A 'cara' da cerveja brasileira para o mundo

Um artigo de Develon da Rocha, organizador da Semana da Cerveja Brasileira

Blumenau se prepara para receber um conjunto de eventos cervejeiros em março (Foto: Beer Art)

Develon da Rocha

A cerveja artesanal produzida no Brasil, especialmente em Santa Catarina, corre o mundo. E, graças a iniciativas empreendedoras, como as da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), que promove e organiza o Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau – a capital brasileira da bebida. O Estado é um polo cervejeiro, e nossos rótulos já têm uma característica brasileira há anos, ganhando prêmios e reconhecimento internacionais.

O país já tem um carimbo cervejeiro, cujos produtores e sua criatividade inserem insumos e sabores só nossos dentro do líquido precioso, que conquistam apreciadores em diversas nações. E é um orgulho sermos pioneiros por incluir esta característica, com a cara do Brasil, no Concurso Brasileiro de Cervejas desde 2017. Além disso, também é louvável iniciativas que celebram estas particularidades em vários estados do Brasil.

Mesmo diante da crise decorrente da pandemia de Covid-19, desde o início de 2020, o mercado continua em expansão. De acordo com o Observatório Fiesc, ainda naquele ano Santa Catarina alcançou o posto de Estado com maior densidade de cervejarias, possuindo um estabelecimento industrial para cada 41,4 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ainda assim, em 2021 foi registrado um saldo de abertura de 142 novos postos de trabalho no setor. No primeiro trimestre deste ano, mais vagas foram oferecidas, demostrando esta retomada.

Mesmo após dois anos de ‘torneiras fechadas’ e com a produção escoada apenas por meio do varejo convencional, o setor mostra uma resiliência única, e segue em expansão.
— Develon da Rocha

No início deste ano houve a virada, com os eventos cervejeiros de volta a Blumenau, iniciando com o Concurso Brasileiro de Cervejas, que puxou também a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira, o Congresso Internacional da Cerveja (CONIB), o Festival e a Feira Brasileira da Cerveja. Um trabalho hercúleo de retomada, porém gratificante para reafirmarmos esta vocação.

Em 2023 teremos muito mais inovações, como a 1ª Conferência Internacional de Concursos Cervejeiros, que fará parte da Semana da Cerveja Brasileira, em março, junto aos demais eventos. Ninguém perde por esperar.


Develon da Rocha

Presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec)