Lata que simula bola de basquete é fruto de um Innovation Day

Budweiser mudou seu desenho tradicional para marcar as Finais da liga norte-americana

Embalagem adota um visual inspirado em uma bola de basquete: laranja, com detalhes em preto (Foto: Divulgação)

Embalagem adota um visual inspirado em uma bola de basquete: laranja, com detalhes em preto (Foto: Divulgação)

Tendência nas empresas, o Innovation Day é um encontro dedicado a pensar soluções inovadoras para marcas e produtos. Diversas companhias vêm investindo no método e reunindo equipes multidisciplinares para passar um dia inteiro "pensando fora da caixa". Como resltado desta prática, a Budweiser celebrou recentemente a final da principal liga de basquete profissional da América do Norte (NBA) lançando, no Brasil, uma lata comemorativa que simulou a aparência e a textura da bola símbolo deste esporte. A embalagem, que utilizou a tecnologia de verniz táctil, foi fruto de um Innovation Day realizado em parceria com a Ball, maior fabricante de latas de alumínio para bebidas do mundo.

O evento ocorreu dentro da Ambev, reunindo a equipe da Budweiser, os times Comercial e de Marketing da Ball e representantes de agências de publicidade. A proposta da lata da NBA – idealizada e desenvolvida pela agência BananaBr, em parceria com a Ball – foi apresentada na ocasião e, posteriormente, aprimorada pela agência África antes de chegar aos pontos de venda. A fabricante de latas investe nos encontros de inovação constantemente. O objetivo é levar soluções inovadoras, que despertem no cliente o interesse de desenvolver a ideia e reproduzi-la em parceria. Dessa forma, a companhia atua como líder e se posiciona como parceiro estratégico no mercado.

Hugo Magalhães, Gerente de Marketing e Novos Negócios da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, explica:

"Além de aumentar o valor dos negócios já existentes, vendendo tecnologia, temos um propósito ainda maior, que é fazer da lata um ícone das campanhas de grandes marcas."

Muito mais do que um dia de reunião, a prática do Innovation Day envolve um trabalho prévio de planejamento e criação. Na Ball, o início é com um briefing, em que a companhia mapeia o cliente para entender qual é o público das marcas, as ocasiões de consumo das bebidas, os canais onde são comercializadas e a visão das empresas. Após esta etapa, reuniões criativas são realizadas em conjunto e a lata-conceito é desenvolvida e apresentada durante o evento de inovação.

Rafael Schaeppi, sócio da agência BananaBr, ressalta:

"A nova lata de Budweiser foi resultado deste processo criativo e é mais um exemplo do potencial que as latinhas têm para amplificar ações de comunicação, gerando experiências com a marca"

No lugar das tradicionais latas vermelhas e brancas, com detalhes da logomarca de Budweiser, adota um visual inspirado em uma bola de basquete: laranja, com detalhes em preto, para valorizar a marca. Essas latas, de 355ml e em edição limitada, podem ser encontradas nas lojas do Carrefour e em eventos especiais que a cerveja realiza durante o mês de junho pelo país, como no Bud Basement (em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e na capital paulista) e NBA House (em São Paulo).

Alice Alcântara, gerente de marketing de Budweiser, afirma:

“A cultura do basquete tem influenciado cada vez mais a sociedade. Então, resolvemos fazer uma homenagem aos fãs com uma lata com um design diferente, que lembra uma bola. Nada melhor do que poder acompanhar as finais da NBA, com uma Budweiser na mão.”

A Budweiser é apoiadora do basquete e parceira de longa data da NBA e, desde 2019, também se uniu ao NBB.