Bierland divulga edital do 6º Concurso Cervejeiro Caseiro

Desafio dos participantes em 2017 é produzir uma Pumpkin Ale, cerveja com abóbora

Vencedor do concurso terá a sua cerveja caseira produzida em grande escala pela Bierland, de Blumenau/SC (Foto: Divulgação)

Aqueles que pretendem disputar a chance de ter a sua receita de cerveja caseira produzida em grande escala pela Cervejaria Bierland, de Blumenau (SC), devem ficar atentos. O edital do 6º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland foi publicado em 2 de fevereiro. O documento com todas as informações pode ser acessado neste link. Neste ano, os cervejeiros terão como desafio produzir uma cerveja do estilo Pumpkin Ale - uma bebida com abóbora.

A divulgação do estilo foi feita dia 31 de outubro do ano passado - Dia das Bruxas. Pouco conhecido e difundido no Brasil, o estilo chamou a atenção dos organizadores do concurso, que viram a oportunidade de incentivar a produção de uma cerveja diferenciada.

O sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger, destaca:

“A cada edição, buscamos trazer novidades e desafios que estimulem os cervejeiros caseiros a criar rótulos diferentes e de sabores marcantes. A escolha do estilo Pumpkin Ale veio justamente para isso e achamos interessante divulgá-lo em uma data em que o ingrediente principal está em evidência. Estamos ansiosos para mais esta edição do concurso!”

Apesar de serem pouco conhecidas em algumas regiões do Brasil, as cervejas de estilo Pumpkin Ale já existem há muitos anos. O sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich, explica que esse estilo surgiu na época da colonização dos Estados Unidos, país em que há muitas plantações de abóbora.

“Na época, a abóbora foi uma alternativa encontrada para agregar o açúcar necessário para a fermentação da cerveja juntamente com o malte”, explica.

No entanto, por muitos anos, as cervejas Pumpkin Ale ficaram esquecidas e voltaram a aparecer na década de 1980.

“O estilo Pumpkin Ale é feito a partir de uma cerveja base, que pode ser de qualquer estilo, e com pedaços, pasta, calda ou outra forma de inserção da abóbora em algumas partes do processo de fabricação do rótulo. Geralmente, essas cervejas possuem um sabor mais adocicado e marcante”, comenta o sommelier.

O concurso

Criado em 2012, o concurso ocorre anualmente e registra crescimento a cada ano. Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações, visa valorizar a produção artesanal de cervejas.

Com 60 participantes na primeira edição, o sucesso foi tão grande que a Bierland incorporou o concurso no calendário de atividades. Com isso, o concurso também passou a ser homologado oficialmente através do AHA/BJCP Sanctioned Competition Program (SCP), atendendo às mesmas diretrizes que orientam a organização dos maiores e mais importantes concursos de cerveja caseira no mundo inteiro.