Cervejas da Abadessa oferecidas em hotéis na Copa

Parceria inclui três hotéis da serra gaúcha e um de Campos do Jordão

As opções da Linha Frigobar, da Abadessa (Foto: Divulgação/Abadessa)

 

Graças a uma parceria entre a cervejaria Abadessa, de Porto Alegre (RS), e hotéis de Gramado, Bento Gonçalves (RS) e Campos do Jordão (SP), hóspedes têm cerveja artesanal como opção durante a Copa do Mundo no Brasil. Com o nome de Linha Frigobar, o projeto foi idealizado pela Abadessa. A linha, composta pelas opções Export, Helles e Slava, está disponível nos hotéis Casa da Montanha (Gramado), Dall Onder e Spa do Vinho (Bento Gonçalves) e Botanique Hotel & Spa (Campos do Jordão/SP). (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Herbert Schumacher, da Abadessa, explica a origem da ideia:

“O motivo da linha foi devido às inúmeras experiências que tive e continuo tendo. Após uma cansativa viagem, chegar ao hotel, abrir o frigobar para tomar uma cerveja e encontrar somente rótulos de baixa qualidade, quase te obrigando a sair para tomar algo melhor em outro lugar. Acho que todos nós já passamos por isso aqui no Brasil. E não estou falando de hotéis ruins!”

O diretor de marketing dos Hotéis Casa da Montanha, Rafael Peccin, atesta:

“Lançar a linha Casa da Montanha produzida pela Abadessa trouxe uma mudança de hábito em nossos hóspedes. Com cervejas comuns o consumo era muito pequeno, os vinhos sempre tinham a preferência. Quando oferecemos uma linha de cervejas especiais, desenvolvidas para serem degustadas e acompanhadas da boa gastronomia, estas passam a compor a nossa linha de produtos mais desejados, o que hoje faz com que tenhamos praticamente só cervejas especiais em nossa carta e frigobar.”

Como votaram os deputados sobre benefício a microcervejarias

Confira no link abaixo como votaram os deputados sobre a emenda que incluía microcervejarias entre as beneficiadas pelo Supersimples, modalidade que reduz o peso dos impostos.

Plenário rejeitou duas emendas que incluiriam fabricantes de bebidas no Supersimples (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Atualização: para conferir o desfecho, com nova votação, clique aqui

Clique no botão abaixo para ver a lista de votos por Unidade da Federação (UF) ou por partido (vá até a opção do horário das 19:19)

COMO FOI A SESSÃO

Impasse sobre benefício a bebidas alcoólicas adia votação de mudanças no Supersimples

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Depois de duas derrotas de emendas que buscavam incluir no Supersimples produtores de bebidas alcoólicas como vinho, aguardente, licor e cerveja, partidos favoráveis à medida entraram em obstrução e adiaram a votação dos demais destaques ao projeto que revisa o regime simplificado de tributação de micro e pequenas empresas (PLP 221/12). Esses partidos querem ganhar tempo para angariar mais apoio ou negociar o tema com o governo.

As duas emendas tiveram maioria dos votos, mas não alcançaram o mínimo de 257 para serem aprovadas em Plenário. A primeira teve 201 votos favoráveis, contra 131 contrários, e beneficiaria microcervejarias e empresas fabricantes de vinhos e espumantes, licores e aguardentes de vinho e de cana. Já a segunda, voltada apenas a empresas fabricantes de vinhos e espumantes, licores e aguardentes, teve 212 votos favoráveis, contra 131 contrários.

O próximo destaque a ser votado, apresentado pelo DEM, também inclui fabricantes de bebidas no Supersimples.

Na sessão desta terça-feira (13), o DEM, o PSDB e o PTB pediram que a votação nominal durasse mais tempo, para aumentar as chances do número de votos “sim” atingir os 257. Por isso, esses três partidos iniciaram o movimento de obstrução, logo seguido pelas demais legendas.

Posição do governo

PT e governo declararam voto contrário à isenção para bebidas alcoólicas, mas tiveram votos favoráveis dentro da bancada. O deputado Sibá Machado (PT-AC), vice-líder do partido, usou o argumento de que dar incentivo fiscal para bebida pode piorar o problema social do álcool: "Temos um grande problema no Sistema Único de Saúde com o consumo de álcool no País".

