina. Ao todo são 142 profissionais, de 24 países, outra marca histórica.

Segundo Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), promotora do evento, a ideia é avançar ainda mais entre as mulheres cervejeiras:

"Apesar de a maioria dos jurados ainda serem homens, consideramos que estamos avançando. Principalmente por conta de as mulheres estarem à frente de várias cervejarias espalhadas pelo país e pelo mundo."

Amanda de Freitas Gavanski, uma das coordenadoras do CBC e mestre-cervejeira de Guarapuava (PR), enaltece a iniciativa:

"É lindo ver um recorde quebrado em favor das mulheres nesse meio cervejeiro. Falta pouco para chegarmos à paridade e acredito que esse será um dos focos para os próximos anos. A competência profissional sempre deve estar em primeiro lugar na escolha do corpo dos jurados, e não resta dúvida quanto à competência das mulheres no setor. Várias são destaque em todo o mundo."

O CBC está entre os maiores concursos de cervejas artesanais de todo o mundo, com cerca de 3,5 mil amostras já inscritas de todo o Brasil.

"Certamente superaremos os números do ano passado - 3.635 amostras, de 537 cervejarias de 21 Estados", observa Rocha.

Ele integra a Semana da Cerveja Brasileira, entre 5 e 11 de março, em Blumenau (SC), que também contempla a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira, o Congresso Internacional da Cerveja, a Feira Brasileira da Cerveja, o Festival Brasileiro da Cerveja e a primeira Conferência Internacional de Concurso Cervejeiros.