Grupo catarinense participa de missão empresarial do segmento cervejeiro na Bélgica

Comitiva reúne a Father Estratégias Internacionais, a Expedição Cervejeira e o Sebrae/SC

Em .viagem de 10 dias, grupo faz imersões de negócios e visitas a cervejarias belgas (Foto: Divulgação)

A missão empresarial na Bélgica envolve 22 viajantes catarinenses, entre empresários, mentores de negócios e profissionais do ramo cervejeiro, e tem o objetivo de promover o acesso a conhecimentos e insights que podem ser aplicados em diferentes áreas de empreendimentos locais. Até o dia 24 de abril, o grupo comandado pela Father Estratégias Internacionais, especializada em soluções para negócios no exterior, em parceria com o Sebrae/SC e com a Expedição Cervejeira fará imersões e visitas guiadas a históricas cervejarias belgas, brewpubs e pubs, além de conhecer locais exclusivos e pouco acessíveis.

Sabrina Mengarda, técnica da Father Estratégias Internacionais que acompanha a missão, comenta:

"Estamos confiantes de que essa missão irá trazer inúmeros benefícios para os participantes, bem como para o setor cervejeiro de Santa Catarina. Entender como a produção cervejeira ocorre em um dos berços mundiais da bebida e como ela é encarada como um produto de negócio para além do território local são informações que podem despertar novas estratégias empreendedoras para as cervejas catarinenses."

O Sebrae/SC, por meio das ações do programa Go To Market, tem sido um grande incentivador do desenvolvimento das micro e pequenas empresas do segmento cervejeiro – e, integrante da comitiva na Bélgica, reforça a importância do conhecimento internacional aplicado a negócios locais para uma melhor performance e resultados nas empresas catarinenses.

Filipe Gallotti, gerente de Negócios do Sebrae/SC, afirma:

"A inteligência internacional adquirida em missões como essa é fundamental para incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios no setor cervejeiro e contribuir para o crescimento econômico do nosso estado."

Douglas Merlo, sommelier de cervejas e jurado de concursos nacionais e internacionais, é um dos parceiros da missão na Bélgica, país considerado a meca da cerveja. Para ele, a expedição deixou todos os participantes extasiados já nas primeiras visitas: duas cervejarias ao sul da Bélgica, que são de gestão familiar e especialistas no estilo Saison. Além dessas, visitas no pub da abadia de Westvleteren, o In de Vrede, à cervejaria De Dolle, à abadia de Val-Die, à cervejaria Brouwerij Malheur, que criou o tipo Bière Brut e à Bosteels Brewers, conhecida mundialmente por 3 marcas de cervejas icônicas: Kwak, Tripel Karmeliet e Deus também estiveram no roteiro.

"São experiências únicas que trazem um novo sentido para aquilo que vamos produzir a partir da nossa volta a Santa Catarina", diz o sommelier.