Jandrain V Cense (CluBeer jul/14)

Beer Art

Beer Art 8 - jul/14

Também da mesma Cervejaria da Jandrain Wheat, a Cense é outro sucesso. "Saison" significa "Estação do ano" e é representada por cervejas mais complexas tanto no aroma quanto no sabor, devido à enorme variedade de temperos que lhe são adicionados e lhe conferem características únicas e exclusivas. A Jandrain V Cense é uma referência deste estilo, de coloração âmbar, bom equilíbrio entre as notas de aroma da tangerina, caramelo, alcaçus, anis e fermento.

No sabor, presença significativa de ameixa fresca, chocolate, passas ao run e framboesa. Corpo médio-leve, alta carbonatação e estabilidade de espuma. É produzida com três tipos maltes de cevada diferentes e uma dose generosa de lúpulo que lhe confere originalidade incomparável, amargor e aroma.

Para harmonizar

Para acompanhá-la vocês devem imaginar que indicaremos um prato tão complexo como ela, mas é aí que se enganaram! A dica é um belo spaguetti ao sugo, daqueles que sujam a camisa e nos dá vontade de lamber o prato! A explicação técnica? Bom, acidez do molho de tomate e acidez da cerveja; notas herbáceas (manjericão) e talvez picantes do molho com as mesmas da cerveja. A explicação sensorial? Uma explosão gastronômica.

Comment

Jandrain Wheat (CluBeer jul/14)

Beer Art

Beer Art 8 - jul/14

Em 2011, numa brincadeira de amigos, foi fundada a Brasserie Jandrain. Era apenas um passatempo, e hoje um de seus donos, Alexandre Dumont Chassart, leva a produção sozinho e trabalha arduamente para aumentar a capacidade da fabricação de cervejas e no desenvolvimento de novos produtos. Atualmente, eles tem 3 rótulos (dois vocês verão aqui no CluBeer): Saison, Wheat, Cense.

Esta é uma cerveja clara típica "reinventada". Os condimentos e a picância foram substituídos por lúpulos, que oferece um amargor nobre e leve. Aromas de lichia, manga de diferentes variedades também se fazem presente e são decorrentes dos lúpulos utilizados, apresentando uma cerveja equilibrada, leve e saborosa.

Para harmonizar

Para curtir a Jandrain Wheat sugerimos uma deliciosa torta de limão. As notas cítricas do limão se encaixam à citricidade da cerveja. Não é muito de doces? Okay, camembert é uma ótima combinação. Agora, se quiser algo inusitado, vamos de feijoada?

Comment

Flensburger Winterbock (CluBeer jul/14)

Beer Art

Beer Art 8 - jul/14

A Cervejaria fundada pelos cidadãos de Flensburg em 1888, fica ao extremo norte da Alemanha, e é controlada até hoje pelas famílias fundadoras. A cervejaria se abastece do mesmo reservatório de água, que data da “Era do Gelo”, resultante do degelo dos glaciares escandinavos. Seu brasão evoca a tradição naval da região de Hamburgo e o Mar do Norte. As cervejas produzidas por lá são distribuídas por todo o país e são conhecidas pelo típico e diferente fechamento "flip-top" de suas garrafas, pelo carinhoso apelido "Flens".

A origem do estilo bock tem várias versões. Uma delas é que ele vem de práticas ancestrais dos mosteiros medievais germânicos, locais onde se produzia uma cerveja forte e nutritiva que ajudava os monges a suportar os períodos de jejum, já que durante essas épocas apenas seria proibido ingerir comida sólida. Já outros defendem a ideia de que, a palavra bock é uma abreviatura de Einbeck, resumindo para beck e, mais tarde, bock. Os místicos e voltados para energias mitológicas, defendem a ideia de que, certos povos, procurando o auxílio e a proteção dos deuses, produziam a sua cerveja apenas durante o signo do Capricórnio, um gênero de cabra, que em alemão, é chamado de bock.

Seja qual for a sua origem, a Flensburger é uma tradicional bock alemã e tem muita personalidade! De ótima aparência, a começar pelo modelo simpático de abertura, essa cerveja apresenta ótima formação de espuma, boa estabilidade, média persistência e coloração castanho brilhante. Há um predomínio do torrado do malte, caramelo suave e em segundo plano, que se equilibra harmoniosamente com o álcool mais pronunciado que dá uma gostosa sensação de aquecimento.

Para harmonizar

Para acompanhá-la, vamos aproveitar as noites de julho, em que, normalmente cai a temperatura, e nos deliciar com um fondue de queijo. Entre amigos, ou num jantar romântico, a dupla fará um enorme sucesso e você vai querer repetir a dose muito em breve!

Comment

Hitachino Nest White Ale (CluBeer jul/14)

Beer Art

Beer Art 8 - jul/14

País bastante tradicional pelo consumo de outra bebida, o sakê, o Japão tem se destacado no mercado cervejeiro pela qualidade e inovação das cervejas que tem produzido, sem perder a personalidade oriental, utilizando ingredientes típicos da região. Feita numa produtora de sakês, a Kiuchi é também a cervejaria artesanal responsável pela Hitachino Nest (Ninho da Coruja), tendo metade da sua produção exportada, principalmente para os Estados Unidos.

Desde 1996, a linha Hitachino vem sendo produzida e ganhando notoriedade no mercado cervejeiro, sendo inclusive reverenciada pelo eterno beer hunter (caçador de cervejas) Michael Jackson. Seus rótulos já conquistaram prêmios importantes em competições do meio, tal como um dos mais famosos, o World Beer Cup, levando medalha de ouro com a White Ale, que você está recebendo no kit deste mês!

Seguindo o padrão das legítimas witbiers belgas, a Hitachino Nest White Ale é uma cerveja de corpo leve, refrescante e bastante aromática. Notas de frutas cítricas como limão e laranja, especiarias tal como noz moscada e coentro e florais compõem toda a complexidade no aroma e sabor dessa cerveja. Não é à toa que tem tamanho destaque no cenário internacional. Aparência turva, de coloração amarela-clara, essa cerveja tem trigo não maltado em sua produção, o que lhe confere uma boa estabilidade, persistência e durabilidade de espuma.

Para harmonizar

Ideal para os dias mais frescos, a Hitachino é uma cerveja fácil de harmonizar. Continuando no clima oriental, a nossa sugestão é um barco de sushis e sashimis. Garantimos que essa harmonização será mais fácil que manusear os hashis, hehe. Saúde ou, em japonês, 喝采!

Comment

Providência Dunkel (CluBeer jul/14)

Beer Art

Beer Art 8 - jul/14

“Pode deixar que vou tomar providência!” E foi com esse decreto que batizavam a Cervejaria Providência de Cascavel, Paraná. Desde 1901, essa cervejaria tem operado seus tanques cervejeiros trazendo as mais deliciosas receitas, sempre respeitando a tradição alemã. Em 1945, ela foi vendida pelos herdeiros. Somente em 2008, retomaram as suas atividades, produzindo três estilos: Pilsen, Weiss e Dunkel.

Agora que você conhece um pouco da história da Cervejaria, vamos falar do rótulo! Providência Dunkel, um estilo alemão pouco comum em territórios nacionais, com raros exemplares disponíveis, infelizmente! Muitos se enganam ao ver uma cerveja mais escura e achar que ela será amarga ou extremamente alcoólica. O estilo Dunkel está aí para provar que não é bem assim. De corpo leve, baixo amargor, essa cerveja se destaca pelas notas de chocolate e café, provenientes da torrefação do malte durante o processo de produção, em equilíbrio com o amargor em segundo plano e notas de biscoito.

Na aparência, uma cerveja de boa formação, persistência e estabilidade de espuma, coloração marrom escura, de ótima apresentação! É um dos xodós da Cervejaria e também um dos maiores sucessos.

