Doug Merlo e Schornstein criam uma cerveja Porter Café

Robust Porter, em edição especial e limitada, será lançada no Festival Gastronômico de Pomerode

Receita utiliza café da espécie Catuaí Vermelho, da Fazenda Vale do Sol, na Alta Mogiana Mineira (Foto: Divulgação)

Em parceria com Doug Merlo, sommelier de cerveja que também se especializou em outra bebida adorada pelos brasileiros, a Schornstein lançará uma cerveja com adição de café. Trata-se de uma Robust Porter em edição especial e com lote limitado. Para a receita, a cervejaria de Pomerode (SC) utiliza café da espécie Catuaí Vermelho, da Fazenda Vale do Sol, localizada na Alta Mogiana Mineira – uma das principais regiões produtoras de café. O grão recebeu uma torra especial para a bebida.

Doug Merlo explica:

“A partir do estilo de cerveja base, desenvolvi uma torra dedicada para extrair uma grande quantidade de aromas e sabores que se encaixam perfeitamente na Robust Porter, lembrando doce de leite, chocolate, frutas escuras secas, toffee e um leve amadeirado."

Intensa e potente, de cor mogno escuro com reflexos rubi, espuma fina, cremosa e persistente. No olfato e paladar, traz notas de chocolate meio amargo, alcaçuz e um leve amadeirado, exaltado pelo aroma do café, remetendo ao caramelo, passas e toffee. Adilson Altrão, diretor da Schornstein, afirma que a receita superou as expectativas:

“Trabalhamos há algum tempo nesta cerveja e conseguimos chegar em uma bebida envolvente e rica em sabor, ideal para esta época de temperaturas mais baixas. Acreditamos que o público irá se surpreender.”

A graduação alcoólica é de 6% e tem 30 IBUs de amargor.

A Porter Café será lançada oficialmente no Festival Gastronômico de Pomerode (SC), de 3 a 21 de julho, na "cidade mais alemã do país" e será distribuída para os mais de 2 mil pontos de vendas em todo o Brasil.