Copa Cerveja Brasil vai avaliar 750 amostras

Inscrições, vindas de 282 cervejarias independentes, têm um salto de 27,11% em relação à 1ª edição

Em 2018, um time de 50 juízes avaliou 590 amostras. O julgamento ocorreu em Brasília/DF (Foto: Bruno Dupon/Divulgação)

Em 2018, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) realizou pela primeira vez um concurso exclusivo para marcas independentes. E os números deste ano da Copa Cerveja Brasil refletem a evolução do setor. Esta edição vai julgar 750 amostras, ou seja, 27,11% a mais do que no ano passado. A quantidade de marcas inscritas também se ampliou: são 282, um acréscimo de 64,9%. A avaliação dos rótulos ocorre de 13 a 15 de agosto, em Vitória (ES). No dia 16, a premiação revelará os melhores avaliados pelo júri.

Outro indicador que aponta a disseminação da cultura da cerveja artesanal independente no país é no número de estados representados por essas marcas. São 20 unidades da federação. Ao todo, a Copa Cerveja Brasil avaliará mais de 120 estilos. A maior concorrência está na IPA.

Segundo Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, a busca por uma certificação idônea e que diferencie os rótulos leva as marcas para o concurso:

“É importante que o mercado cervejeiro cresça não só na quantidade de fábricas em atuação, mas também na qualidade das suas bebidas. Entendemos que incentivar a participação das marcas nestas competições é fundamental para isso. Ficamos felizes com o resultado das inscrições deste ano”, comenta.

As amostras serão avaliadas de acordo com o guia de estilos Brewers Association 2018 (BA), com acréscimo da Catharina Sour – estilo brasileiro reconhecido recentemente. Poderão participar do concurso cervejarias artesanais independentes e ciganas, não vinculadas com grandes grupos econômicos do setor e com produção anual em 2018 de 50 mil hectolitros.

As cervejas serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, além do título de Best Of Show (primeira, segunda e terceira bebida com maiores notas, independentemente do estilo). Serão coroados ainda a Cervejaria, o Brewpub e a Cigana do ano, de acordo com a análise dos rótulos.


Serviço

  • O quê: Copa Cerveja Brasil
  • Quando: evento de 13 a 15 de agosto, premição no dia 16
  • Onde: Vitória (ES)
  • Como: informações neste link