Rota da Cerveja

Rota Cervejeira RJ é destaque no Fórum do Turismo

Evento em Nova Friburgo reuniu representantes da serra fluminense

Visita à cervejaria Bohemia é um dos programas da rota cervejeira na serra fluminense (Foto: Divulgação)

Visita à cervejaria Bohemia é um dos programas da rota cervejeira na serra fluminense (Foto: Divulgação)

Um dos mais atrativos roteiros cervejeiros brasileiros, de uma região que inclui Petrópoles (RJ), terra de cervejarias como a Bohemia e de festas como a Bauernfest, a Rota Cervejeira RJ foi destaque no Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. O encontro, realizado em Nova Friburgo, em 24 de maio, discutiu como divulgar o interior fluminense para aumentar o fluxo de turistas. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio, o evento reuniu representantes das regiões da Serra Verde Imperial e Caminhos da Serra. (Para conhecer outros destinos cervejeiros, navegue na Rota da Cerveja)

As autoridades presentes receberam a equipe técnica da Setur-RJ/TurisRio e conheceram projetos e ações desenvolvidas. A Rota Cervejeira RJ foi apresentada como case de sucesso na Serra. Ana Cláudia Pampillòn, coordenadora da Rota, falou aos presentes todo o trabalho de criação e desenvolvimento da Rota Cervejeira:

"Hoje a Rota conta com 20 cervejarias associadas, mais a Acerva Guapimirim. Temos duas cervejaias em Nova Friburgo, duas de Teresópolis, e 16 de Petrópolis. Precisamos equilibrar esta participação em todos os municípios da Serra. A Rota tem atraído cada vez mais o interesse dos turístas do país inteiro e até do exterior. Somos parceiros importantes para o desenvolvimento também dos demais segmentos turísticos. Ganham todos: o setor hoteleiro, o gastronômico, os pontos turísticos e históricos dos municípios."

Durante o evento, os gestores do turismo do interior se interessaram pela Rota Cervejeira e, de início, já foi acertada uma reunião entre os representantes de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim para uma alinhamento estratégico de ações, para que a Rota Cervejeira RJ possa abraçar todos os municípios de forma igualitária.

Os participantes receberam, também, o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Ele é um instrumento de apoio para os representantes, que vão poder se basear nas informações para organizar e estruturar o setor turístico de suas cidades. Além disso, puderam conhecer também um pouco mais do trabalho da ABIH-RJ, Alerj, e Detro, através de palestras ministradas por profissionais dos respectivos órgãos.

Segundo Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, os fóruns são importantes não apenas para o desenvolvimento turístico das regiões, como também para aumentar a interação entre os gestores:

"O turismo hoje é um dos segmentos que mais crescem no mundo e por isso deve estar sempre em pauta. Sabemos das dificuldades, mas não podemos parar de trabalhar. Precisamos nos unir, para juntos atrair cada vez mais turistas para as regiões. A Setur está à disposição dos municípios para ajudar no que for necessário."