Copa Tayrona recebe inscrições até 31 de janeiro

Edição de 2023 do concurso em Santa Marta, Colômbia, teve domínio argentino no quadro de medalhas

Concurso faz parte da Liga Maestros de la Cerveza (Foto: Divulgação)

Atualizada, 19/1/2024, 12:10

A Copa Tayrona realiza a sua edição 2024 de 12 a 18 de fevereiro, em Santa Marta, Colômbia, sede desse concurso internacional de cervejas. As inscrições vão até 31 de janeiro. Podem participar também cervejarias ciganas, desde que legalmente constituídas - o registro deverá conter os dados da cervejaria cigana, mas será necessário indicar também as informações da cervejaria onde a bebida é produzida.

As inscrições são por formulário eletrônico disponível em www.copatayrona.com, a ser preenchido e enviado pelo próprio site. Conforme a organização, cada participante receberá por email uma cópia da sua inscrição.

A taxa de inscrição:

  • Primeiro rótulo (cerveja) inscrito: US$ 85
  • A partir do terceiro rótulo, US$ 80

O julgamento das cervejas será por meio do Guia de Estilos 2023 da Brewers Association, republicado no site www.copatayrona.com.

As premiadas na Copa Tayrona 2023

A cerveja Werneck Ouro fez jus ao nome e conquistou ouro na Copa Tayrona 2023. Venceu a categoria Belgian-Style Strong Blonde Ale no concurso, realizado entre 24 e 30 de janeiro de 2023, em Santa Marta, Colômbia. Foi a única medalha obtida pelo Brasil nesta edição (confira aqui todas as cervejas premiadas).

Cervejarias do Peru e da Argentina se destacaram na Copa neste ano. Entre as cervejarias, a argentina Juguetes Perdidos ganhou duas das três medalhas do Best of Show: a prata com a Gose Tonic, uma Field Beer, e o bronze com a Bring Alfajores, destaque na categoria Chocolate or Cocoa Beer. O ouro foi para a Santa, Experimental Beer da Ucuchá, de Ancash (Peru).

Cervejarias de todo o mundo podem participar na premiação, cujo júri segue o guia de estilos da Brewers Association (BA). A organização conta com a curadoria de Juan Carlos Torres, à frente da cervejaria Master Beer, e faz parte da Liga Maestros de la Cerveza, que reúne algumas das principais competições na América Latina.

As cervejas brasileiras premiadas em 2019

Evento que encerrou o calendário de concursos cervejeiros em 2019, a Copa Tayrona premiou oito cervejas brasileiras. As avaliações ocorreram de 2 a 7 de dezembro. Em paralelo ao concurso ocorreu um festival cervejeiro em Santa Marta, na costa caribenha.

As cervejas brasileiras que conquistaram medalha (entre parênteses a categoria) e saiba mais sobre cada cervejaria ao clicar no nome:

PRATA

Bamberg Rauchbier Habanero (Chilly Pepper Beer) - Cervejaria: Bamberg (Votorantim-SP)

Bamberg Sepultura Ale (English Scottish & Irish Ales/Special Bitter) - Cervejaria: Bamberg (Votorantim-SP)

Phare Australian Pale Ale - Cervejaria: Phare (Garopaba-SC)

St Patrick's Beer Classic Irish Dry Stout (British Irish, Portes & Stout) - Cervejaria: St Patrick's Beer (Ipeúna-SP)

Turatti American IPA - Cervejaria: Turatti (Fortaleza-CE)

BRONZE

Albanos Juicy Dr Hazy IPA - Cervejaria: Albanos (Belo Horizonte-MG)

Ashby American Pale Ale (American Blonde Pale & Hazy Pale Ale) - Ashby (Amparo-SP)

Lohn Bier Carvoeira (Herb & Spice) - Cervejaria: Lohn Bier (Lauro Müller-SC)

Antes da realização do evento, em entrevista, o presidente do concurso, Juan Carlos Torres, havia explicado os destaques desta primeira edição. Juan é engenheiro industrial, pós-graduado em gestão de empresas, mestre-cervejeiro pelo Instituto Cervezas de América, e com formação em Tecnologia Cervejeira pelo Siebel Institute. É Juiz certificado pelo BJCP, já julgou cervejas em competições como Copa Cervezas de América, Aro Rojo e concursos na República Dominicana, entre outras.

Juan Carlos Torres preside a Copa Tayrona (Foto: Divulgação)

Quem organiza a Copa Tayrona?

Somos um concurso cervejeiro organizado pela Master Beer, realizado em Santa Marta, Colômbia. Esperamos receber cervejarias de toda o continente americano. O nosso grande diferencial está nos critérios de avaliação, regidos pelo Guia Brewers Association. A Master Beer é uma cervejaria artesanal colombiana independente, uma das mais importantes da Colômbia com 5 anos de atuação no mercado.

Qual a importância da Copa Tayrona para a América Latina?

O concurso é de grande importância e relevância para o mercado. Além de contribuir para a promoção da cerveja artesanal na América Latina é uma das únicas competições latinoamericanas que realiza julgamentos sob o guia BA. A mesma metodologia de avaliação para cervejarias profissionais utilizada em competições como Great American Beer Festival e World Beer Cup.

O que podemos esperar do concurso?

Essa é a primeira edição do concurso, que é certificado pela Copa Cervezas de América (Chile). Todo o processo de organização, avaliação e feedback digital leva o know-how deles, que contam com oito anos de experiência. Podem participar todos os países do mundo, ainda que o foco seja o continente americano. Já estão inscritas cervejas do Japão e Cingapura, por exemplo. Junto às avaliações (de 2 a 7 de dezembro) ocorrerá um Festival Cervejeiro, em Santa Marta, que fica na costa caribenha. O festival contará com estandes de mais de 10 cervejarias artesanais colombianas, além de shows e apresentações musicais.

Por que a Copa Tayrona é uma competição diferente?

O concurso é diferente em muitos aspectos. A começar pela quebra de paradigma na América Latina da avaliação ser pelo guia BA. Além disso, teremos com um festival divertido, com passeios em Iates pelas praia mais representativas do parque Tayrona. Proporcionando um espaço de networking, relaxamento e diversão para os participantes. Outra diferença, as tradicionais conferências cervejeiras, bastante presentes em eventos como esse, darão lugar a conversas livres, abertas e gratuitas para os interessados em participar.

Por que as cervejarias brasileiras devem que participar da Copa Tayrona?

Vamos receber as principais cervejarias da América Latina, e o Brasil, que hoje tem posição de destaque nesse mercado, não pode ficar de fora. É uma grande oportunidade de ter um feedback profissional, de competir com grandes cervejarias da América, ganhar projeção e reconhecimento. Além disso, podem inscrever cervejas experimentais para serem avaliadas.