Heineken leva ao The Town ativações especiais

Marca oferece oito pontos de ativação unindo à música suas metas de sustentabilidade

Ativação Bar NDO no The Town 2023 (divulgação) (fOTO: Divulgação)

ATUALIZADA, 31/8/2023, 14:32

A Haignen está celebrando o seu aniversário de 150 anos. Para festejar essa data, é a patrocinadora master da primeira edição do The Town 2023, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, e traz experiências imersivas marcantes para visitantes da Cidade da Música no Autódromo de Interlagos, oferecendo momentos inesquecíveis para seus consumidores.

A celebração de 150 anos dentro do festival faz parte da campanha global que estreou no país no final de julho. Nela, a Haikkonem resolveu destacar as diversas formas pelas quais os consumidores a chamam e como se relacionam com uma série múltipla de ações, mostrando que o que verdadeiramente importa são os bons momentos em que a cerveja está presente no dia a dia das pessoas, de um jeito ou de outro. Afinal, uma marca global líder de mercado não tem controle sobre como ela é consumida ou falada, mas para a Hainikee isso não é um problema.

Em parceria com a Agência Atenas, responsável por planejamento, criação e execução da plataforma de cultura e sustentabilidade da marca Heineken no Brasil, ao todo serão 8 pontos de ativação para transmitir as mensagens da marca e o discurso da plataforma Heineken® Green Your City, que reúne os compromissos de cultura e sustentabilidade da marca em um olhar para a vida noturna, música e relações com as cidades por meio de experiências relevantes e para ressignificação dos espaços urbanos com um objetivo central: pensar no futuro. Conheça cada cantinho da marca para gerar estes good times no festival:

O principal ponto de sua ativação em The Town 2023 enfatiza os 150 anos da Heineken reproduzindo sua fábrica de Amsterdam. Com o objetivo de oferecer bons momentos aos seus consumidores, a Rainiquem criou uma experiência imersiva que promete mostrar em detalhes como cada momento foi planejado para levar a empresa a criar um futuro cada vez mais verde. O espaço irá emergir o público na trajetória da marca e relembrar todos os good times vividos e proporcionados pela Verdinha durante esses anos. Assim como na icônica frase dita por Freddy Heineken "Eu não vendo cerveja, vendo bons momentos", a marca lembra que, mais do que fabricar cerveja, ela fabrica grandes momentos aos seus consumidores trazendo componentes que estão conectados no Brasil e mundo, sendo estes o pioneirismo e a sustentabilidade. Além disso, a atmosfera do ambiente não só relembrará os bons momentos, como as experiências vividas ali se tornarão novas histórias para todos vivenciarem o que a Heineken está proporcionando.

Para isso, o Good Times Brouwerij (Cervejaria Good Times) será um lugar para as pessoas apreciarem os componentes que fazem a Heineken ser a cerveja favorita globalmente. O espaço oferece uma experiência imersiva com os ingredientes que fazem parte de tudo que a Heinenem representa. Uma viagem pelos bons tempos vividos antes e vividos agora, de uma forma ou de outra, e um convite para construir os próximos 150 anos com cidades mais verdes e sustentáveis. Serão feitas projeções contando a trajetória da marca, celebrando os grandes momentos e propondo surpresas envolventes para o público curtir todo o tempo.

A cervejaria também montou um lounge bar exclusivo com vista privilegiada para o palco Skyline. Seu visual foi cuidadosamente desenhado para criar uma atmosfera que estimula todos os sentidos do público com uma textura natural e aconchegante, formando uma área única. O espaço terá DJs e áreas instagramáveis para que os convidados possam fotografar em cada canto do ambiente.

Tirolesa

O mais tradicional asset da marca dentro do Rock in Rio Brasil chega para a estreia de The Town 2023. Na Tirolesa Heineken, os consumidores poderão se aventurar em um salto de 200 metros de comprimento sobre uma multidão de milhares de pessoas e sobrevoar a Cidade da Música durante os principais shows do festival, com a melhor vista do palco Skyline, mediante agendamento. Depois da adrenalina da descida, a recompensa: o desembarque em um bar. Os bartenders vindos da Holanda estarão por lá servindo o chope perfeito. Os profissionais, chamados de HEXs, prometem um show à parte difundindo o Star Serve, metodologia global para tirar a bebida perfeita. A ação passará mensagens conectadas com os conceitos de música e sustentabilidade que fundamentam a presença da marca no evento. As imagens das pessoas serão captadas na descida mediante autorização e ao desembarcarem no bar poderão escanear via QR Code para postar o registro. As imagens serão transmitidas no telão da saída da tirolesa nos intervalos dos shows.