Para harmonizar

Carnes de caça, assados e massas com molhos picantes. Nossa sugestão, vai desde de um suculento filet mignon grelhado até um irresistível risoto funghi. Ambos apresentam notas tostadas que se encaixam ao sabor torrado da cerveja. Experimente!

Júpiter Tânger (CluBeer jul/14)

Beer Art

Beer Art 8 - jul/14

A Júpiter é uma cervejaria de São Paulo com DNA de cervejaria caseira. Desde julho de 2013 os experimentos dos irmãos Michelsohn, de Pinheiros (bairro da capital paulista), são levados para as melhores microcervejarias do interior de SP e produzidos com obsessão pela qualidade. Esse trabalho foi reconhecido recentemente na South Beer Cup 2014, mais importante concurso de cerveja da América do Sul, com uma medalha de prata para a American Pale Ale. Neste mês, eles farão 1 ano de vida. Apesar do pouco tempo, a produção e o sucesso têm aumentado em larga escala!

As Witbier são muito diferentes das cervejas de trigo alemãs. Geralmente, usam trigo não maltado e são temperadas com semente de coentro ou casca de laraha (fruta similar à laranja). Assim é a Jupiter Tânger. Uma witbier, cerveja de trigo de estilo belga, com um toque brasileiro: é feita com raspas de tangerina e semente de coentro. É uma cerveja de corpo mais leve, teor alcoólico baixo e bastante refrescante, aromática e fácil de beber. Sua aparência é um amarelo claro, boa persistência, formação e estabilidade de espuma e levemente turva, pois não é filtrada, característico do estilo.

Para harmonizar

Como é uma cerveja leve e de fácil consumo, pensamos em um prato que siga essas características. Que tal uma salada caprese de entrada e uma pizza de marguerita como prato principal? Em ambos os casos, a Júpiter Tânger é uma ótima recomendação e como a garrafa tem 600 ml, dá para os dois momentos, hehe.

Comment

The 8 Wired The Big Smoke (CluBeer jun/14)

Beer Art

Beer Art 7 - jun/14

Em 2005, o neozelandês Soren Eriksen começou a produzir cervejas em casa por meio de um dos kits comercializados pela australiana Coopers, especialmente para homebrewers. De apenas um hobbie, a paixão se transformou em negócio após uma road trip pelos principais brewpubs americanos. Finalmente em 2008, na cidade de Blenhiem, ilha do Sul, Erkisen deu início ao projeto que se tranformaria na mais premiada cervejaria da Nova Zelândia. De natureza cigana, é uma Cervejaria que não tem instalações próprias e produz sempre em plantas industriais terceirizadas.

A cerveja 8 Wired The Big Smoke se enquadra no estilo Smoked Porter, pois utiliza malte defumado. Esse rótulo é uma homenagem à cidade alemã de Bamberg, famosa pelas melhores cervejas Rauchbier. Bastante complexa no aroma, as notas defumadas se equilibram às notas de chocolate, adquirindo uma identidade ao rótulo. Corpo médio, o aroma apresenta um leve adocicado, malte tostado e defumado. Final seco. Já o lúpulo, sutil, aparece em segundo plano e é herbal. A Big Smoke tem um sabor misterioso que caminha tal como o aroma, que passa do chocolate amargo, para o torrado e termina com defumado. Espuma abundante, média persistência e boa estabilidade, que junto à coloração preta faz dela uma cerveja de aparência bastante agradável.

Para harmonizar

Vamos de churrasco? Por suas notas do aroma e sabor, essa cerveja combina perfeitamente com carne vermelha, pois apresentam essas mesmas semelhanças como o leve dulçor, a tosta e defumado, adquirido pelo modo de cozimento, através de carvão. Agora, se a ideia é não ter trabalho, um lanche de presunto parma com cheddar maturado é a pedida do lance! Boa degustação!

