Cerveja Blumenau Dona Patroa é a melhor do Brasil no Brussels Beer Challenge 2022

Grodziskie acumula 7 prêmios, incluindo a melhor cerveja do Concurso Brasileiro de Cervejas este ano

Lata da cerveja Dona Patroa e um manto e uma coroa

Dona Patroa é lançamento da Cerveja Blumenau (Foto: Leo Laps/Divulgação)

ATUALIZADA, 21/11/2022 11:31

A melhor cerveja do Brasil no Brussels Beer Challenge é a Dona Patroa, Grodziskie da Cerveja Blumenau. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (21), na Bélgica. Além da medalha de ouro no estilo Flavoured Beer: Smoked Beer, o rótulo ainda ganhou destaque na competição por ter obtido a maior nota entre os nove brasileiros premiados.

Esse é o sétimo prêmio da Grodziskie e terceiro internacional. Fora do Brasil, este ano ela já levou a prata no Barcelona Beer Challenge e o bronze no European Beer Star. Já no Brasil, além do ouro e do prêmio de melhor cerveja do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2022, a Dona Patroa conquistou duas pratas no Brasil Beer Cup (2021 e 2022).

Marcos Guerra, cervejeiro da Cerveja Blumenau, comenta que o Brussels Beer Challenge é um dos maiores concursos do mundo:

"Foram mais de 1.800 cervejas de 41 países diferentes. Termos uma cerveja medalhista neste contexto já é motivo de muito orgulho. Trazermos para a Capital Brasileira da Cerveja o título de melhor rótulo do Brasil no concurso deixa essa conquista ainda mais especial. Mais uma vez, esse prêmio é de todo o time da cervejaria."

Desenvolvida dentro do projeto Blumenau Craftlab, que produz rótulos especiais de forma sazonal, a Dona Patroa segue um estilo histórico polonês, criado entre os séculos 16 e 17 e fabricado por poucas cervejarias no mundo. Leva apenas malte de trigo defumado em carvalho e é uma Ale leve e refrescante. Na análise sensorial, traz no aroma uma agradável nota de defumado. No paladar é leve, refrescante e aveludada. O drinkability é garantido pelos baixos teor alcoólico (de 3,3%) e de amargor (25 IBUs, na escala que vai de 0 a 120).

Esta foi a segunda vez que a Cerveja Blumenau levou uma medalha de ouro no Brussels Beer Challenge. A primeira foi em 2015, com a Capivara Little IPA. Valmir Zanetti, fundador da cervejaria, comenta que esta medalha representou uma aceleração importante na história da marca:

"Nossa produção era terceirizada e nosso plano era construir a fábrica em dois anos. Por conta da visibilidade e do interesse do mercado na medalha de ouro na Bélgica, os planos aceleraram e 12 meses depois já estávamos operando na fábrica."

A nova medalha de ouro, dessa vez ainda como melhor cerveja do país no concurso, traz um novo marco simbólico, de acordo com Valmir:

"A pandemia trouxe um contexto muito delicado para as cervejarias. Nós decidimos usar esse período para pensar em inovação, pensar os nossos produtos e nos aproximarmos do nosso DNA. De 2021 para cá, estamos colhendo os frutos desse trabalho do nosso time com mais de 60 medalhas. E é inegável que esta premiação do Brussels Beer Challenge coroa este momento com a certeza de que fizemos a escolha certa"

O lançamento da Cerveja Blumenau Dona Patroa em lata

Desde junho, consumidores de todo o país podem provar a "melhor cerveja do Brasil em 2022", eleita com a nota mais alta entre todas as 3.636 inscritas no Concurso Brasileiro de Cervejas 2022.

O nome homenageia Alcione Tomio Zanetti, mulher do fundador da cervejaria, Valmir Zanetti, e figura presente nos desafios e nas conquistas da marca. As latas de 473 ml estão disponíveis para os pontos de venda, assim como um volume em barril.

A Cerveja Blumenau foi lançada em 2015 e leva o nome da Capital Brasileira da Cerveja. Além de rótulos reconhecidas como a Capivara Little IPA, a Frida Blond Ale e a Macuca Imperial Stout, a marca conta ainda com duas linhas: a Mestres do Tempo, especializada em cervejas maturadas em barris de madeira, e a Blumenau Craftlab, que lança rótulos inovadores em edições limitadas.