Ambev e startup levam a 3 Estados projeto de combate à fome

Ação com a Comida Invisível mobiliza bares e restaurantes e diminui o desperdício de alimentos

Startup conecta quem quer doar alimentos - neste caso, estabelecimentos como restaurantes, bares, mercados e supermercados - com quem precisa (Foto: Jonathan Borba/Unsplash)

ATUALIZADA, 20/12/2022, 10:55

Depois de destinar mais 190 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 40 mil pessoas, a Ambev amplia seu projeto de combate à fome. Desde novembro, estabelecimentos do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais podem aderir à parceria com a startup social Comida Invisível, que atua com soluções de combate ao desperdício de alimentos.

Por meio do BEES, plataforma B2B da Ambev, os pontos de venda parceiros podem se cadastrar gratuitamente e doar os alimentos que não seriam utilizados. Fica por conta da Comida Invisível conectar esses alimentos com aqueles que mais precisam.

Além do engajamento dos estabelecimentos parceiros nessa causa, a Ambev está colocando os 17 Centros de Distribuição dos três Estados para ajudar na causa. A meta é levar o projeto para todo o Brasil, com potencial de engajar mais de 190 mil pontos de venda.

Uma contribuição para atacar um drama de 33 milhões de pessoas no Brasil

No Brasil, mais de 33 mil pessoas ainda passam fome e mais da metade da população está em situação de insegurança alimentar. Ao passo que milhares de pessoas não sabem quando vão fazer a sua próxima refeição, cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente, segundo dados da FAO/ONU.

Na época da implantação do projeto-piloto, Diogo Gomes, proprietário do bar Art Chopp, no bairro de Taquara no Rio de Janeiro, comentou que estar com a Ambev nesta iniciativa é muito mais do que uma relação comercial, é poder provocar uma mudança social.

"Já tínhamos no Art Chopp algumas iniciativas de reaproveitamento do alimento, mas tenho certeza de que ainda temos muitas oportunidades dentro da cozinha e estamos muito felizes em ser um dos primeiros bares a entrar no projeto de combate à fome", contou.