Cerveja

Dicas de cerveja no Natal, do aperitivo à sobremesa

A pedido da Beer Art, o sommelier Edu Pelizzon preparou opções de ceia com cerveja

AS DICAS DE EDU PELIZZON TAMBém estarão na edição de dezembro da beer art, que pode ser baixada gratuitamente em tablet e celular ios e android (Foto: divulgação)

AS DICAS DE EDU PELIZZON TAMBém estarão na edição de dezembro da beer art, que pode ser baixada gratuitamente em tablet e celular ios e android (Foto: divulgação)

EDU PELIZZON

Vale a pena lembrar que existe uma grande diferença entre o nosso Natal e o do Norte do mundo: a temperatura. Abrir mão de cervejas mais encorpadas para um jantar como esse é um desafio, mas vamos deixar várias opções para ajudar na sua decisão. Não se trata de quantidade, e sim de qualidade, que se encaixa muito bem em um dos lemas das cervejas artesanais no Brasil: “Beba Menos, Beba Melhor”. Convoque sua família e seus amigos, aposte na variedade de cervejas para que, além de uma excelente refeição, você consiga ter uma experiência nova com cervejas e comida.

Para organizar a leitura, as dicas de cervejas para o Natal, estão separadas em quatro partes: Aperitivos, Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

APERITIVOS

No início da noite é sempre bacana ter algum tira-gosto para os convidados. A sugestão é porções de castanhas-do-pará e caju, amêndoas, amendoim, distribuídos individualmente ou compartilhados na mesa de recepção. Para beber, duas opções de cervejas clássicas e super saborosas. Leves, vão combinar muito bem com o mix de aperitivos.

German Pils é um estilo clássico da escola alemã que apresenta notas de malte e pão, com um amargor elegante e notas florais. Muito refrescante para o clima quente do Natal no Brasil. Exemplos:

Beer Art
  • Jever
  • Bamberg Pilsen
  • Abadessa Slava Pils

English Pale Ale é uma opção da escola inglesa, igualmente leve e refrescante, mas diferente. Encontraremos notas maltadas e carameladas e um amargor ainda um pouco mais pronunciado, com notas mais herbais e terrosas. Exemplos de English Pale Ale/Bitter.

Beer Art
  • Fuller's London Pride
  • Bierland Pale Ale
  • Irmãos Ferraro Gióia

Divirta-se com os dois estilos ou com apenas um, instigue a curiosidade dos seus convidados promovendo já uma degustação dos dois estilos com o mix aperitivo. E você ainda pode brincar com a questão do colarinho: tradicionalmente as cervejas alemãs terão um colarinho melhor e mais presente, enquanto as inglesas tendem a ser menos carbonatadas e por isso fazem menos espuma.


Profiteroles rechedos de salmão defumado e crem cheese – Belgian Witbier

A ideia por traz dessa harmonização é contrastar os sabores salgados e delicados do salmão com a citricidade, o coentro e o lúpulo presentes na Witbier. Vamos agregar sabor ao salmão. A cremosidade do cream cheese e a gordura do salmão serão combatidas pela excelente carbonatação, álcool e lúpulo da cerveja e, ainda, vamos combinar a massa de trigo do profiteroles com os cereais presentes na cerveja. É uma combinação maravilhosa, a cerveja acrescenta sabor ao petisco e prepara sua boca. Cheers!

Beer Art
  • Hoegaarden
  • Amazon Witbier Taperebá
  • Baden Baden Witbier

A seguir, a ENTRADA

Ou, se você quer ir direto ao PRATO PRINCIPAL ou à SOBREMESA, clique nelas