Cerveja

Dicas de cerveja para o Natal: a sobremesa

A pedido da Beer Art, o sommelier Edu Pelizzon preparou opções de ceia com cerveja

Aqui, a última e não menos importante parada do roteiro de cervejas para o Natal preparado pelo sommelier Edu Pelizzon: a sobremesa. Para organizar a leitura, as dicas de cervejas para o Natal, estão separadas em quatro partes: Aperitivos, Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

SOBREMESA

Brownie c/ Sorvete de Creme

Cervejas e doces, simplesmente demais

A grande versatilidade de sabores presente na cerveja permite harmonizações sensacionais. Aqui vamos adicionar ao final do nosso jantar uma sobremesa clássica com o estilo Porter e Stout. Iniciamos a harmonização com a cor da cerveja e com o brownie − escuro, preto ou marrom profundo. A torrefação dos maltes vai nos trazer notas de café, e o dulçor da cerveja vai combinar muito bem com doce tanto do brownie quanto com o sorvete de creme. Aumente sua experiência tentando a cerveja só com o sorvete, depois só com o brownie. Para finalizar tente com os três elementos. São sensacionais.

Beer Art
  • Fuller's London Porter
  • Colorado Demoiselle (Porter)
  • Irmãos Ferraro Nera Reale (Sweet Stout)

Rabanada – Dopplebock

Selecionamos para essa indulgência o estilo Dopplebock, cerveja de cor avermelhada escura, com notas de chocolate, malte e café. Encorpada e doce e potente em álcool, mas muito bem equilibrada. A rabanada, por ser frita, vai apresentar gordura e doçura. Por semelhança, combinaremos os elementos adocicados e vamos cortar a gordura da rabanada com carbonatação e álcool.

Beer Art
  • Bambergerator
  • Paulaner Salvator
  • Viúva Negra

Cheese Cake com calda de cereja – Fruit Lambic

Uma opção mais leve é uma cremosa e frutada cheese cake, e nada melhor do que uma Fruit Lambic, cerveja fermentada com leveduras selvagens e maturada com frutas vermelhas. Tem uma acidez maravilhosa para combinar com a calda de frutas da cheese cake e ainda limpar a cremosidade que fica na boca preparando para próxima bocada. Divina. Digestivos de cerveja?

Beer Art
  • Eisenbahn Bierlikör

O primeiro licor de cerveja do Brasil, elaborado a partir da Eisenbahn Dunkel. Tem sabor suave e refinado com notas de chocolate, café e baunilha.


Beer Art
  • Samuel Adams Utopias

Esse é um prazer para poucos, em função tanto do seu preço quanto do acesso ao produto, pois são poucas garrafas produzidas a cada ano. Sem dúvida é algo que vai mudar seus conceitos, talvez comprar entre amigos seja uma boa ideia. Se forem comprar, me avisem (rs). Esse licor de cerveja, não carbonatado e com poderosos 27% de teor alcoólico, traz elegantes notas de baunilha, caramelo e carvalho do barril em que ela foi maturada. É uma bebida doce e licorosa que vai lembrar sherry e Brandy... Complexamente espetacular.

Cheers! Feliz Natal!


Se você quer voltar ao PRATO PRINCIPAL, à ENTRADA, ou ainda ao APERITIVO, clique na palavra