CEU e Donavon cantam contra plástico nos mares

Ação da Corona e da Parley for the Oceans inspira música com apelo ambiental

Cantora brasileira e compositor americano estrelam a campanha Listen to the Ocean (Foto: Raul Aragão/Divulgação)

Cantora brasileira e compositor americano estrelam a campanha Listen to the Ocean (Foto: Raul Aragão/Divulgação)

A cerveja Corona e a Parley for the Oceans dão mais um passo em seu projeto global de combate ao plástico nos oceanos, com o lançamento da campanha “Listen to the Ocean”. A iniciativa vai usar o movimento do mar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, como inspiração para uma música criada especialmente pelo compositor americano Donavon Frankenreiter, com a participação da cantora brasileira CEU, durante a etapa do Campeonato Mundial de Surfe de Saquarema, inicada nesta quinta-feira (20 de junho).

Como parte do projeto, a marca e a organização promoveram uma limpeza de praia especial neste feriado, que contou com o envolvimento de Donavon e de outros artistas como Maria Joana, Marcelo Mello, Raul Aragão, Aline Gotshalg e Felipe Roque. No total, mais de 45 pessoas recolheram aproximadamente 73 quilos de lixo da praia Barra da Tijuca, sendo que 85% era dejeto de plástico. O local foi escolhido por Corona e Parley e também hospeda a La Casa, um espaço que conta com uma agenda de atividades que busca fomentar colaboração e criatividade em prol de projetos e iniciativas para proteção aos oceanos contra a ameaça do plástico, por influenciadores, especialistas e surfistas.

Donavon participou de mutirão de limpeza na Barra (Foto: Raul Aragão/Divulgação)

Donavon participou de mutirão de limpeza na Barra (Foto: Raul Aragão/Divulgação)

 

A música Listen to the Ocean representa um pedido de ajuda dos oceanos e da vida marinha, que hoje sofre com mais de 8 milhões de toneladas de lixos plásticos que são descarregados anualmente nos mares. Para isso, Corona e Parley usaram o próprio mar como base para a melodia da canção. Por meio de um software alimentado com vídeos aéreos das ondas de praias do Brasil e do mundo, o projeto transformou o balanço das águas em uma partitura musical sendo que, primeiro é gravada uma tomada aérea do local a ser analisado e, em seguida a imagem é processada pelo software que identifica quais partes das imagens estão em movimento. O programa, então, compara essa movimentação e checa se alguma parte que se move coincide com gatilhos virtuais que correspondem a notas específicas. Todo esse processo é feito em tempo real, assim todas as notas geradas são gravadas, o que mobilizou Donavon a se juntar ao projeto e a criar uma música baseada no movimento das ondas da Barra da Tijuca.

Para que a voz do mar soe ainda mais alto, Corona e Parley também convidaram, desde o último sábado (15), os consumidores a compartilharem nas redes sociais mensagens inspiradas no pedido de ajuda dos oceanos. Cada post no Instagram, Twitter e Facebook com a hashtag #listentotheocean, até 8 de julho, será revertido em 10 metros quadrados (limitado a 100.000m2) de limpeza de praias no Brasil, para mostrar que todos estão se movimentando para atender o pedido dos mares.

Bruna Buás, diretora de Marketing de Corona, destaca:

“A cada dia a situação dos oceanos se torna mais urgente e precisamos nos unir para ajudar a mudar esse cenário, por meio de iniciativas que tragam consciência e envolvam a sociedade como um todo nessa luta. Por isso, criamos ‘Listen to the Ocean’, para que ele seja um hino que mobilize todos os brasileiros a se engajarem em proteger o futuro de nossas praias, a fim de garantir que elas continuem inspirando gerações futuras.”

Para Donavon Frankenreiter, um apaixonado pelo mar, essa foi a chance perfeita de se envolver na luta contra a poluição marinha pelo plástico:

“Queria participar de uma maneira ativa dentro de um projeto que buscasse provocar uma mudança real de comportamento de todos, o que considero como algo fundamental para o sucesso dessa causa. E ‘Listen to the Ocean’ foi a oportunidade que eu encontrei de me dedicar a criar algo que eu acredito que vai fazer as pessoas escutarem o pedido de ajuda que os oceanos estão emitindo diariamente.”

Já a cantora CEU se sentiu honrada de participar de uma música que trouxesse a reflexão para toda população:

“As mensagens enviadas foram incríveis e realmente transmitem tudo que os mares têm a dizer. Mas mais do que falar, está na hora de fazermos a diferença. Com esse hino, quero que todos se juntem a nós nesse processo para ajudar a mudar o futuro do ecossistema marinho.”

A campanha foi idealizada pela agência Africa. De acordo com Heloisa Pupim, PMO da Africa Sports, Bar and Beer, ações desse tipo são fundamentais para que todos percebam a importância de atuarem como agentes de mudança nessa causa:

“Se continuarmos nesse caminho, sabemos que o futuro dos oceanos como conhecemos está ameaçado, já que a estimativa é de que futuramente o som das ondas deverá deixar de existir. Isso é preocupante e, por isso, pela primeira vez, nos movimentamos a escutar e dar voz para os mares."

A música pode ser conferida no Spotify de Donavon, a partir do dia 20 de junho, e o videoclipe estará disponível nos canais da marca a partir de segunda-feira, 24 de junho.

A música Listen to the Ocean será gravada na La Casa, que funcionará na praia da Barra da Tijuca, entre os dias 20 e 23 de junho. A La Casa aproveita a atenção da etapa brasileira do Campeonato Mundial do Surfe e conta com uma agenda de atividades que buscam fomentar colaboração e criatividade em prol de projetos e iniciativas para proteção aos oceanos contra a ameaça do plástico, entre influenciadores, especialistas e surfistas. A casa abrigará ainda shows especiais com artistas brasileiros que farão releituras de Listen to the Ocean a fim de propagar a mensagem.