Comment

De Molen Lost & Found (CluBeer jun/14)

Beer Art

Beer Art 7 - jun/14

Considerada a melhor e mais criativa microcervejaria da Holanda, a De Molen vem cultivando uma legião de fãs por onde passa. À primeira vista, os rótulos da De Molen passam uma imagem minimalista, básica e sofisticada, que pode confundir os mais incautos. Dentro da garrafa, no entanto, encontra-se uma cerveja complexa e refinada, de qualidade superior, com aromas e sabores que agradam e surpreendem a todos os que se permitem a chance de degustá-la.

Considerada um dos melhores rótulos da Cervejaria, a Lost & Found é uma American Brett Ale, produzida em parceria com uma cervejaria americana chamada Tired Handscom, 6,6% de teor alcoólico e bastante aromática, graças a presença de uma levedura chamada brettanomycces, que lhe confere notas rústicas muito específicas. Seu corpo é médio-alto, e o amargor é presente. Essa cerveja leva uma grande variedade de lúpulos, como o Columbus, Cascade, Summit e depois o Chinook e o Amarillo no dry-hooping.

Após todo esse processo, termina por um período de maturação em barris de madeira. Marrom escuro, a cerveja se equilibra em uma abundante e persistente espuma, auxiliando para que os compostos aromáticos não se dissipem rapidamente, embora seja uma tarefa bastante difícil dada a complexidade do processo deste rótulo. É uma cerveja complexa, então a harmonização não poderia ser diferente. Por conta das notas rústicas da levedura brett , alimentos que contém notas semelhantes, são bem-vindas.

Para harmonizar

Para não tirar a sua concentração da partida, sugerimos preparar uma tábua de queijos e carnes, como queijo tipo fetta, gorgonzola e chouriço espanhol.

Comment

Leute Bokbier (CluBeer jun/14)

Beer Art

Beer Art 7 - jun/14

Mesma produtora de nomes famosos como Gulden Draak e Pirat, a Leute chegou ao Brasil para marcar presença. Sua trajetória tem um pouco da história das aristocracias europeias, onde tradição e devoção a uma causa atravessa séculos, matrimônios e se permeeiam entre gerações. Passaram-se várias gerações (e casamentos) desde que em 1784, Jean Baptiste De Bruin, na região de Ertvelde, começou a produzir cerveja, hábito comum entre os agricultores locais. O sucesso foi tamanho, que a prática se tornou sua principal atividade.

Primos, genros e netos mantêm até hoje a Cervejaria, traduzindo o sentimento de Margrite Van Steenberge, quando recusou uma oferta de compra em 1914: “Eu nasci cervejeiro e morrerei cervejeiro”. Excelência e tradição – a marca de identidade das cervejas Van Steenberge. Deliciosa bock belga, com notas de defumado e frutas vermelhas, que oferece uma sensação muito aveludada no sabor. No final, apresenta agradável amargor e uma leve sensação de aquecimento causado pelo teor alcoólico, uma boa pedida para os dias mais frios. Com uma coloração marrom bastante intenso, apresenta corpo médio, baixo amargor e aroma suave, porém perceptível de caramelo e malte tostado.

Para harmonizar

Ainda no clima da Copa, que tal experimentar essa deliciosa cerveja com copa fatiada? Agora, se você é daqueles torcedores ansiosos, nada melhor que algumas trufas de chocolate para te relaxarem durante a partida! A combinação é perfeita e garantimos uma explosão de cacau!

Comment

Rooie Dop Chica Americana IPA (CluBeer jun/14)

Beer Art 7 - jun/14

O mercado cervejeiro tem recebido cada vez mais novidades do mundo todo. Recentemente chegada, a Rooie Dop é feita dentro da cervejaria De Molen, na Holanda, e venceu o prêmio Ratebeer 2013 como "Melhor Nova Cervejaria Holandesa". A De Molen dispensa grandes apresentações, pois é uma das melhores cervejarias do mundo e que se destaca por cervejas bastante peculiares, de alto padrão e personalidade.

