Apaixonado por cerveja realiza sonho ao abrir franquia em sua terra

João Paulo Soncin vê o negócio, em Catanduva, como meio de levar a cultura cervejeira para a região

"Por que não trabalhar com o que você ama?", é o que Soncin diz ter pensado, ao montar a loja na cidade onde passou a juventude e seus pais se estabeleceram (foto: Divulgação))

Lugar de clima quente, com praticamente calor o ano inteiro, não por acaso Catanduva (SP) já foi considerada "a capital do ventilador", tamanha a concentração de fabricantes. É claro que, nessa região, uma cervejinha cai bem. Para mostrar que ela é um universo cheio de opções de qualidade, um apaixonado pela cultura cervejeira, o professor de geografia João Paulo Neris Soncin, 42 anos, que também trabalhou nas áreas de comercial e suporte administrativo em telecomunicações, abriu neste ano na cidade paulista uma franquia da rede Mestre-Cervejeiro.com.

"Por que não trabalhar com o que você ama?", é o que Soncin diz ter pensado, ao montar a loja na cidade onde passou a juventude e seus pais se estabeleceram. O amor pela cerveja ele descobriu ao longo dos 13 anos em que trabalhou com telecomunicações e viajava com frequência. Ao visitar cidades de Estados como Minas Gerais, por exemplo, descobriu opções da bebida que o encantaram. "Quando eu vinha para a minha cidade, não encontrava essas opções, então percebi uma oportunidade de negócio", conta.

Município com mais de 120 mil habitantes e uma das mais conceituadas faculdades de Medicina do país, a Fameca, Catanduva é conhecido como "Cidade Feitiço" pela hospitalidade. É um lugar que tem sido receptivo à cultura cervejeira levada por Soncin. Antes de abrir a loja, cinco meses atrás, em sociedade com a esposa, Eliane Soncin - "que tem papel fundamental" -, ele buscou mais conhecimento. No ano passado, concluiu o curso de Sommelier pelo Instituto da Cerveja Brasil.

"É importante falar com propriedade, para encantar o cliente", explica. "É preciso entender o mercado para poder apresentar ao cliente o que agrada ao paladar dele." Outro ponto que ele considera fundamental é a qualidade do serviço. "O Mestre-Cervejeiro.com, um empório-loja com consumo, proporciona isso, um clima agradável", ressalta Soncin, que decidiu investir porque, trabalhar na área administrativa, "para os outros", despertou-lhe a vontade de ter um negócio próprio. "Fui pegando uma bagagem de gestão, mas percebi que eu tinha de entender mais do segmento, mesmo sempre lendo bastante. Por isso me formei como sommelier."

Agora, o professor de geografia que se tornou empreendedor ensina que o conceito de cerveja "para encher a cara", ainda mais sedutor em uma cidade quente, está longe de ser a melhor experiência. "Por isso, beba menos, beba melhor", diz.

A loja no centro de catanduva (Foto: divulgação)

A loja Mestre-Cervejeiro.com Catanduva, na Rua Ceará, 843-1, bairro Centro, está aberta das 10h30min às 22h30min, de terça a sábado e domingo das 10h30min às 14h30min.

Como funcionam as franquias da Mestre-Cervejeiro.com

Fundada há mais de uma década por Daniel Wolff, que além de empreendedor é professor de cursos voltados para o segmento e jurado dos principais concursos cervejeiros do mundo, a Mestre-Cervejeiro.com nasceu com o propósito de disseminar a cultura da cerveja no Brasil. Tem três modelos de franquia, incluindo quiosque a partir de 12 m², loja de rua (cerca de 40 m²) e loja-container (a partir de 12 m²).

Oferece aos franqueados treinamentos sobre produtos e a cultura da cerveja, equipe de sommeliers disponível para consultas e treinamentos, negociações exclusivas para a rede e produtos próprios e exclusivos para venda, entre outras vantagens.

Hoje tem 65 lojas espalhadas por 20 Estados do país, mais de 500 cervejarias cadastradas, possui cervejas da marca própria e mais de 200 mil seguidores impactados por mês pelos canais digitais.

Como se tornar um franqueado

Mestre-Cervejeiro.com Escritório Central

Rua Hermes Fontes, 45

(41) 99281-9155

negocios1.mestre-cervejeiro.com