Rota Cervejeira RJ leva ao Mondial colaborativa com lúpulo fresco

FlorAPA foi feita pelas 19 cervejarias unidas pela associação turística e cervejeira da Serra do Rio

Os cervejeiros da Rota Cervejeira RJ celebram o resultado do trabalho coletivo (Foto: Divulgação)

A Rota Cervejeira RJ promete mais uma vez levar novidades para o Mondial de la Bière que se realiza no Rio de Janeiro. Como já é tradicional, a associação turística e cervejeira do Rio de Janeiro sempre apresenta uma cerveja colaborativa no evento, cuja edição deste ano vai de 4 a 8 de setembro, as cervejarias associadas reuniram seus cervejeiros para a produção de uma New England APA, que ganhou o nome de FlorAPA (teor alcóolico de 4,9%, amargor de 35 IBUs e temperatura ideal para consumo entre 5° a 8°C).

A FlorAPA foi produzida no Centro Cervejeiro da Serra, em Teresópolis, em julho deste ano. A levedura foi fornecida pela Agrária. Todos os ingredientes foram disponibilizados pelo Centro Cervejeiro da Serra. Foram usados lúpulos frescos do Viveiro Ninkasi, de Teresópolis. A Kromos Rótulos contribuiu com a produção dos rótulos para esta colaborativa da Rota Cervejeira RJ. A receita da colaborativa ficou por conta dos cervejeiros da Kanton Bier, Rota Imperial Colarinho da Serra, Mad Brew e Grupo Petrópolis.

Além do chope, a ser comercializado no estande da Rota Cervejeira RJ e nos estandes das cervejarias Alpendorf e Dr. Duranz nos pavilhões do Mondial, serão produzidas 250 garrafas da FlorAPA para serem presenteadas e até sorteadas durante o evento. No estande da Rota também serão divulgados os tours cervejeiros pelas agências 9.9, Serra Brasilis e Guapimirim Tur.

“Sempre levamos novidades das cervejarias da serra e nossa colaborativa para o Mondial. O público já procura essa nossa colaborativa, pois sabe que ela é única e só pode ser degustada durante o evento. Quem quiser saber como a FlorApa ficou vai ter que passar por lá!”, ressalta Ranzato.

New England APA (Foto: Divulgação)

Para a coordenadora da Rota, Ana Cláudia Pampillon, o uso de lúpulos frescos é a grande novidade desta colaborativa:

“Como todos os anos, procuramos trazer uma cerveja inédita com um ingrediente da Serra. Esse ano não será diferente e sim surpreendente, pois estamos fazendo uma cerveja com lúpulo fresco, brasileiro e principalmente cultivado na serra. Esse lúpulo em especial tem um aroma peculiar de manga carlotinha, destacando o terroir da região. Esse foi o principal motivo para escolhermos esse estilo de cerveja, para destacar os aromas delegados por esses lúpulos.”

A Rota Cervejeira RJ estará representada neste Mondial por 10 cervejarias associadas: Alpendorf; Odin; Bohemia; Pontal; Dr. Duranz, Mad Brew (no estande da Beer Underground); Therezópolis; Guapa, Da Corte e Grupo Petrópolis, que estará no evento com quatro estandes: Black Princess, Brassaria Ampolis, Weltenburger Kloster e Cerveja Petra.

Para quem não quiser esperar o Mondial de la Bière para conhecer a cerveja colaborativa da Rota Cervejeira RJ será possível degustá-la no dia 1º de setembro, na festa de terceiro aniversário da Overhop Experience, ou no dia 3 de setembro, véspera do Mondial, na Down Jones Market Beer, ambas no bairro de Botafogo.