Um excelente exemplar do estilo American India Pale Ale, essa cerveja se destaca pelos lúpulos de sua receita, Amarillo, Cascade, Chinook, Columbus. Por este motivo, é uma explosão aromática que evidencia o lúpulo e deixa o malte, em segundo plano, porém de forma bastante equilibrada. Com alto teor alcoólico, 7,1%, essa cerveja tem presença marcante. Espuma persistente e de boa estabilidade, coloração dourado alaranjado, corpo médio e notas de caramelo, malte, condimento e lúpulo.

Para harmonizar

Bateu uma fominha, mas não quer perder nem uma cobrança de escanteio? Nós entendemos e por isso, que tal uma porção de queijo gorgonzola?

Wäls Rock & Gol Edição Especial CluBeer ( jun/14)

Beer Art

Beer Art 7 - jun/14

A Wäls é uma cervejaria mineira, comandada pelos irmãos Tiago e José Felipe Carneiro, e desde 1999 vem se destacando no mercado cervejeiro pela produção de cervejas artesanais, diferenciando-se das produções em larga escala. É especializada em cervejas de origens belgas, sendo a única do Brasil com este conceito de produção.

A filosofia da empresa é produzir cervejas com especiarias aromáticas, aromas mais frutados, paladar mais picante, rebuscado, texturas e cores diferenciadas. Recentemente, a Cervejaria ganhou dois grandes importantes prêmios em um dos maiores campeonatos cervejeiros mundiais, a South Beer Cup. Ou seja, uma cervejaria de qualidade, sucesso e que brilha no Exterior, tal como a nossa Seleção!

Também no clima da Copa, a Wäls e o CluBeer se uniram e lançaram uma edição comemorativa para que você possa aproveitar os jogos com bastante estilo e de um jeito bem especial! Sob o estilo Amber Lager, de cor dourada intensa, amargor distinto. Personalidade marcante, graças ao duplo dry-hopping do lúpulo alemão mandarina, que se une aos maltes especiais alemães, as notas cítricas e florais do lúpulo.

Para harmonizar

Tacos mexicanos. Bem fácil de fazer para que você não perca nenhum lance do jogo e ainda fique no clima da disputa!

Comment

Colorado Allez Les Bleus (CluBeer jun/14)

Beer Art

Beer Art 7 - jun/14

Uma das pioneiras na fabricação de cervejas artesanais no país, a Colorado está completando 18 anos, acumulando prêmios internacionais e atingindo também a maioridade no sabor, na produção e na distribuição. Uma fórmula que conquistou o Brasil, ultrapassou fronteiras e hoje é exportada para a França e os Estados Unidos. Nessa fórmula, o resultado da Cerveja Colorado é tradição e inovação, ousadia e originalidade, encontrando sempre um jeito muito brasileiro, utilizando ingredientes tipicamente nacionais, como café, rapadura, mandioca, mel e castanha-do-pará.

Em homenagem à seleção francesa de futebol, que terá Ribeirão Preto (SP) como sede durante a Copa do Mundo, a Colorado lançou uma edição especial, a Allez Les Blues. É uma versão da cerveja Cauim, a pilsen da Colorado que leva mandioca na fórmula, porém, com lúpulos franceses, da região da Alsácia (Triskel e Strisselpalt). O nome da cerveja vem do Tupi e se refere a uma antiga bebida fermentada de cereais e mandioca, fabricada pelos índios brasileiros. Já o rótulo é uma homenagem aos torcedores e à delegação que ficará na cidade durante a competição. Ela também será distribuída na França.

