Lagunitas processa Sierra Nevada

Design do rótulo da IPA põe em confronto duas das maiores artesanais dos EUA

Compare os rótulos: o do novo lançamento da Sierra Nevada e o da IPA da Lagunitas, cervejaria que processa a concorrente por suposto plágio no design (Foto: Reprodução) 

Compare os rótulos: o do novo lançamento da Sierra Nevada e o da IPA da Lagunitas, cervejaria que processa a concorrente por suposto plágio no design (Foto: Reprodução) 

Uma alegação de suposto plágio põe em confronto duas das maiores cervejarias artesanais dos Estados Unidos. Inconformada com a suposta cópia do rótulo de sua IPA, a Lagunitas, de Petaluma, abriu processo contra a Sierra Nevada, de Chico. O centro da questão é o desenho das letras da India Pale Ale. A briga ocorre em um momento em que ambas as cervejarias californianas lançam ofensiva para expandir sua distribuição nacional. A Sierra Nevada é a segunda maior cervejaria artesanal do país, e a Lagunitas, a número 5.

O proprietário da Lagunitas, Tony Magee, argumenta que o design da Sierra Nevada usa maiúsculas grandes, em negrito e com fonte (lettering) similar. Em seu blog, nesta terça-feira, 13, a Lagunitas procurou esclarecer o porquê da ação, ingressada na segunda-feira numa corte do norte da Califórnia. Leia a seguir uma síntese:

"A questão não são três letras. Não é a sigla IPA. Existem milhares de IPAs no país que usam as iniciais e permanecem verdadeiramente únicas em sabor, e em branding. A questão é o design. Trata-se de símbolos. Queríamos algo que seria reconhecido por amantes da cerveja em todo o país. Por essa razão, temos de proteger esse trabalho. Tentamos conversar, mas foram repelidos. É chato, mas sempre prezamos um pouco de singularidade em um mundo e uma indústria de incrível criatividade. Quando a nossa essência é desafiada, sentimos que temos de responder".

O mercado de cerveja artesanal nos Estados Unidos cresceu 18% no primeiro semestre de 2014, tendo a Lagunitas aberto uma planta em Chicago (Illinois) e a Sierra Nevada, uma nas imediações de Asheville, na Carolina do Norte. Conforme a queixa, em dezembro, Tony Magee, da Lagunitas, tomou conhecimento de que o rótulo da nova Hop Hunter IPA, da Sierra Nevada, programado para ser lançado em 15 de janeiro, seria parecido com o da IPA que é carro-chefe da Lagunitas e foi lançada 20 anos atrás.

A Sierra Nevada se defende com a seguinte manifestação, reproduzida em seu blog:

"Fundada em 1980, a Sierra Nevada é uma pioneira da fabricação de cerveja artesanal e definidora de padrões de qualidade. A história da nossa marca sempre foi a nossa paixão, inovação e espírito intrépido. Fazemos IPAs desde 1981. A Hop Hunter IPA é o mais recente produto em nosso portfólio, com a brilhante bandeira da Sierra Nevada bem visível na parte superior do design, e o estilo de cerveja debaixo − neste caso, IPA − para que os consumidores de cerveja saibam exatamente que tipo de cerveja estão levando. Não temos nenhum interesse em que nossos produtos sejam confundidos com qualquer outra marca."