Festa celebra os 12 anos de Confraria Feminina de Cerveja

Celebração da Confece ocorre no Paladino, em Belo Horizonte/MG

O grupo de apreciadoras de cerveja artesanal consagrou um evento anual em Belo Horizonte (Foto: Gustavo Xingu/Divulgação)

O grupo de apreciadoras de cerveja artesanal consagrou um evento anual em Belo Horizonte (Foto: Gustavo Xingu/Divulgação)

A "primeira Confraria Feminina de Cerveja do Brasil" faz uma grande festa de aniversário todo ano. O tema da festa brinca com os 12 signos da Astrologia, pois a Confraria Feminina de Cerveja (Confece) está completando 12 anos. O evento ocorre no dia 27 de abril (sábado), das 13h às 19h, no restaurante Paladino. E a pergunta que inspira é: "qual o seu signo cervejeiro?"

Viviane Bastos, confreira da Confece, brinca:

“Você é um equilibrado como os librianos, que provam um pouco de cada tipo de cerveja? Ou é um apaixonado como os nascidos em escorpião, que demonstram seu fervor a cada gole? Ou quem sabe é do tipo que gosta de valorizar suas cervejas preferidas e já conhecidas como os sensíveis piscianos ou mesmo o oposto: quer sabores exóticos novos e nunca antes provados como os audaciosos aquarianos? Nesta festa... Tudo é possível! E a nossa ideia este ano foi brincar com as pessoas usando um tema tão amplo e divertido como a Astrologia.”

É mais de uma década de muito estudo, dedicação, participação e também uma força que resgata e fortalece o papel da mulher no mundo da cerveja. A Festa da Confece já se tornou um dos eventos mais tradicionais e disputados do calendário cervejeiro nacional e, a cada ano, conta com mais parceiros. Estão contabilizadas aproximadamente 50 cervejariase 22 restaurantes para esta 12ª edição, além de inúmeros lançamentos previstos.

“Ainda estamos finalizando estes números – que podem aumentar - e vale ressaltar a importante presença de cervejarias de outras partes do país e também do interior de Minas Gerais, que estão entrando agora na capital. Teremos uma grande diversidade de rótulos novos e outros também já conhecidos e muito apreciados por nossos convidados. Muitos restaurantes criam novos pratos ou petiscos para trazer e muitas das cervejarias aproveitam a ocasião para lançar suas novas cervejas para um público selecionado e algumas, até fazem suas estreias no mercado em nossas festas”, complementa Viviane.

A confreira Ludmilla Fonttainha complementa:

“Ainda estamos finalizando estes números – que podem aumentar - e vale ressaltar a importante presença de cervejarias de outras partes do país e também do interior de Minas Gerais, que estão entrando agora na capital. Teremos uma grande diversidade de rótulos novos e outros também já conhecidos e muito apreciados por nossos convidados. Muitos restaurantes criam novos pratos ou petiscos para trazer e muitas das cervejarias aproveitam a ocasião para lançar suas novas cervejas para um público selecionado e algumas, até fazem suas estreias no mercado em nossas festas.”

O setlist cervejeiro deste ano traz novos parceiros do interior de Minas Gerais para a Festa da Confece, como a Botocudos Cervejaria Artesanal, da cidade de Alvinópolis, Riesenrad e Hop Makers, ambas de Divinópolis, e Baum Beer, de Conselheiro Lafaiete. Já do Sul de Minas, os convidados terão a oportunidade de conhecer os rótulos da cervejaria Fritz, de Monte Verde.

Entre os parceiros de fora do estado, as paulistas Madalena, Dádiva, Baden Baden e Nacional, a Leopoldina (RS), a Overhop, de Angra dos Reis (RS), a Wonderland Brewery, do Rio de Janeiro (RJ), e a Eisenbahn, de Blumenau (SC).

De Minas Gerais, na Região Metropolitana de BH, as novas parceiras são a Jairo's Beer de Betim e as cervejarias Slod e Athos de Nova Lima. E, chegando à capital mineira, a festa vai contar também com a variedade de estilos do Albano's e da Cervejaria Seu Tomé.

A Confece conta ainda com um grupo de cervejarias que já participam da festa há mais tempo. A lista inclui a Colorado, Antuérpia, Backer, Bruder, Capa Preta, Caraça, CTP, Dünn, Évora, Falke, Fatach, Fürst, Geraes, Gosling, Heineken, Krug Bier, Leuven, Loba, Sthalberg, Pampulha, Peripécia, Prussia, Sátira, Timboo, Terezópolis, Trinca Cervejaria, Uaimií, Verace, Vinil e Wäls, entre outras.

Do cardápio gastronômico, um dos destaques é a ‘Cozinha ao Vivo’, onde chefs prepararão pratos especiais na hora para os convidados, com destaque para as carnes angus, oferecidas pelo apoiador master Super Nosso, assim como uma mesa de pães e patês. A lista continua com os petiscos do Barbecue, Big Churrasco, Brother's, Buffet Carmen Missiaggia, Casa Ávila, Duke n' Duke, Est Est Est, Granmoar, HipperFrios, Jamal, Paladino, Pipoca Gourmet, Pizzaperitivo, Planeta Lúpulo, Restaurante do Porto, Rústico, S4 You, San Ville, Sorveteria Sol e Neve, Vilma Macarrão, X-Tudo e Zé do Espeto, entre outros. A seleção musical tem a dupla La Bière, DJ Saggaz e a banda Velotrol.

confece-9-anos.jpeg

2014

7 anos da Confece

confece-10-anos.jpeg

2016

9 anos da Confece

2018-confece.jpg

2017

10 anos da Confece


Serviço

  • O quê: Festa da Confece – 12 anos
  • Quando: 27 de abril de 2019 – sábado, das 13h às 19h
  • Onde: Restaurante Paladino (Avenida Gildo Macedo Lacerda, 300 – Braúnas – Belo Horizonte/MG)