Pumpkin Ale é o estilo do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland 2017

Cervejaria aproveita o Dia das Bruxas para divulgar o próximo desafio para os homebrewers

Realizado aualmente, o concurso oferece a chance de o cervejeiro caseiro ver sua cerveja ser produzida em grande escala, na fábrica da Bierland, em Blumenau (Foto: Divulgação)

Realizado aualmente, o concurso oferece a chance de o cervejeiro caseiro ver sua cerveja ser produzida em grande escala, na fábrica da Bierland, em Blumenau (Foto: Divulgação)

Após pesquisas e conversas com especialistas do mercado cervejeiro, a Bierland definiu qual será o estilo de cerveja da 6ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, a ser disputado em 2017. A data de divulgação não poderia ser mais propícia: 31 de outubro, Dia das Bruxas. Isto porque o estilo selecionado foi o Pumpkin Ale, uma cerveja com abóbora.

Pouco conhecido e difundido no Brasil, esse estilo chamou a atenção dos organizadores do concurso, que viram a oportunidade de incentivar a produção de uma cerveja diferenciada.

O sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger, destaca:

“A cada edição, buscamos trazer novidades e desafios que estimulem os cervejeiros caseiros a criar rótulos diferentes e de sabores marcantes. A escolha do estilo Pumpkin Ale veio justamente para isso e achamos interessante divulgá-lo em uma data em que o ingrediente principal está em evidência. Estamos ansiosos para mais esta edição do concurso!”

O regulamento completo da 6ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, que conta com todas as informações necessárias para que os participantes tirem suas dúvidas, estará disponível no site da cervejaria a partir do início do ano que vem. O concurso acontece anualmente e o vencedor de cada edição tem a chance de ver sua cerveja ser produzida em grande escala, na fábrica da Bierland.

O estilo Pumpkin Ale

Apesar de serem pouco conhecidas em algumas regiões do Brasil, as cervejas de estilo Pumpkin Ale já existem há muitos anos. Conforme explica o sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich, esse estilo surgiu na época da colonização dos Estados Unidos, país em que há muitas plantações de abóbora.

“Na época, a abóbora foi uma alternativa encontrada para agregar o açúcar necessário para a fermentação da cerveja juntamente com o malte”, explica.

No entanto, por muitos anos, as cervejas Pumpkin Ale ficaram esquecidas e voltaram a aparecer na década de 1980.

“O estilo Pumpkin Ale é feito a partir de uma cerveja base, que pode ser de qualquer estilo, e com pedaços, pasta, calda ou outra forma de inserção da abóbora em algumas partes do processo de fabricação do rótulo. Geralmente, essas cervejas possuem um sabor mais adocicado e marcante”, comenta Yuri.