Abertas inscrições para o Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge
/Em sua sétima edição, campeonato terá pela primeira vez sua final mundial em Madri
Atualizada, 20/4/2023, 9:30
Para a edição Bartenders & Baristas Challenge 2023, a marca espanhola de licores Licor 43 levará os finalistas da competição global para um mergulho em coquetéis, cafés e na cultura da capital de seu país, Madri.
Desde 2017, o Licor 43 convoca bartenders e baristas de todo o mundo para mostrar sua experiência e imaginação na arte de combinar Licor 43 e café. As inscrições já estão abertas pelo site www.licor43.com.br, com a final brasileira marcada para julho, em São Paulo, seguida da grande final, em Madri, de 16 a 19 de outubro.
Julian Fernandez, diretor de marketing da Zamora Company, comenta:
"Madri é uma das cidades mais importantes da Espanha - senão a mais - para mixologia, além de gastronomia, arte e entretenimento. Os nossos três anos em Grã Canária foram fabulosos e extremamente educativos com as visitas às plantações de café, mas agora vamos levar os participantes à nossa cidade natal para uma imersão total na cultura espanhola, tão intrínseca ao Licor 43 como o licor símbolo da Espanha."
Neste ano, retornando ao corpo de jurados, está o Campeão Internacional de Barista, Merijn Gijsbers, que trabalha com a competição desde 2019; juntando-se estará o campeão do ano passado, Yefferson Avila, que venceu com seu coquetel Armonía.
O Brasil irá se juntar a outros oito mercados importantes do Licor 43 em todo o mundo para a competição: Estônia, México, Espanha, Alemanha, EUA, Colômbia, Peru e Costa Rica. Cada país terá seu júri – formado por especialistas em coquetéis, cafés e gastronomia - para eleger o vencedor local que concorrerá na Grande Final. O vencedor mundial de 2023 receberá uma bolsa para investir em equipamentos profissionais e cursos de desenvolvimento de carreira, fará parte do corpo de jurados do próximo B&B Challenge, além de se tornar o Coffee Master Licor 43, em 2024, participando dos principais eventos internacionais da marca.
O café faz parte da história do Licor 43 há muito tempo, desde o Café Asiático em Cartagena e o Café Barraquito, em Tenerife, na década de 1950, até o Carajillo nos dias atuais.
"Existe um casamento natural de aromas e sabores entre o Licor 43 e o café, e nos últimos sete anos que realizamos esta competição, podemos ver a inspiração que essa combinação tem servido para os bartenders e baristas", acrescenta Julian Fernández.
Como participar
Os interessados em participar do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2023 devem acessar o site www.licor43.com.br, onde serão redirecionados para o site oficial do campeonato, https://bbchallenge.licor43.com/. As inscrições vão até o dia 15 de maio e é necessário que o candidato seja bartender ou barista profissional. O desafio é criar uma receita exclusiva contendo Licor 43 e café.
A bartender vencedora da etapa nacional em 2021
A criatividade, ousadia e uma boa história por trás do coquetel são elementos fundamentais para conquistar o público e os jurados. No ano passado, em disputa acirrada entre os finalistas, a bartender do Rio Grande do Norte, Thalita Cacho, levou o título da etapa nacional, conquistou também os jurados internacionais e colocou o Brasil no lugar mais alto do pódio. Em 2022, Thalita, que também atua como consultora de bares e acaba de aterrizar para uma temporada em Portugal, será uma das juradas das finais globais que vão acontecer nas Ilhas Canárias, em outubro, na Espanha.
"Eu nem esperava ganhar no ano passado, com tanta gente boa e talentosa concorrendo, achei que ia ser super difícil, mas rolou. Acho que o que pegou foi a história por trás e a combinação dos ingredientes", contou Thalita Cacho, durante sua participação no Bar Convent São Paulo 2022.
A combinação do Tropicália, drinque servido em taça coupe, leva 50ml de Licor 43, 25ml de café Catuaí amarelo servido quente, 20 ml de polpa de maracujá coado e uma bola de gelo. Como guarnição, uma folha de manjericão basílico para decorar.
Vice-campeão em 2020 com o coquetel Cartola, Yan Cevidanes, bartender de Juiz de Fora-MG volta em 2022 depois de aperfeiçoar algumas técnicas para conquistar o juri, entre elas o storytelling e a montagem do drinque:
"Quero poder encantar os jurados com a minha história e o conceito sobre o coquetel, e dar mais atenção a montagem para dessa vez por a mão no ouro."
Ao lado de Thalita Cacho como juízes globais estão o guru dos coquetéis e campeão holandês de barismo, Merijn Gijsbers e a professora de mixologia e consultora de bares Lynnette Marrero. A tarefa deles será encontrar a melhor nova receita de coquetel que envolva Licor 43 com café.
Licor 43 está empenhado em apoiar e envolver os bartenders e baristas por meio da competição. Para Julian Fernandez, diretor global de Inovação de Marketing dos destilados da Zamora Company, manter o formato virtual que teve início em 2020 possibilita que pessoas de diferentes partes participem:
"Com essa dinâmica, em 2021 alcançamos um público amplo globalmente, cumprindo com a missão de educar e inspirar paixão por Licor 43 como o licor número um em coquetéis com café. Esperamos mais uma vez ser surpreendidos pelo pensamento, criatividade e esforço que os participantes colocam em suas criações."
Interessados em participar devem efetuar a inscrição no site global da marca e postar um vídeo da receita em suas redes sociais usando a #LICOR43BB22 realizando a receita do drink proposto e comentando sua criação. Cada país que participa da competição terá o seu vencedor, que disputará a final global, fase em que os participantes revisarão suas receitas para que possam ser avaliadas pelo painel de jurados. Esses vídeos serão exibidos no canal Licor 43 do Youtube com um vencedor adicional votado pelo público de 17 a 20 de outubro de 2022
O café faz parte da história do Licor 43, desde o Café Asiatico em Cartagena até o Café Barraquito em Tenerife, na década de 1950, para o Carajillo 43 hoje, o coquetel mais procurado na plataforma Difford’s Guide no Brasil em 2020.
Julian Fernández acrescenta:
"Há um casamento natural de aromas e sabores entre Licor 43 e café, e nos últimos quatro anos que administramos esta competição podemos ver a inspiração que isso tem sido para bartenders e baristas de todo o mundo."