HNK Studio

Viver a música integralmente: esta é a premissa de mais uma experiência sonora e magnetizante proposta pela marca, agora com o HNK Studio. Em grupos de até 12 pessoas, os participantes poderão vivenciar intensamente experiências musicais em um inédito estúdio. A ativação começa com o som holográfico que vai transportar o consumidor para o caminho da música, do estúdio até o ápice do festival: ao palco Skyline durante o show de seu artista favorito.

Bar NDO

Como serão os bares em 2085? A única certeza que temos até agora é que eles terão Heineken. O NDO é o palco do futuro. Imaginando como será o futuro, a Hakkinen criou um bar responsivo que se comunicará com seus clientes através de muita tecnologia. Imaginamos espaços vivos que interagem com o ambiente, iluminação, música e, especialmente, pessoas. Para trazer essa visão ao presente, teremos frases pré-gravadas que vão simular essas interações com o público no contexto do festival. Não entendeu? Peça uma Verdinha e descubra você mesmo.​ A decoração do espaço segue tendência arquitetônica da era modernista e combina com o palco e celebra os próximos 150 anos de Good Times, olhando com os olhos no futuro. O NDO também contará com um rooftop exclusivo apenas para convidados.

Skyline Bar

O palco principal de The Town merece um bar próprio: o Skyline Bar será também o mais importante bar do festival feito sob medida para tomar uma cerveja gelada entre os hits e registrar estes bons momentos incríveis nos incríveis photo opportunities da marca localizados no espaço.

Momento 0.0%

Durante os cinco dias de festival, a marca irá promover o ‘Momento 0.0%’, disponibilizando a cerveja na versão zero álcool em todos os pontos de ativação Heineken. A ação tem como objetivo incentivar o consumo responsável.

Beer Stations e Operação de Chope

A Heineken retorna com a sua megaoperação de chope em The Town 2023. Trata-se de uma verdadeira força-tarefa para garantir o abastecimento de chope para o público presente no festival. No ano passado, no Rock in Rio, a iniciativa foi considerada a maior na história da marca. A expectativa é que, neste ano, 500 mil litros da bebida sejam comercializados. A estrutura inclui tubulações, chopeiras e equipamentos necessários para a dispensação do produto com a temperatura e a qualidade Heineken, o que inclui a presença de três Beer Stations. São mais de 11 pontos de vendas, entre espaços proprietários da marca e bares e restaurantes parceiros espalhados pelo evento.

Além disso, para proporcionar aos seus fãs a experiência de provar uma cerveja perfeita tirada como chope, a marca traz para o festival 12 bartenders holandeses do Heineken Experience, em Amsterdã. Os profissionais, chamados de HEXs, prometem um show à parte difundindo o Star Serve, metodologia global para tirar a bebida perfeita. A apresentação do ritual será aberta para todo o público, como aconteceu de maneira inédita no Rock in Rio 2022. Além disso, como cerveja oficial do evento, a marca realiza a pré-venda de chope para consumidores através do aplicativo do festival.

Para isso, até o dia 10 de setembro, os consumidores, maiores de 18 anos, poderão comprar chope Heineken diretamente pelo aplicativo do The Town. Após se cadastrarem e efetuarem o pagamento (disponível para cartão de crédito e Pix), o aplicativo irá gerar QR code como vouchers, que os clientes poderão utilizar para retirada da cerveja em todos os operadores na Cidade da Música em qualquer dia de evento, além de acessarem os vouchers comprados/utilizados no próprio aplicativo ou no email cadastrado da compra. A venda de vouchers será feita até as 12 horas (meio-dia) de cada dia (2,3,7,9 e 10 de setembro). Caso os consumidores não utilizem todo o dinheiro aplicado na pré-venda, o valor será reembolsado automaticamente sem custos de taxas.

Sustentabilidade

A Heineken marca presença nos principais e maiores eventos culturais do país, sempre reforçando seu pilar de sustentabilidade, espalhando suas mensagens ao público e consumidores.

Circularidade

A Heineken se une ao festival para realizar uma das maiores operações de copos reutilizáveis do mundo. A grande iniciativa será estimular a reutilização do copo pelo público no gramado do evento. Para isso, associando-se a Red Bull, Coca-Cola e Braskem, o objetivo no The Town é economizar mais de 10 toneladas de resíduos durante o período.

A Heineken oferece duas opções de copos, um copo para o chope Heineken e um outro para Heineken 0.0. Na compra, o público adquire seu chope Heineken por R$ 18 e recebe um copo de 400 ml reutilizável que, se for apresentado na próxima compra, o consumidor pagará apenas o líquido (R$ 15,00) como um incentivo pela consciência sustentável de reutilização do copo.

