Cerveja

Lagunitas decide retirar ação contra Sierra Nevada

Reações teriam levado Tony Magee a reconsiderar queixa de suposto plágio em rótulo

Ação questiona o suposto plágio do design do rótulo, pela Sierra Nevada (Foto: reprodução)

Ação questiona o suposto plágio do design do rótulo, pela Sierra Nevada (Foto: reprodução)

Ao fim do que definiu como "o pior dia em 23 anos" de sua "crescente cervejaria", Tony Magee, da Lagunitas, anunciou nesta madrugada de quarta-feira, 14, que retiraria a ação contra a Sierra Nevada. O pivô da briga entre as duas cervejarias da Califórnia é o design do rótulo de uma IPA que seria parecido demais com o da mais antiga. Por trás da questão, porém, está uma disputa por expansão no mercado norte-americano.

O recuo da Lagunitas foi expresso no site da cervejaria, com a transcrição de uma sequência de tweets, em tom emocional, reproduzidos em sua maioria (e traduzidos) abaixo:

Eu tinha que saber a resposta, mas a resposta veio muito mais cedo do que eu pensava e em um tribunal diferente do que eu pensei que seria. Posso dizer obrigado ?

Amanhã manhã [esta quarta-feira, 14] vamos desistir do processo Violação & voltar a responder outras perguntas. Eu não acho que eu estava errado por querer saber por que ...

Hoje estava nas mãos do tribunal em última instância; O Tribunal de Opinião Pública e nele eu tenho uma resposta para minha pergunta; Os direitos de marca do nosso IPA tem limites.

Defender um negócio requer respostas a perguntas difíceis. Tais como As nossas bases são sólidas? Os nossos sabores estão corretos? Os nossos rótulos têm de ser defendidos?

Hoje, 13 de janeiro de 2015, é o pior dia desde sempre em 23 anos da minha crescente cervejaria. Pior. Crescer um negócio envolve defender o negócio ...