O líder do governo em exercício, deputado Henrique Fontana (PT-RS), ressaltou que o Planalto já negociou à exaustão o texto base do projeto, aprovado na semana passada, mas pediu que os setores não contemplados continuassem discutindo mudanças futuras. Ele disse que, após a entrada em vigor das novas regras do Supersimples, o governo poderá avaliar o impacto na arrecadação tributária e promover novas mudanças.

Os defensores da isenção para bebidas alcoólicas, no entanto, ressaltaram que o texto aprovado na comissão especial já tinha o benefício. O líder do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS), disse que não poderia haver discriminação no Supersimples. "Se [a empresa] estiver enquadrada na faixa de faturamento do Simples, tem de ser incluída", disse.

Já o líder da minoria, deputado Domingos Sávio (MG), disse que algumas empresas pequenas do seu estado estão na informalidade e outras não têm condições de competir com os grandes conglomerados de bebidas.

Confira aqui a íntegra do projeto

Câmara deixa microcervejarias fora do Supersimples

Atualização: para conferir o desfecho, com nova votação, clique aqui

Agência Câmara

13/05/2014 - 19h45

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a emenda do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 221/12 que permitia às microcervejarias, assim como as empresas fabricantes de vinhos e espumantes, licores e aguardentes de vinho e de cana, participarem do Simples Nacional (Supersimples).

A emenda obteve 201 votos, mas isso foi insuficiente para aprová-la, pois são necessários 257 votos favoráveis para sua aprovação. Contra a emenda votaram 131 deputados.

A Câmara já aprovou, na semana passada, o texto do relator, deputado Cláudio Puty (PT-PA), para o projeto. De acordo com o relatório aprovado, será universalizado o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional, o regime de tributação das micro e pequenas empresas. Também está prevista a criação de uma nova tabela para serviços, com alíquotas que variam de 16,93% a 22,45%.

Está em análise no Plenário, no momento, destaque do bloco PP/Pros que pede a aprovação de outra emenda do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) sobre tema semelhante. Ela permite a inclusão no Simples Nacional das empresas fabricantes de vinhos e espumantes, licores e aguardentes de vinho e de cana, mas deixa de fora as cervejas.

Na Copa, Curitiba será nome de cerveja na Inglaterra

Samuel e Paulo Cavalcanti, sócios na Bodebrown, apresentam a cervejaria que irão fabricar na consta norte inglesa (Foto: Divulgação)

Fruto de uma parceria entre a cervejaria Bodebrown e a britânica Adnams Brewery, um chope com nome e essência curitibanos, o “Curitiba Pale Ale”, será vendido durante a Copa do Mundo por 900 pubs espalhados pela Inglaterra. A bebida homenageia um dos principais polos de crescimento da cerveja artesanal no Brasil, cidade da Bodebrown. O cervejeiro e fundador da empresa, Samuel Cavalcanti, e o seu irmão e sócio Paulo Cavalcanti, embarcarão no dia 18 de maio para Southwold, na costa norte inglesa, para fabricar 160 mil litros da bebida.

Toda a produção será destinada à rede de casas do grupo JD Wetherspoon, com pontos de venda em Aeroportos como o de Heathrow, estações de trem e centenas de estabelecimentos de rua.

A cerveja colaborativa nasceu a partir da vontade da AdnamsBrewery em ter uma cerveja brasileira, por inspiração da Copa. A Bodebrown foi escolhida pelo currículo de prêmios, obtidos em concursos internacionais por países como Canadá, França, Argentina e Austrália (ver ranking montado pela BeerArt, neste link). Pernambucano radicado na capital paranaense há 20 anos, Samuel Cavalcanti explica:

“É uma tradição no segmento cervejeiro fazer estas parcerias, nas quais uma fábrica convida outra. Já fizemos mais de quatro aqui em Curitiba na fábrica da Bode, com convidados internacionais. Um deles foi o Greg Koch, da norte-americana Stone Brewing, que esteve conosco no ano passado. Ao conhecer nossas cervejas virou um grande embaixador da nossa marca e da revolução das cervejas artesanais curitibanas. Foi ele quem nos indicou para a AdnamsBrewery”.