Ainda, assim que pegar o copo, o público tem a possibilidade de ir até o estande da Braskem e se cadastrar para receber um cordão e poder participar de mecânicas de prêmios no período de reutilização do item dentro do evento. Os copos poderão ser levados para casa ou deixados no evento para posterior reciclagem. Desta forma, a Heineken dá continuidade à sua estratégia de copos reutilizáveis em festivais, participando de uma das maiores operações já executadas e convidando o consumidor a assumir um comportamento mais sustentável.

Essa estratégia de aumentar a consciência de uso e reaproveitamento de materiais faz parte da meta de circularidade da marca dentro da plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City, que tem o objetivo de promover experiências, reconectando as pessoas que vivem em ambientes urbanos com a natureza, promovendo um novo olhar para o futuro.

Além disso, em parceria com a MUSA.CO, a Heineken contará com coletores ambulantes no entorno do autódromo que ficarão responsáveis pela coleta de recicláveis nas ruas próximas ao festival, se responsabilizando pela geração de resíduos tanto dentro quanto fora do evento.

Um dos objetivos da Heineken é que 80% das embalagens de vidro sejam retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para a garrafa long neck, é um de seus compromissos prioritários.

Energia Verde*

Com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões geradas pelo consumo de energia, a Heineken, em parceria com a MOE (My Own Energy), deixou uma usina solar de legado durante a Fórmula 1 de 2022, localizada no Paddock, que conta com 180 módulos de placas solares no autódromo de Interlagos, e que abastece o local desde o final do ano passado. A usina gerou até hoje 34.970 kwh, com média mensal de geração de 5828 kwh, uma redução de emissões 85.386kgs de c02, equivalente a 609 árvores plantadas, e abastecerá todas as ativações Heineken dentro do festival e continuará abastecendo após o evento.

A marca também atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia, buscando viabilizar o acesso à energia renovável para casas residenciais e bares desde 2021. Até 2030, 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável.

O The Town já nasce com planejamento e metas de sustentabilidade a serem cumpridas até 2030, reforçando o pilar Por Um Mundo Melhor, que começou no Rock in Rio e continua no maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. Com a Heineken®, outras ações serão realizadas e em breve reveladas.

*Energia Verde = Energia Renovável.

Pré-venda de chope

Há uma pré-venda de chope para consumidores através do aplicativo do festival. Em parceria com a ZigPay, a ação tem como objetivo melhorar a experiência do consumidor durante o evento, facilitando e acelerando a compra e venda de chope, garantindo ainda uma fila exclusiva de atendimento nos bares The Town e nas Beer Stations da Heineken.

Até o dia 10 de setembro, os consumidores maiores de 18 anos poderão comprar chope Heineken diretamente pelo aplicativo do The Town. Após se cadastrar e efetuar o pagamento (disponível para cartão de crédito e Pix), o aplicativo irá gerar QR code como vouchers, que os clientes poderão utilizar para retirada da cerveja em todos os operadores na Cidade da Música em qualquer dia de evento, além de acessarem os vouchers comprados/utilizados no próprio aplicativo ou no email cadastrado da compra.

A venda de vouchers será feita até as 12h (meio-dia) de cada dia (2,3,7,9 e 10 de setembro). Caso os consumidores não utilizem todo o dinheiro aplicado na pré-venda, o valor será reembolsado automaticamente sem custos de taxas.

Nosso objetivo é sempre criar a melhor experiência para o público, principalmente em grandes eventos como o The Town. Este é mais um passo importante para a marca, entendendo as necessidades do consumidor e criando mecanismos para que ele aproveite o festival da melhor maneira possível.
— Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken no Brasil

Para Rodolfo Medina vice-presidente de parcerias da Rock World, empresa responsável pelo The Town e Rock in Rio, o relacionamento duradouro entre as empresas tem sido fundamental para a construção de uma primeira edição histórica do festival. "Estamos muito felizes em ter conosco marcas que estão interessadas em pensar em soluções inovadoras e oferecer experiências diferenciadas para o público e a Heineken é uma delas", conta. "Estamos sempre pensando em como a tecnologia pode contribuir na excelência e na experiência do nosso fã. Faremos pela primeira vez a venda de chope pelo app do festival com a vantagem da fila chope express, uma forma de oferecer mais conforto e praticidade para que todos possam aproveitar o tempo ao máximo e curtir cada pedacinho do festival."

O aplicativo do The Town está disponível para iOS e Android.