O verão das session beers

Luís Celso Jr

Blumenau

Com a Session Citra, a Wäls apresenta um dos exemplos das cervejas de teor alcoólico reduzido que pipocaram entre as cervejarias artesanais neste verão (Fotos: Luís Celso Jr.)

As Session Beers, cervejas de estilos diversificados com teor alcoólico reduzido, estão pipocando entre as cervejarias artesanais neste verão. Após o lançamento de alguns rótulos no Mondial de La Bière em novembro no Rio de Janeiro, como Bodebrown Verum Session Pale Ale e 2Cabeças Funk IPA, as cervejarias artesanais apresentam mais algumas no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau.

É o caso da mineira Wäls, com sua Session Citra, uma Session IPA single hop, feita com apenas esse tipo de lúpulo americano. Outro lançamento deliciosamente refrescante é a Session IPA da paranaense F#%*ing Beer. Há até Session Stout, cerveja escura de maltes torrados. É o caso da Limbo, da Seasons, do Rio Grande do Sul.

Mais refrescantes e suaves do que os estilos base, muitas vezes também em corpo e amargor, as Session Beers se tornam bebidas muito agradáveis para dias quentes e podem ser bebidas em períodos mais longos e em maior volume sem haver intoxicação pelo álcool. Aliás, é daí que vem o nome dessa categoria de cervejas. Session significa sessão em inglês.

Invicta participa de crowdfunding para colaborativas com a Sixpoint

Cervejeiro da Sixpoint, Shane Welch, é esperado na Invicta nesta segunda-feira para a brassagem

A cervejaria de Ribeirão Preto (SP) e a de Nova York vão produzir a "Sexta-feira" e a "6 o'clock" (Fotos: Divulgação)

Nesta segunda-feira, 17, o cervejeiro Shane Welch, da Sixpoint, de Nova York, e o produtor da Cervejaria Invicta, Rodrigo Silveira, têm em Ribeirão Preto (SP) a missão de começar a produção de duas cervejas colaborativas, a “Sexta-feira” e a “6 o´clock”, por meio do projeto Social Beers de crowdfunding.

Logo na segunda pela manhã os cervejeiros começarão o processo de brassagem. Às 18h, os mestres das caldeiras vão parar para receber amigos e imprensa para um encontro com direito a degustação de cervejas e comidas de boteco. Devido ao tempo de produção as duas cervejas serão vendidas a partir de abril.

A “Sexta-feira” será a primeira cerveja produzida no sistema crowdfunding, por meio do site Social Beers (www.socialbeers.com.br), que consiste num financiamento coletivo onde a obtenção de capital é feita por pessoas interessadas na iniciativa. Será fabricada apenas uma vez (3.000 litros), sendo vendida exclusivamente pelo site. Já a “6 o´clock” se tornará uma cerveja de linha da Invicta.

Fundada em 2004, a Sixpoint é reconhecida por produzir cervejas extremas como American DIPA Resin e a American Stout Diesel.

As características

  • “Sexta-feira” é uma cerveja Imperial IPA de 8% de álcool e 85 IBU, levará maltes Pale Malt, Pilsener, Carapils e Crystal, açúcar e 40 quilos de lúpulos (Simcoe, Citra, Centennial e Amarillo).
  • “6 o´clock” é uma American IPA de 5,8% de álcool e 60 IBU. Contém maltes Pale Ale, Pilsener, Munich e Crystal, juntamente com os lúpulos Warrior, Simcoe e Amarillo.

O mago italiano dos temperos

Federico Casari, da microcervejaria italiana Croce di Malto, foi o primeiro palestrante do Festival Brasileiro da Cerveja, na Escola Superior de Cerveja e Malte (Foto: Ricardo Jaeger)

Luís Celso Jr

Blumenau

Federico Casari, da microcervejaria italiana Croce di Malto, o primeiro palestrante do Festival Brasileiro da Cerveja, já no segundo dia do evento, nesta quinta-feira, 13, esbanjou conhecimento, ao explicar como usar temperos na cerveja, sua especialidade. Foi na palestra Inovação em Cerveja, antes de debate na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau (SC).

O processo não é simples. Usa análise sensorial em painéis quantitativos e qualitativos, muitos testes e estudos. Algo essencialmente empírico. Mas que depende também da sensibilidade do cervejeiro sobre como, quanto e onde utizar. Não à toa Federico pode ser chado de mago dos temperos.

Ele deu também algumas dicas sobre os temperos que usa nas cervejas da Croce de Malto. No entanto, sempre com cuidado de não mencionar o nome e não revelar o segredo (deu apenas espécie e origem). Ficou apenas o gostinho de saber um pouco mais do segredo do feiticeiro.

Os destaques do II Concurso Brasileiro da Cerveja

Samuel, da Bodebrown, exibe as premiações recebidas na noite desta quarta-feira, em Blumenau (Foto: Ricardo Jaeger)

Blumenau

O II Concurso Brasileiro da Cerveja premiou nesta quarta-feira, 12, as 23 cervejas que receberam medalhas de ouro. Elas passaram de 80 pontos na avaliação geral e foram coroadas como melhores do Brasil nos seus estilos. A Stout Açaí, da Amazon Beer, recebeu 91 pontos entre os 100 possíveis e foi eleita a melhor cerveja do país.

