ACervA Paulista realiza Festival de Cervejeiros

Evento no feriadão da Consciência Negra inclui palestras internacionais, painéis e festa

Festival, que exalta a diversidade e a criatividade do homebrewing, tem a parte teórica no Instituto da Cerveja Brasil e a festa de rua na Associação Cecília

Com dois dias de palestras e painéis e, no terceiro, uma festa na rua aberta ao público com food trucks e cervejarias convidadas, a ACervA Paulista realiza entre 20 e 22 de novembro o Festival de Cervejeiros. O evento tem apoio do Instituto da Cerveja Brasil (local da programação teórica) e da Cervejaria Invicta. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

O time de palestrantes internacionais conta com Hans Müller (mestre-cervejeiro e proprietário da Cervejaria Hanscraft & Co, da Alemanha), Pat Fahey (sétima pessoa no mundo a se tornar Mestre Cicerone) e Nathan Zeender (mestre-cervejeiro e cofundador da Right Proper Brewing Co, dos EUA). Entre os painelistas nacionais estão Edu Passareli (especialista em cervejas e cervejeiro caseiro), André Leme Cancegliero (sócio-proprietário da Cervejaria Urbana), Luís Celso Jr (jornalista, sommelier de cervejas e blogueiro), Marina Pascholati (cervejeira da Blondine) e Victor Marinho (cervejeiro caseiro e proprietário da Hophead Brewing Consulting) e Frederico Ming (Cervejaria Capitu) e Alexander Weckl, da Cooperativa Agrária Agroindustrial.

Os temas são os mais abrangentes. Vão das tais loucuras que os caseiros aprontam com suas panelas ao crescimento do movimento cervejeiro, passando, claro, por questões técnicas do processo de produção da cerveja como fermentação, lupulagem e lei da pureza. E a ACervA Paulista reuniu convidados de peso para falar sobre os assuntos.

Qualquer pessoa interessada em saber mais sobre cerveja caseira e o mercado cervejeiro pode participar do Festival de Cervejeiros. As inscrições custam R$ 300 e dão direito a assistir a todas as palestras e painéis. A programação promete ser intensa: sexta e sábado, das 9h às 19h. Associados de qualquer ACervA do país e ex-alunos do ICB têm descontos especiais.

No domingo, a festa será na Associação Cecília, com início às 11h. Aberta ao público, a confraternização terá food trucks, cervejarias convidadas e show, tudo na rua, até as 19h.

Serviço

  • O que: Festival de Cervejeiros da ACervA Paulista
  • Quando: 20 e 22 de novembro
  • Onde: Instituto da Cerveja Brasil (Avenida das Carinás, 417, em Moema) e Associação Cecília (Rua Vitorino Carmilo, 449, em Santa Cecília), ambas em São Paulo (SP)
  • Inscrições: ACervA Paulista, neste link

Palestras

O que é um Sommelier – Pat Fahey (sétima pessoa no mundo a se tornar Mestre Cicerone, Estados Unidos)

Uma descrição do estudo e treinamento necessários para um Sommelier, assim como as funções exercidas no mercado de trabalho. Uma visão do responsável pelo gerenciamento de conteúdo do exame de qualificação do Cicerone Certification Program Reinheitsgebot - Hans Müller (mestre-cervejeiro e proprietário da Cervejaria Hanscraft & Co, Bavaria, Alemanha). Breve história da Lei da Pureza, os riscos e benefícios desta limitação do ponto de vista cervejeiro, como ser criativo dentro da lei e o seu possível futuro. Também será apresentado como opera uma cervejaria na Bavária que segue a lei da pureza.

Fermentação espontânea e láctica - Nathan Zeender (mestre-cervejeiro e cofundador da Right Proper Brewing Co, dos EUA)

Com o crescimento do interesse em trabalhar com Brettanomyces e bactérias de ácido láctico estes, até recentemente considerados "pragas" pela maioria das cervejarias, será apresentada uma teoria básica e prática vivenciada nos últimos 10 anos pelo palestrante, primeiro como cervejeiro caseiro e posteriormente como cervejeiro profissional.

Lúpulo, lúpulo e mais lúpulo – Leonardo Sewald (sócio-proprietário da Cervejaria Seasons)

Apresentará técnicas avançadas de lupulagem e como projetar uma IPA. Dicas para o aperfeiçoamento no uso de lúpulo e um melhor entendimento dos seus aspectos.

Loucuras na panela – Humberto Ribeiro (cervejeiro caseiro e proprietário da cervejaria Jambreiro) e Fred Ming (cervejeiro caseiro e sócio-proprietário da Cervejaria Capitu)

Uma apresentação sobre produção de cervejas com ingredientes e técnicas inusitadas.

Adjuntos Cervejeiros – Victor Marinho (cervejeiro caseiro e proprietário da HopHead Brewing Consulting)

O lado oposto à lei da pureza: serão apresentados tipos de adjuntos que podem ser usados na receita de uma cerveja, benefícios e dificuldades do uso destes ingredientes.

Tudo sobre Maltes – Alexander Weckl (Cooperativa Agrária Agroindustrial) Uma breve descrição do processo de malteação, diferenças entre Malte Nacional e Malte Importado, produção, uso e influências na cerveja de maltes especiais e como usar Extratos de malte e quais são as suas vantagens e desvantagens.


Painéis

Sour beers no Brasil

O futuro deste estilo que começa a chegar no Brasil e como as sours são recebidas pelo público geral.

Tradição X Inovação

Uma discussão sobre o uso da Lei da Pureza na produção de cervejas no Brasil, seus benefícios e obstáculos e o uso de ingredientes inovadores.

Diferenças entre cervejeiros caseiros e profissionais

Uma discussão com cervejeiros caseiros que criaram uma marca e agora produzem em microcervejarias.