Cerveja, Natal

Dicas de cerveja no Natal: a entrada

A pedido da Beer Art, o sommelier Edu Pelizzon preparou opções de ceia com cerveja

Aqui, a segunda parada do roteiro de cervejas para o Natal preparado pelo sommelier Edu Pelizzon: a entrada. Para organizar a leitura, as dicas de cervejas para o Natal, estão separadas em quatro partes: Aperitivos, Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

 

ENTRADA

Ceasar Salad Clássica – Witbier

Seguindo uma linha mais refrescante, continuaremos com a Belgian Witbier para essa salada clássica. As notas de casca de laranja e coentro vão adicionar sabor a salada e harmonizar bem com o molho clássico da salada. Além de acrescentar sabor, a cremosidade do molho será cortada pela carbonatação da cerveja, limpando a boca e preparando para outra rodada.

Beer Art
  • Estrella Damm Inedit
  • Wäls Witte
  • Felsen WitBier

Salada de Rúcula, Agrião com Manga – American Pale Ale

Nossa ideia aqui é harmonizar o teor amargo e picante das saladas com o amargor e picância dos lúpulos americanos. Ainda, com o acréscimo da manga, vamos combinar a citricidade dos lúpulos com a fruta, principalmente por ter notas de manga e maracujá. Uma harmonização sensacional para quem gostar de amargor. Uma combinação simples e direta, mas muito saborosa.

  • Anchor Liberty Ale
  • Way American Pale Ale Single Hop Citra
  • Belô Mangabeiras

Tender assado com cravos e frutas – German Weizenbock

Vamos combinar com o estilo Weizenbock, que unifica a cerveja de trigo clássica alemã com o estilo bock, que tem maltes mais tostados. Vamos encontrar na cerveja notas de cravo, banana, caramelo, chocolate e malte tostado. A Weizenbock é uma cerveja com excelente carbonatação de cor castanho claro a marrom, dependendo dos maltes utilizados. A proposta de harmonização aqui é combinar os aspectos semelhantes como cravo, dulçor e o caramelo com a tosta. Vamos também contrastar o dulçor da cerveja com o salgado do tender e cortar a gordura presente no tender com o carbonatação e álcool presentes na cerveja. Embora tenha um teor alcoólico mais alto a cervejas sugeridas aqui têm excelente equilíbrio. Essa harmonização é bastante complexa, com vários elementos trazendo nova experiência a cada nova investida.

Beer Art
  • Eisenbahn Weizenbock
  • Erdinger Pikantus
  • Bamberg Weizenbock

A seguir, o PRATO PRINCIPAL

Ou, se você quer voltar ao APERITIVO ou ir direto ao ou à SOBREMESA, clique na palavra