Com história centenária, a parceira britânica tem como mestre-cervejeiro Fergus Fitzgerald, também conhecido pela atuação na Fuller´s, outra marca badalada internacionalmente.

A CURITIBA PALE ALE

O estilo de cerveja que será fabricado na Inglaterra é o Pale Ale. “É um clássico da cervejaria inglesa", acrescenta Samuel. "Mas vamos acrescentar em nossa receita toques de pimenta rosa, para trazer uma essência mais quente da América Latina. Utilizaremos ainda um blend de lúpulos norte-americanos e ingleses.” Os britânicos pediram que a produção seja no método mais tradicional do Reino Unido, o “real ale” ou “cask ale”, no qual a cerveja não é filtrada nem pasteurizada, sofrendo uma segunda fermentação depois de levada ao barril e só conta com gás carbônico natural.

Uma pequena amostra da cerveja poderá ser consumida no Brasil, com venda direta na fábrica da Bodebrown. “Vamos importar pelo menos 10 barris. Mas a ideia mais para frente é refazer a receita por aqui também”, conclui Samuel.

Way Beer no Copenhagen Beer Celebration 2014

Cervejaria paranaense representará o Brasil no evento pelo segundo ano consecutivo

Os sócios da Way Beer, Alessandro Oliveira e Alejandro Winocur (Foto: Divulgação)

Nos dias 2 e 3 de maio, o Copenhagen Beer Celebration 2014 reunirá na Dinamarca os amantes de cervejas especiais e alguns dos principais rótulos do mundo. Organizado pela cervejaria Mikkeler, o evento terá, pelo segundo ano consecutivo, a paranaense Way Beer como representante do Brasil.

Durante o Copenhagen Beer Celebration 2014, a Way Beer apresentará criações bem-sucedidas como a recém-lançada linha Sour Me Not.

“O Copenhagen Beer Celebration é sem dúvida alguma o maior e melhor festival de cervejas especiais da Europa. Para nós, é extremamente gratificante receber esse disputado convite para participar de um evento desse porte. Sendo assim, para representar muito bem o Brasil, levaremos os nossos principais rótulos para o evento, cervejas que comprovam toda a nossa criatividade e a nossa excelência no processo de produção”, explica Alessandro Oliveira, um dos proprietários da Way Beer.

A empresa paranaense aproveitará o evento para testar alguns rótulos que devem ser lançados no Brasil ainda neste ano.

“Por reunir especialistas de várias partes do mundo e um público que ama cervejas especiais, essa será uma ótima oportunidade para ver como eles vão reagir ao experimentar algumas cervejas que iremos lançar nos próximos meses. Será uma verdadeira prova de fogo”, completa Alejandro Winocur, também sócio-proprietário da cervejaria.

O Copenhagen Beer Celebration 2014 contará com 40 cervejarias de diferentes países.

Abadessa traz o sommelier número 1 do mundo

Além de participar da "Expeditio VIII", Oliver Wesseloh fará uma cerveja comemorativa

Oliver Wesseloh na final do Campeonato Mundial de Sommeliers, em Munique (Foto: Divulgação)

 

Para celebrar seu oitavo aniversário, a cervejaria Abadessa, do Rio Grande do Sul, traz um convidado internacional com alto prestígio. Nada menos do que o sommelier número 1 do mundo, o alemão Oliver Wesseloh. Ele vai estrelar as duas programações mais importantes da festa de aniversário, a já tradicional visita à fábrica ‒ batizada de Expeditio VIII ‒, neste sábado, 26, em Pareci Novo, e a produção de uma cerveja comemorativa, na segunda-feira.

Definido como um "criativo cervejeiro de Hamburgo", Oliver Wesseloh venceu o 3º Campeonato Mundial de Sommeliers, em Munique (Alemanha), em setembro passado. Convenceu o júri com um "profundo conhecimento, habilidades sensoriais e uma encantadora e confiante apresentação da cerveja (uma Firestone Walker Double Jack IPA)". Superou 54 participantes de 10 países. No discurso da conquista, prometeu ser "um embaixador da cultura da cerveja". É ao exercer este papel que ele aceitou o convite de Herbert Schumacher, proprietário da Abadessa.

