Lançada em Blumenau a Federação Internacional de Concursos Cervejeiros

Cerimônia abre a Semana Brasileira da Cerveja, que inclui festival e concurso

A marca da International Beer Competitions Federation (Foto: Divulgação)

Atualizada, 2/3/2024, 19:20

O Brasil, mais precisamente Blumenau (SC), é protagonista no mundo cervejeiro. A Semana Brasileira da Cerveja se iniciou nesta sexta-feira (1), com a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira e o anúncio da recém-formada Federação Internacional de Concursos Cervejeiros. A semente foi plantada no ano passado, na 1ª Conferência Internacional do setor, também na cidade conhecida como a Capital Brasileira da Cerveja.

São certames de países com forte cultura cervejeira e que, juntos, têm o objetivo de tornar a bebida ainda mais conhecida mundo afora.

Nossa Federação tem organizadores do Brasil, Paraguai, Argentina, México, Colômbia e Uruguai. Em breve teremos mais adesões e novidades ao mercado
— Develon da Rocha, presidente da Semana Brasileira da Cerveja

DEVELON DA rOCHA, ORGANIZADOR DA sEMANA DA cERVEJA bRASILEIRA (fOTO: Daniel Zimmermann/dIVULGAÇÃO)

A Semana inclui o Concurso Brasileiro de Cervejas, cuja premiação, na próxima quarta-feira (6), reconhecerá as vencedoras escolhidas entre 4.147 amostras inscritas de todo o país.

Compõem o evento também o Festival Brasileiro da Cerveja, em paralelo ao SC Gourmet, focado em gastronomia, e o Congresso Internacional da Cerveja (Conib), todos na Vila Germânica, entre 7 e 9 de março.

a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

Martin Boan, organizador da South Beer Cup e da Copa Argentina de Cervejas, comemorou em seu discurso a criação da entidade.

É uma união inédita, que demonstra a maturidade deste segmento que a cada dia fica mais unido e difundido”, disse durante a entrega da comenda, que reconheceu entes de destaque no mundo cervejeiro.
— Martin Boan, organizador da South Beer Cup e da Copa Argentina de Cervejas

Foram homenageados o brasileiro Gustavo Miranda, engenheiro químico e mestre cervejeiro, o chileno Jaime Ojeda, a entidade Private Brauereien, que tutela, chancela e organiza a excelência das cervejarias familiares da Alemanha, o inglês Ronald Pattinson e o blumenauense Heinrich Hosang, em homenagem póstuma. Imigrante alemão que chegou em Blumenau em 1858, foi responsável por uma das primeiras cervejarias do Brasil. Eles foram anunciados por Douglas Merlo, coordenador técnico do Concurso.

Representando o governo federal, a deputada federal Ana Paula Lima, e Luciano Boico, coordenador de Articulações Estratégicas da Embratur, reconheceram e festejaram a importância do momento, ao lado de Emilio Schramm, presidente do Sindilojas Blumenau, e de Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC.