Lançamento da Edelbrau recupera história do lúpulo no RS

Cervejaria gaúcha produz 'Fresh Hop Pale Ale' a partir de mudas da década de 1950

Álbum de família conserva cenas do período em que se cultivava lúpulo em Nova Petrópolis/RS (Foto: acervo da família Hoblik)

Concebido para ser uma linha de inovação, o projeto Bier Lab, da cervejaria Edelbrau, acabou encontrando no passado sua inspiração e trouxe à tona uma história pouco conhecida sobre o cultivo de lúpulo no Rio Grande do Sul.

A cerveja que está sendo lançada recebeu o nome de Fresh Hop Pale Ale. O quarto estilo produzido pela linha de inovação da cervejaria marca também um resgate histórico e cultural de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, onde a cervejaria está instalada: com o auxílio de vizinhos e historiadores locais, a equipe da Cervejaria Edelbrau buscou a origem da plantação de lúpulo na cidade e descobriu que na década de 50, pelas mãos e olhos do austríaco Roland Hoblik, Nova Petrópolis cultivava e vendia lúpulos para cervejarias da época.

A área onde a família Hoblik plantava lúpulo, localizada na região rural de Nova Petrópolis, ainda conta com algumas mudas preservadas por Henrique Udo Evers. E foi daí que nasceu a inspiração para a Fresh Hop Pale Ale.

Fernando Maldaner, sócio da Cervejaria Edelbrau, destaca:

“Entendemos que precisávamos contar essa história, rica de cultura, que valoriza a cidade, o povo que migrou para a nossa região e nossa tradição cervejeira”

Projeto de inovação da cervejaria, o Bier Lab, lança o seu quarto rótulo (Foto: Roberta Bratz/Divulgação)

Detalhe da plantação de lúpulo do austríaco Roland Hoblik no meio do século passado na serra gaúcha (Foto: acervo da família Hoblik)

 

Das mudas mantidas desde os anos 50, a Edelbrau fez sua plantação ao lado da Cervejaria. Passados cerca de 10 meses desde o plantio, a Edelbrau lança sua primeira cerveja fabricada com lúpulo próprio.

“No período que o lúpulo crescia aqui na cervejaria começamos a resgatar os detalhes dessa história e localizamos o filho do austríaco Roland Hoblik, que hoje mora na Região Metropolitana de Porto Alegre. Gerhard Hoblik nos detalhou em vídeo como era a época em que ele ajudava a cultivar o plantio de lúpulo em Nova Petrópolis e nos ajudou a chegar nessa cerveja carregada de sabor e de boas histórias”, finaliza Maldaner.