Cervejaria Doutor Duranz leva ao Mondial vencedora de concurso

Integrante da Rota Cervejeira RJ fez desafio entre cervejeiros caseiros em busca de receita criativa

Jurados mostram o resultado da avaliação: Black Sour ficou com o primeiro lugar da competição promovida em Petrópolis (Foto: Divulgação)

A Cervejaria Doutor Duranz, de Petrópolis, integrante da Rota Cervejeira RJ, realizou na última semana, em sua sede, o julgamento do concurso “Sua receita no Mondial de la Bière”, que vai lançar a cerveja vencedora no Mondial de la Bière Rio 2019 e inscrevê-la no tradicional e competitivo concurso do evento.

Participaram do julgamento seis jurados profissionais do meio cervejeiro, que se disseram satisfeitos com o alto nível das cervejas apresentadas. Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ e uma das juradas, destacou sua alegria em poder participar do concurso:

“Achei incrível esta iniciativa, principalmente por ser um concurso promovido por uma pequena (de tamanho), mas grande (em propósitos) cervejaria de Petrópolis, e que fomenta a cultura cervejeira, estimulando e apoiando o cervejeiro caseiro a criar uma receita, que será reproduzida dentro de uma fábrica 1.000 litros, o que sabemos ser muito difícil para quem está começando. Quem dera se todos tivessem uma oportunidade como essa.”

O concurso realizado pela cervejaria Doutor Duranz recebeu mais de 10 amostras de diferentes estilos de cerveja, todas escuras e com algum ingrediente especial que conferisse aroma e sabor diferenciados à cerveja. Teve cerveja com zimbro, capim limão, rapadura, canela, frutas diversas, entre outros, não deixando faltar criatividade e harmonia.

Além do apoio da Confraria dos Cervejeiros Caseiros de Petrópolis (CCCP) e da Acerva Petrópolis, que trouxe diversos concorrentes da cidade, o concurso contou também com o apoio da Casa Olec, que, além de ser responsável por alguns dos prêmios do concurso, também ajudou na divulgação, impulsionando a participação de cervejeiros de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e da cidade do Rio de Janeiro.

Ricardo Branco, cervejeiro da Doutor Duranz e jurado do concurso, destacou:

“Para nós, da Doutor Duranz, é uma honra abrir as portas de nossa fábrica para receber cervejeiros caseiros. A cerveja vencedora, além de ser lançada no Mondial de La Bière, será também incorporada ao nosso rol de produtos e, muito em breve, poderá ser encontrada em todos os pontos de venda que trabalham com as cervejas da Doutor Duranz.”

O vencedor do concurso promovido pela Doutor Duranz foi o cervejeiro artesanal Leonardo de Moura Lima Oliveira, integrante da CCCP. Ele inscreveu sua receita Black Sour, com maltes torrados e coco queimado, e terá sua cerveja produzida na fábrica da Cervejaria Doutor Duranz, lançada e inscrita no concurso do Mondial de La Bière. Ele também estará todos os dias do evento no stand da cervejaria e recebeu um kit com brindes diversos.

Curiosamente, o segundo e terceiro lugares do concurso promovido pela Doutor Duranz ficaram com o cervejeiro Marco Antonio Bastos Ferreira, integrante da ACERVA - Petrópolis, que concorreu, respectivamente, com uma Black IPA, com goiaba, e com uma Munich Dunkel, com frutas vermelhas. Ele ganhou ingressos para o Mondial de la Bière e um kit com brindes da cervejaria Doutor Duranz. .

Por telefone, logo após ser informado sobre resultado do concurso, o vencedor do concurso, Leonardo de Moura Lima Oliveira, comentou:

“Estou muito feliz de poder produzir minha receita em escala industrial e ainda concorrer a um prêmio de grande importância para o mercado cervejeiro. Iniciativas como esta só reforçam o título de Petrópolis com Capital Estadual da Cerveja e trazem incentivo para que os cervejeiros caseiros se profissionalizem cada vez mais.”

Outras novidades das cervejarias da Serra do Rio:

Ranz Bier

A cervejaria Ranz Bier, de Nova Friburgo, lançou a cerveja “Pula Fogueira”, uma cerveja lager, com base de batata doce, para os mais animados comemorarem as festas Juninas e Julinas da Serra.

Também neste mês, a cervejaria vai participar da tradicional Festa Vila Mozer com a recém criada cerveja “Tô de Broa”, que tem como base as famosas broas da família Mozer. A Festa da Vila Mozer acontece há alguns anos em Nova Friburgo e conta sempre com apresentações de grupos de forró e barraquinhas de comidas típicas.

Segundo o cervejeiro Ranz, o grande destaque da festa será mesmo a broa da família Mozer, que poderá ser acompanhada por geléias ou cremes e, agora, também com a cerveja “Tô de Broa”.

Outra novidade da Ranz é que até o final do mês a cervejaria estará aberta, de segunda a quinta-feira, de 10h às 19h, e às sextas, sábados e domingos até as 21h, aproveitando o grande movimento de turistas neste inverno e período de férias escolares em Lumiar. A cervejaria contará sempre com um chef convidado, que vai preparar vários petiscos para os clientes em uma cozinha gourmet montada na área externa do bar da Ranz.

Por conta do frio, a Ranz está também lançando uma versão da sua “Topada”, uma cerveja vermelha, Red Ale, com pimenta e 7.3% de teor alcoólico. Este mês, a Ranz também foi palco para a criação da Cerveja “ Dama do Lumiar”, uma American Amber Ale, brassada pela turma de Tecnologia Avançada do Instituto de Cerveja do Brasil (ICB).

Cervejaria Pontal

A Cervejaria Pontal vai abrir suas portas em todos os finais de semana, de 10h às 14h, para os amantes da boa breja. É o projeto Cerveja Direto de Fábrica, onde os bons cervejeiros de plantão poderão beber as geladas Lonk Neck da Pontal no local onde são fabricadas, ao valor de R$ 4,50. Em agosto, a cervejaria pretende lançar também seu tour pela cervejaria.

A Pontal fica na Av. Conselheiro Július Arp, 80 - Galpão 14, no Centro de Nova Friburgo.

Dois anos da Alpendorf

No próximo dia 27 de julho, a Cervejaria Alpendorf estará comemorando seus dois anos com uma festa com 15 bicos de torneiras. A cervejaria promete dois lançamentos: uma Belgian Tripel e uma Gose. O evento terá entrada gratuita, com muita cerveja, música e gastronomia, e vai rolar de 11h às 22h.

A nova cerveja do estilo Gose, segundo o cervejeiro Gabriel Thuler, é uma cerveja levemente ácida e salgada, que será lançada em homenagem aos ancestrais italianos da família. A Gose leva em sua receita tomate e manjericão e foi criada em parceria com os chefs Lucas Thuler e Lorrany Birindiba, do Manjericão Gastronomia, de Nova Friburgo. O nome dessa cerveja será escolhido pelo público em votação pelo Instagram.

A Cervejaria Alpendorf fica na Casa Suíça, na Avenida Antonio Mário de Azevedo, nº 18700, bairro Conquista, em Nova Friburgo.