Dicas de cerveja no Natal: o prato principal

A pedido da Beer Art, o sommelier Edu Pelizzon preparou opções de ceia com cerveja

Aqui, o atração mais importante do roteiro de cervejas para o Natal preparado pelo sommelier Edu Pelizzon: o prato principal. Para organizar a leitura, as dicas de cervejas para o Natal, estão separadas em quatro partes: Aperitivos, Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

PRATO PRINCIPAL

Escolhemos duas aves (peru e chester) para tentar cobrir as opções, pois elas são diferentes entre si. Outro ponto importante é o molho. Se você utilizar outro tipo de molho para acompanhar o prato, talvez seja necessário trocar a cerveja para um melhor equilíbrio.

Vamos com uma cerveja bastante versátil, a Belgian Blond Ale. Este estilo de cerveja é bastante frutado, picante, com excelente carbonatação e amargor presente e elegante e floral. Com a complexidade desta cerveja, vamos harmonizar por semelhança os temperos presentes nas aves com os condimentos da cerveja, o dulçor da bebida vai contrastar com o salgado, a gordura presente nas aves vai ser cortada pela carbonatação e pelo álcool.

Os acompanhamentos que escolhemos também acrescentam sabor a nossa experiência. Temos a cremosidade do purê, sabores do bacon e frutas na farofa que vão se combinando com a Belgian Blond com leveza e elegância. A farofa será acrescentada dos condimentos da cerveja, terá a gordura do bacon cortada por carbonatação, lúpulo e álcool. Ao purê, a cerveja acrescenta temperos, contrasta seu dulçor com salgado e limpa a boca da gordura vinda da manteiga.

E o Molho? Você pode acrescentar complexidade se optar por um molho de mostarda ou um gravy para o peru. Neste caso, a cerveja tem de ser mais potente, como uma Belgian Triple para o molho de mostarda e uma Brown Ale ou uma Dubbel para o molho gravy. As combinações:

Peru Marinado Assado, ave com carne um pouco mais rígida e com sabor mais marcante. Acompanhado de Purê de Batatas e farofa com bacon e frutas secas.

Chester Marinado Assado, ave com mais carne branca concentrada no peito e nas coxas, acompanha purê de batatas doce e inglesa com moranga e nozes e farofa com bacon e frutas secas.

  • Maredsous 6 Blond
  • Bierland Bruxa
  • Seasons Funhouse

A seguir, a SOBREMESA

Ou, se você quer voltar à ENTRADA, ou ainda ao APERITIVO, clique na palavra