“É praxe na Abadessa convidar mestres cervejeiros alemães para não somente fazer novos estilos da escola alemã como também para testar as nossas cervejas", explica Schumacher. "O convite ocorreu no ano passado em Munique, logo após o campeonato do qual o Oliver Wesseloh se consagrou campeão. Sendo assim, o Oliver é o maior entendedor do tema cerveja atualmente no mundo.”

A bebida comemorativa, que começará a ser fabricada na próxima segunda-feira, 28, será de um estilo típico da cidade de Düsseldorf, com um alto amargor.

Saturday Way reúne cervejas especiais e chefs

Público poderá saborear pratos exclusivos, harmonizados com rótulos da cervejaria paranaense Way Beer

Com a proposta de reunir cervejas especiais e chefs de cozinha, o Saturday Way será promovido pela Way Beer no sábado, 12 de abril. O público poderá saborear seis pratos exclusivos, harmonizados com rótulos da cervejaria paranaense (WayDog, Sour Me Not Morango, IPA Brett, Amburana, Irish Red Ale e Avelã Porter).

Dalton Rangel

Com a curadoria do chef Rodrigo Martins, do restaurante Vino! (SP), o evento contará com a participação dos chefs Dalton Rangel (Homens Gourmet - SP), Manu Buffara (4sí Brasserie e Restaurante Manu), Marcelo Amaral (Lagundri), Lênin Palhano (Ce La Vie), Ivan Lopes (Mukeka), Schay Tokarski (DPC), Claudia Krauspenhar (DPC) e Bruna Marinoni (DPC) ‒ todos estes do Paraná.

Manu Buffara

O cardápio será composto por pratos de diferentes estilos gastronômicos, com destaque para ingredientes como polvo, bacalhau, costela, suíno e pato. “Conseguimos reunir nomes de destaque nacional e que estão contribuindo muito para esse importante momento do mercado gastronômico brasileiro”, conta Alejandro Winocur, sócio-proprietário da Way Beer. Além dos chefs convidados, o Saturday Way contará com a participação de outros empreendimentos do segmento da gastronomia de Curitiba, entre eles a chocolateria Cuore di Cacao e o Café Lucca.

Lênin Palhano

Serviço

O que: Saturday Way

Onde: fábrica da Way Beer (Rua Pérola, 331 – Pinhais), na Região Metropolitana de Curitiba

Quando: das 11h30min às 17h de sábado, 12 de abril

Quanto: os ingressos, a R$ 120, podem ser comprados nos restaurantes dos chefs participantes (4sí Brasserie, C La Vie, Mukeka e Lagundri) ou na fábrica da Way Beer. A entrada dá direito ao cardápio harmonizado completo, com seis preparos e seis cervejas.

Mais informações: (41) 3653-8853 ou www.waybeer.com.br

Uma brassagem internacional com crowdfunding

Os cervejeiros Rodrigo Silveira, da Invicta, e Shane Welch, da Sixpoint, de Nova York, iniciaram a produção da "Sexta-feira" em Ribeirão Preto (SP)

Matheus Franco (Social Beers), Rodrigo Silveira (Invicta), Shane Welch (Sixpoint) e Carlos Lima (Social Beers). Foto: Divulgação

Realizada na Cervejaria Invicta, em Ribeirão Preto (SP), na segunda-feira, 17, a brassagem da primeira cerveja produzida no Brasil por meio do projeto Social Beers de crowdfunding foi conduzida pelos cervejeiros Rodrigo Silveira (Invicta) e Shane Welch, da Sixpoint, de Nova York. Eles haviam sido selecionados pelos gestores do Social Beers, Matheus Franco e Carlos Lima, para conduzirem a produção da cerveja “Sexta-feira”. Lima ressalta a similaridade da Invicta com o estilo de produzir norte-americano.

Aproveitando a passagem do cervejeiro do Brooklyn em Ribeirão, a Invicta também iniciou a produção da “6 o´clock”, que se tornará uma cerveja de linha da empresa. Já a “Sexta-feira” será produzida uma única brassagem e vendida exclusivamente por meio do site Social Beers. “Quem colaborar vai poder experimentar a cerveja, isso é o que torna o projeto tão especial e único”, diz Lima.

