Schatz AlquimIPA se inspira em receita de família
/Petronius lança cerveja inspirada no Steinheager, surgido no século 15
Fruto dos "segredos da alquimia transmitidos por seis gerações", a Schatz AlquimIPA acaba de ser lançada pela Petronius Beverages, de Caxias do Sul. O lançamento ocorre no Festival da Cerveja Gaúcha, de Santa Cruz do Sul, nos dias 8 e 9 de setembro.
“Harmonizamos os aromas naturais do lúpulo e do zimbro, tradicional ingrediente de grandes receitas de família”, explica o engenheiro químico e diretor da Petronius, Emílio Kunz Neto.
A receita da nova cerveja teve como inspiração o Steinheager, tradicionalmente bebido com cerveja, e desenvolvido na Alemanha no século 15. A base desta bebida é o zimbro e que agora está na Schatz AlquimIPA.
“Inovar é enxergar o óbvio. As frutas de zimbro fermentadas produzem uma bebida apreciada há séculos. A ideia de fermentar zimbro com mosto cervejeiro parece tão interessante quanto os aromas de fato revelados na AlquimIPA”, conta Emílio.
A Schatz AlquimIPA tem corpo leve e traz um grande equilíbrio entre o amargor e a graduação alcoólica. A cerveja seguindo a escola americana, e busca a prevalência de aromas cítricos e resinosos. Estará à venda em lojas especializadas, ao preço sugerido de 26 (garrafa de 500ml)
Da natureza para a taça: cervejas são produzidas com água da chuva:
Respeitando o ambiente, a Petronius Beverages é sustentável.
“A água utilizada na elaboração de nossas cervejas e destilados é proveniente da chuva”, observa Kunz.
Já o calor produzido pelos equipamentos é procedente de lenha de reflorestamento. E todos os efluentes passam por tratamento para que sejam utilizados na irrigação do parreiral (a ser utilizado na produção de um brandy) mantido pela Petronius. Os resíduos sólidos são utilizados como ração animal por outros produtores da região.
Schatz AlquimIPA
- Cervejeiro responsável: Emílio Kunz Neto
- Estilo: Spice, Herb or Vegetable Beer (zimbro) - base American IPA
- Fermentação: Am IPA (cerveja de alta fermentação)
- Escola: Americana
- Amargor: 60 IBU
- Teor alcoólico: 7%
- Disponível em barril e em garrafa de 500ml
A Petronius Beverages
O projeto familiar resgata a história de seis gerações de produtores de bebidas no Brasil. A Petronius Beverages, dos sócios Emílio Kunz, Júlio Cesar Kunz e Augusto Kunz, foi fundada há trés anos, mas a paixão pela arte de produzir bebidas da família começou muito antes, em 1846, ainda na Alemanha, quando Johann Philipp Kunz deixou o pequeno vilarejo de Bierkenfeld, na Prússia, e veio ao Brasil. Os primeiros antepassados foram responsáveis pelas primeiras receitas de destilados que levaram o nome da família.
Para receber a sede da Petronius Beverages, a família escolheu uma propriedade no interior de Caxias do Sul, em São Valentim da 2ª Légua. Uma região cercada pela natureza, onde mantém história e contemporaneidade em harmonia. Na propriedade, está também a casa mais antiga da cidade, construída pelos primeiros imigrantes italianos em 1876.
Hoje, a Petronius já está presente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás com as cervejas Schatz e a cachaça de alambique Serigote.