Outro resultado muito comemorado foi o bicampeonato da Bodebrown, de Curitiba (PR), eleita a melhor cervejaria do país em 2013 e 2014. Foram 10 medalhas: uma de ouro, seis de prata e três de bronze.

Segundo a coordenadora técnica do Concurso, Amanda Rentenbach, o concurso surpreendeu pela quantidade e pela qualidade. “Tivemos 93% de crescimento em número de rótulos. Foram 414 rótulos avaliados”, diz. A utilização de ingredientes brasileiros também é bem vista pela sommelier. “Foi muito importante que a melhor cerveja tivesse esse conceito. Só mostra que temos muito a crescer”, aponta.

Outros destaques

A cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP), foi a que mais acumulou medalhas de ouro. Foram três: Colorado Ithaca (Estilo: British-Style Imperial Stout), Colorado Vixnu (Imperial India Pale Ale) e Colorado Ithaca Oak Aged (Wood- and Barrel-Aged Beer).

Stout Açaí levou o título de melhor cerveja, e a Bodebrown é eleita pelo segundo ano consecutivo a melhor cervejaria do país

A melhor cerveja de 2013, a Wäls Pilsen, da Cervejaria Wäls, seguiu com o ouro no estilo Bohemian-Style Pilsener.

A Stout Açaí, da Amazon Beer, recebeu 91 pontos entre os 100 possíveis e foi eleita a melhor cerveja (Foto: Ricardo Jaeger)

A Brasil Kirin ficou com a segunda posição no pódio, entre as mais premiadas cervejarias (Foto: Ricardo Jaeger)

A Gauden Bier ficou com a terceira posição no pódio, entre as mais premiadas cervejarias (Foto: Ricardo Jaeger)

A cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP), foi a que mais acumulou medalhas de ouro. Foram três (Foto: Ricardo Jaeger)

As medalhistas de ouro

  • Stout Açaí, da Amazon Beer (Estilo: Sweet Stout)
  • Bier Hoff Red Ale, da Bier Hoff (Estilo: Imperial Red Ale)
  • Eisenbahn Weizenbock, da Eisenbahn (Estilo: South German-Style Weizenbock)
  • Bamberg O Calibre, da Cervejaria Bamberg (Estilo: German-Style Pilsener)
  • Bamberg Schwarzbier, da Cervejaria Bamberg (Estilo: German-Style Schwarzbier)
  • Imperial Stout Oak, da Cervejaria Bodebrown (Estilo: Wood-and Barrel-Aged Strong Stout)
  • Colorado Ithaca, da Cervejaria Colorado (Estilo: British-Style Imperial Stout)
  • Colorado Vixnu, da Cervejaria Colorado (Estilo: Imperial India Pale Ale)
  • Colorado Ithaca Oak Aged, da Cervejaria Colorado (Estilo: Wood- and Barrel-Aged Beer)
  • Klauss Bier Weiss, da Gauden Bier (Estilo: German-Style Pale Wheat Ale)
  • Gasoline Soul, da Gauden Bier (Estilo: Scotch Ale)
  • Crazy Rye – Lake Side Beer, da Cervejaria Farrapos (Estilo: Rye Beer)
  • Hoffen Golden Eye, da Hoffen (Estilo: American-Style Premium Lager or Specialty Lager)
  • Itajahy Pale Ale, da Cervejaria Itajahy (Estilo: American-Style Pale Ale)
  • Karavelle Weiss, da Cervejaria Karavelle (Estilo: South German-Style Hefeweizen/Hefeweissbier)
  • Schorstein IPA, Cervejaria Schorstein (Estilo: Schornstein IPA)
  • Cirilo Coffee Stout, Cervejaria Seasons (Estilo: Coffee Beer)
  • Belgian Pale Ale, da Lagom (Estilo: Belgian-Style Blonde Ale or Pale Ale)
  • Black Metal IPA, da Cervejaria Maniba (Estilo: American-Style Black Ale)
  • Caldo de Bituca, da OgreBeer (Estilo: Session Beer)
  • Patada, da Saint Beer (Estilo: Other Strong Beer)
  • Wäls Bohemia Pilsen, da Wäls Cervejas Especiais (Estilo: Bohemian-Style Pilsener)
  • Drewna Piwa, da Wensky Beer (Estilo: Old Ale or Strong Ale)

Fonte: organização do Festival Brasileiro da Cerveja

Bodebrown, a mais premiada do Festival Brasileiro da Cerveja

A Bodebrown, em primeiro, a Brasil Kirin, em segundo, e a Gauden Bier, em terceiro (Foto: Ricardo Jaeger)

Por Luís Celso Jr. Blumenau

A Bodebrown é a cervejaria mais premiada do Festival Brasileiro da Cerveja 2014, com 10 medalhas. Em segundo, a Brasil Kirin. Em terceiro, Gauden Bier, também de Curitiba (PR). A cerveja do ano, que mais pontuou, foi a Amazon Beer Açaí Stout.

O resultado, revelado nesta noite de quarta-feira, 12, mostra em grande parte que a união faz a força. Gauden, Brasil Kirin e Bodebrown produzem rótulos de mais de uma marca em suas fábricas.

A Bodebrown já havia sido escolhido a melhor cervejaria no ano passado, também.

Totens com a BeerArt em iPad estão nos pavilhões do festival

Visitantes do Festival Brasileiro da Cerveja podem interagir com a edição especial da revista BeerArt, em oito totens espalhados pelos pavilhões do evento, em Blumenau (Foto: Ricardo Jaeger)

Ao longo dos pavilhões que até sábado, 15, concentram as atenções do universo cervejeiro em Blumenau (SC), totens com a BeerArt estarão à disposição dos visitantes para “folhear” a revista em iPad. Feita para o Festival Brasileiro da Cerveja, a edição especial oferece, de forma interativa, informações como a localização das cervejarias, a programação, dicas de estilos para harmonizar com os pratos oferecidos, entre outras.

Visitantes do Festival Brasileiro da Cerveja podem interagir com a edição especial da revista BeerArt, em oito totens espalhados pelos pavilhões do evento, em Blumenau (Foto: Ricardo Jaeger)

São oito totens dispostos na área dos expositores, na Vila Germânica. Essa edição preparada especialmente para ser consultada nos dois pavilhões também poderá ser baixada, gratuitamente, por quem tem iPad. O atalho na App Store é http://goo.gl/7oW93d.

Os totens fazem parte da cobertura especial da BeerArt para esse evento que se consagrou como um dos principais do país e que neste ano reforça a conotação internacional. A cobertura do festival na cidade catarinense está a cargo do editor da BeerArt, Altair Nobre, do editor de Fotografia, Ricardo Jaeger, e do jornalista e sommelier Luís Celso Jr.

Além do site da revista, há outros canais da BeerArt para acompanhar o festival, como o Facebook, o Instagram, o Tumblr, o Twitter e o Google+.

Visitantes do Festival Brasileiro da Cerveja podem interagir com a edição especial da revista BeerArt, em oito totens espalhados pelos pavilhões do evento, em Blumenau (Foto: Ricardo Jaeger)

A escolha das melhores cervejas em Blumenau

Numa sala da Vila Germânica, em Blumenau, jurados completam no fim da tarde desta terça-feira, 11, a avaliação entre os mais de 400 rótulos inscritos no concurso do Festival Brasileiro da Cerveja. As premiadas serão conhecidas na abertura do festival, nesta quarta. Também acompanhe a cobertura no Instagram. @revistabeerart

Jurados completam no fim da tarde desta terça-feira, 11, o julgamento do Concurso Brasileiro de Cerveja, na Vila Germânica, em Blumenau (Foto: Ricardo Jaeger)

Festival da Cerveja ganha edição especial no iPad

Revista, no formato de índice interativo, poderá ser consultada em totens nos pavilhões, em Blumenau

Edição Especial sobre o Festival Brasileiro da Cerveja pode ser baixada gratuitamente no App. Clique na imagem

Para orientar os participantes e demais interessados no Festival Brasileiro da Cerveja, a revista BeerArt lançou uma edição especial em iPad, gratuita. Interativa, a edição funciona como índice, em que o leitor pode consultar, por exemplo, onde se situa sua cerveja favorita entre os expositores nos pavilhões do evento, que se realiza em Blumenau (SC) de 12 a 15 de março.

Além de poder ser baixada por quem tem iPad, ela estará disponível para consulta em totens espalhados pelos pavilhões do festival.

Com o objetivo de facilitar a vida dos cervejeiros na cidade catarinense, assim como oferecer conteúdo extra, a BeerArt Especial informa sobre a programação, como chegar à Vila Germânica, palestras, os jurados do concurso, os premiados de 2013, além de uma matéria sobre o Museu da Cerveja, um roteiro sobre as cervejarias de Santa Catarina e dicas de harmonização para os pratos do parque de alimentação.

A edição especial marca o início da cobertura da BeerArt sobre o festival, com conteúdo em tempo real no site (revistabeerart.com), no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Google+ e no Tumblr. Parte do conteúdo das redes sociais, em interação com o público, será utilizada na próxima edição da revista no tablet. Para acompanhar e participar do conteúdo da BeerArt, use a hashtag #revistabeerart

Para espiar algumas páginas da edição em tablet, clique na galeria abaixo:

Vídeo com dicas de Kathia Zanatta antecipa lançamento de produto

Como parte da campanha para promover o lançamento da Cervejeira Consul Mais, prevista para chegar às lojas em abril, a mestre cervejeira e sommelier de cervejas Kathia Zanatta, do Instituto da Cerveja do Brasil, reuniu em vídeo dicas para os entusiastas da bebida.

Para ver o vídeo, entre aqui.

O novo produto tem prateleiras removíveis que permitem armazenar até 75 latas de 350ml ou 60 long necks, além de garrafas grandes e barris de 5 litros, com controle eletrônico com cinco níveis de temperatura entre 5° e -4°C.