A cerveja que levou o Guns N’ Roses ao tribunal

Uma 'Rosé Ale' batizada de Guns ‘N’ Rosé motivou a ação de banda contra a cervejaria Oskar Blues

O rótulo da “Rosé Ale” da Oskar Blues que motivou ação judicial (Foto: Divulgação)

Ao fazer uma paródia com o nome Guns N’ Roses em uma de suas cervejas, a Oskar Blues arrumou uma briga judicial com um gigante do rock. A cervejaria do Estado norte-americano do Colorado, mais conhecida no mercado brasileiro desde 2016, quando começou a ter importação regular, está sendo processada por causa de sua Guns ‘N’ Rosé, definida como uma "Rosé Ale".

A banda de rock acusa a Oskar Blues de infração de direitos autorais, conforme queixa registrada em um tribunal federal de Los Angeles na quinta-feira, 9. O Guns N’ Roses alega que a Oskar Blues abusou de sua boa vontade, prestígio e fama vendendo a Guns ‘N’ Rosé desde o início de 2018 e induzindo os consumidores da cerveja a acreditarem que a banda tem ligação com a bebida.

O Guns N’ Roses, cujos integrantes veteranos incluem o vocalista Axl Rose, o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan, também recusa a venda de bens derivados, como camisetas, adesivos, buttons e lenços de cabeça, este “um item associado exclusivamente” com a banda e com Axl. O grupo pede indenizações e a suspensão da venda dos produtos infratores.

A Oskar Blues é parte da Canarchy Craft Brewery Collective. A cervejaria, o escritório de advocacia que a representa e a Canarchy não responderam de imediato a pedidos de comentário. Segundo os autos, o Guns N’ Roses iniciou o processo depois de a Oskar Blues abandonar sua solicitação dos direitos autorais de “Guns N Rose” e de qualquer uso futuro desse nome ou do nome da banda, mas dizer que continuaria vendendo a Guns ‘N’ Rosé até março de 2020.

APA com hibisco e pêra espinhosa é o foco da disputa (Foto: Divulgação)

A cerveja da discórdia é uma American Pale Ale com hibisco e pêra espinhosa e teor alcoólico de 6%.

A peculiaridade dessa disputa de marca é por ser entre uma cervejaria e uma banda de rock. Nos últimos anos, têm sido comuns batalhas judiciais por marcas entre cervejarias, como o caso Lagunitas x Sierra Nevada e a briga Stone x Miller Coors. Na Justiça brasileira, um caso rumoroso foi o da Duvel x Deuce. Para dicas sobre o tema de registros de marca, confira as orientações do Advogado Cervejeiro em texto publicado no site da Beer Art.