Quem colaborar poderá ainda receber com a cerveja alguns brindes, distribuídos conforme a quantidade de cervejas adquiridas. Como a brassagem é uma das primeiras etapas do processo de produção de uma cerveja artesanal, que ainda passa por fermentação e maturação, a cerveja ficará pronta para o consumo e comércio a partir de abril.

As características

  • “Sexta-feira” é uma cerveja Imperial IPA de 8% de álcool e 85 IBU, levará maltes Pale Malt, Pilsener, Carapils e Crystal, açúcar e lúpulos Simcoe, Citra, Centennial e Amarillo.
  • “6 o´clock” é uma American IPA de 5,8% de álcool e 60 IBU. Contém maltes Pale Ale, Pilsener, Munich e Crystal, com os lúpulos Warrior, Simcoe e Amarillo.

Invicta participa de crowdfunding para colaborativas com a Sixpoint

Cervejeiro da Sixpoint, Shane Welch, é esperado na Invicta nesta segunda-feira para a brassagem

A cervejaria de Ribeirão Preto (SP) e a de Nova York vão produzir a "Sexta-feira" e a "6 o'clock" (Fotos: Divulgação)

Nesta segunda-feira, 17, o cervejeiro Shane Welch, da Sixpoint, de Nova York, e o produtor da Cervejaria Invicta, Rodrigo Silveira, têm em Ribeirão Preto (SP) a missão de começar a produção de duas cervejas colaborativas, a “Sexta-feira” e a “6 o´clock”, por meio do projeto Social Beers de crowdfunding.

Logo na segunda pela manhã os cervejeiros começarão o processo de brassagem. Às 18h, os mestres das caldeiras vão parar para receber amigos e imprensa para um encontro com direito a degustação de cervejas e comidas de boteco. Devido ao tempo de produção as duas cervejas serão vendidas a partir de abril.

A “Sexta-feira” será a primeira cerveja produzida no sistema crowdfunding, por meio do site Social Beers (www.socialbeers.com.br), que consiste num financiamento coletivo onde a obtenção de capital é feita por pessoas interessadas na iniciativa. Será fabricada apenas uma vez (3.000 litros), sendo vendida exclusivamente pelo site. Já a “6 o´clock” se tornará uma cerveja de linha da Invicta.

Fundada em 2004, a Sixpoint é reconhecida por produzir cervejas extremas como American DIPA Resin e a American Stout Diesel.

As características

  • “Sexta-feira” é uma cerveja Imperial IPA de 8% de álcool e 85 IBU, levará maltes Pale Malt, Pilsener, Carapils e Crystal, açúcar e 40 quilos de lúpulos (Simcoe, Citra, Centennial e Amarillo).
  • “6 o´clock” é uma American IPA de 5,8% de álcool e 60 IBU. Contém maltes Pale Ale, Pilsener, Munich e Crystal, juntamente com os lúpulos Warrior, Simcoe e Amarillo.

Wäls e Way Beer lançam cerveja colaborativa

A Vanilla Hoppy Cookie, com cinco variedades de malte e 13% de teor alcoólico

A Vanilla Hoppy Cookie é uma Imperial Brown Ale com 13% de teor alcoólico  (Foto: Divulgação)

Uma Imperial Brown Ale com 13% de teor alcoólico, a Vanilla Hoppy Cookie é a cerveja colaborativa que a Way Beer, de Curitiba (PR), e a Wäls, de Belo Horizonte (MG), estão lançando. Maturada em favas de baunilha, tem 90 IBUs (Unidade de Amargor), lúpulo Polaris e cinco variedades de malte.

“O segredo ficou guardado nos tanques por três meses, esperando a longa maturação da cerveja em favas de Baunilha Bourbon. Além disso, a colaboração entre cervejarias vai além de trocar receitas, pois trocamos experiências. Isso permite com que possamos desenvolver cervejas com muita qualidade e com muitas histórias”, conta Alejandro Winocur, da Way Beer.

Segundo Alessandro Oliveira, também da Way Beer, a nova cerveja apresenta diversos sabores de maltes, com destaque para o malte caramelizado que garante à cerveja um sabor adocicado. “A Vanilla Hoppy Cookie tem um elevado teor alcoólico, por isso foi importante essa variedade de maltes para deixar o sabor bem acentuado”, completa.

A Vanilla Hoppy Cookie estará disponível, a partir de março, em Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo.