A primeira edição do Congresso Internacional da Cerveja

Com palestras e debates sobre ciência e mercado, Conib teve teve transmissão online

Participantes do congresso tiveram acesso ao melhor do conhecimento atualizado sobre a cerveja no mundo (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

Atualizada, 11/3/2022, 11:22

O 1º Congresso Internacional da Cerveja (Conib) reuniu, em Blumenau (SC), nos dias 9 e 10 de março, profissionais de vários países, que representam o melhor do conhecimento mundial sobre a bebida. Com temas relevantes para o mercado cervejeiro, dezenas de palestrantes dividiram sua experiência para difundir ainda mais as formas de produção e comercialização, em uma troca de conhecimento sobre ciência e mercado inédita no Brasil. De formato híbrido, o Conib teve tradução simultânea e transmissão online.

Entre os nomes mais aguardados, estava Kilian Kittl, gerente de Projetos do European Beer Star, evento organizado na Alemanha pela Private Brauereien, que se dedica à manutenção da lei de pureza, firmada em 1516, e da excelência das cervejarias familiares daquele país.

“Consideramos muito importante o relacionamento internacional com os entusiastas da cerveja. A pressão sobre os pequenos produtores aumenta constantemente e somente uma união em nível internacional pode representar um futuro ao mercado artesanal”, explica Kittl.

Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (blutec) organizadora do Conib e do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), destacou:

“Blumenau é o celeiro brasileiro da cadeia produtiva cervejeira nacional, e realizar esta conferência com os experts da área, que trabalham para o desenvolvimento do setor em seus países, foi uma experiência e tanto.”

Realizada entre 5 e 7 de março, em Blumenau, a competição chegou a sua 10ª edição, com o recorde de mais de 3,6 mil amostras inscritas, mais de 100 jurados de todo o planeta e a marca de ser o primeiro do mundo em número de cervejas independentes. Na cerimônia de premiação, na terça-feira, anunciou as melhores cervejas do país e concedeu mais de 300 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze.

Pete Slosberg (EUA) foi um dos palestrantes internacionais (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

 

Os palestrantes do 1º Congresso da Cerveja

Pete Slosberg (EUA)

Alex Barlow (Inglaterra)

Marcelo Braga (Brasil)

Markus Ernst (Alemanha)

Filipe Gallotti (SEBRAE/SC) + Sheyla Patricia Pereira e Thiago Raitez FATHER (Brasil)

Jean Moro (Brasil) + Ludmil Fotev (Bulgária)

Marek Kaminski + Artur Napiorkowski + Marcin Ostajewski + Dawid Kulbicki

(Polônia)

Martyn Cornell (Inglaterra)

Paulo Schiavetto (Brasil)

Dr. Edgard Belo (Brasil)

Kilian Kittl (Alemanha)

Julio Rangel (Alemanha)