Beck's celebra 150 anos com cerveja criada por inteligência artificial
/Do design ao nome, os detalhes da 'Autonomous' foram definidos pela nova tecnologia
Atualizada, 19/4/2023, 19:17
Para celebrar seu aniversário de 150 anos, a cerveja Beck's promove um brinde mais do que especial e lança a "Autonomous", edição limitada e futurística de uma cerveja feita por inteligência artificial (IA). Desde a receita, chegando ao design da lata e até mesmo a campanha publicitária, tudo desta nova edição comemorativa passa pela nova tecnologia, que tem agitado todo o planeta, tornando o lançamento uma das primeiras cervejas criadas por uma máquina no mundo.
Conhecida por seu amargor característico, Beck's trabalhou em conjunto com a IA para criar a "receita perfeita". Após diversos testes e combinações diferentes de sabores, com trocas constantes com os principais programas de IA do mundo, a versão final é uma união entre água, malte, lúpulo e levedura, "associados a um quinto ingrediente secreto: anos de expertise cervejeira, dedicação e criatividade, sem esquecer, logicamente, a tecnologia". A cerveja será fabricada na sede e cidade natal de Beck's: Bremen, na Alemanha.
Laura Salway, diretora de marketing global da Beck's, destaca:
"Para o nosso 150º aniversário, sabíamos que tínhamos de fazer algo especial, então, demos à IA o desafio de nos ajudar a criar uma edição limitada da nossa cerveja para essa celebração. A inovação contínua, a quebra de limites e a criação de cervejas marcantes são as coisas que mais fazemos aqui. Temos um histórico de pioneirismos e fizemos questão de trazermos este espírito nesta criação."
Desde seu nascimento, Beck's é associada à inovação no mundo cervejeiro, pois, em sua história, criou as primeiras garrafas verdes para cerveja, lançou o primeiro six-pack e foi a primeira marca a enviar lúpulos para o espaço. Agora, para este primeiro projeto envolvendo inteligência artificial, Beck’s utilizou o Chat GPT e o Midjourney para desenvolver o novo rótulo, trabalhando com a tecnologia na criação e desenvolvimento contínuo, até chegar à versão final.
"Oferecemos à IA uma escolha de diversos ingredientes, depois, trabalhamos em conjunto para formularmos a receita. É realmente uma cerveja do futuro. Com essa novidade, queremos mostrar como os humanos podem trabalhar em conjunto com inteligências artificiais para revolucionarmos o mercado de bebidas. Acreditamos que seja só o começo de grandes lançamentos que virão, pois temos planos de ampliar essa parceria em um futuro próximo. Já para esse ano, iremos desenvolver um novo design para as nossas embalagens, inspirada nessa nova tecnologia", explica Laura.
A "Autonomous" chega em edição limitada, ainda em abril: serão 450 exemplares, lançados na Alemanha, na Itália e no Reino Unido.