De coloração amarela e espuma consistente, é um ótimo exemplar de American Premium Lager. De boa formação e baixa fermentação, leve amargor. Bastante refrescante, a Cauim é ótima em qualquer ocasião. Sob um teor alcoólico de 4,5%, seu aroma remete a cereais, biscoito e suave lúpulo. A Pilsen Colorado foi eleita pelo Caderno Paladar, do jornal O Estado de S.Paulo, como a segunda melhor cerveja Pilsen do país, em 2008.

Para harmonizar

Entramos no clima da Copa! Por ser bastante leve e fácil de beber, é uma ótima opção enquanto assiste ao jogo, com uma tigela de pipoca ao lado. Cerveja e futebol, tem harmonização melhor?

Comment

Evil Twin Ron and the Beast Ryan (CluBeer mai/14)

Beer Art

Beer Art 6 - mai/14

A Evil Twin é uma cervejaria dinamarquesa que fabrica suas cervejas em várias cidades ao redor do mundo, sendo conhecida pelo conceito de "cervejaria cigana". O proprietário, Jeppe Jarnit-Bjergsø, é irmão gêmeo de Mikkel Borg, da cervejaria Mikkeller. A Evil Twin foi eleita a décima melhor cervejaria do mundo, em ranking divulgado recentemente. É, também, muito bem posicionada entre as europeias.

Sob o estilo saison, fabricada na bela ilha de Fano, na costa oeste da Dinamarca, a Ron and the Beast Ryan é uma cerveja de coloração dourado profundo, de boa formação e estabilidade de espuma branca. De corpo médio, bastante carbonatada e levemente turva. No aroma, predominância de frutas cítricas, damascos, leveduras de brettanomyces (levedura que proporciona aromas azedos), mel, em segundo plano, e especiarias condimentadas. Um conjunto bastante harmônico entre o adocicado e o final seco e azedo.

Para harmonizar

Bratwurst. É uma salsicha de origem alemã, composta por carnes suína, bovina e, por vezes, vitela. A palavra brät significava carne cortada em pedaços pequenos, e wurst significa salsicha, tal como hoje. Para um jantar com os amigos, a sugestão é robalo grelhado acompanhado de arroz branco e salada.

Comment

La Rulles Blond (CluBeer mai/14)

Beer Art

Beer Art 6 - mai/14

A La Rulles orgulhosamente chama seus produtos de “Bière de Gaume”, criando uma procedência instantânea para cervejas surpreendentemente novas. Gaume faz parte da província belga de Luxemburgo, no sudoeste do país, região rochosa que surge ao sul do maciço de Ardenas. Este lugar já teve uma exuberante tradição cervejeira e no final do século 19 já apresentava cerca de 50 cervejarias, a maioria de origem agrícola, com o único objetivo de abastecer a população predominantemente camponesa da redondeza. Dentre todas, a Rulles está à frente.

Foi fundada pelo ex-químico Grégory Verhelst. Não nascido na região, ele se casou com uma nativa, e foi em uma antiga fazenda no vilarejo de Rulles que começaria a criar suas receitas, apreciadas até hoje pelo mundo todo. A primeira foi uma blond ale, rejeitando condimentos e optando pelo acondicionamento em garrafas de 750ml. Dourada, com aromas frutados de pêssego e uma pitada de especiarias, tem sabor frutado, com amargor e dulçor balanceados e um final seco. Uma cerveja suave, refrescante e ao mesmo tempo de bastante personalidade, acompanhada por uma bonita e persistente formação de espuma e se equilibrando ao alto teor alcoólico, praticamente imperceptível.

Para harmonizar

Lombo de porco. O adocicado da carne entrelaça ao frutado da cerveja, intensificando o dulçor, além do álcool proeminente cortar a gordura presente nas carnes de porco. Se ficou com preguiça de encarar a cozinha e só quer uma receita, pêssego em caldas com creme de leite. A combinação de pêssegos tanto na comida quanto na bebida intensifica os aromas doces da fruta.

Comment

Shipyard Export (CluBeer mai/14)

Beer Art

Beer Art 6 - mai/14

Considerada o carro-chefe da cervejaria, a Shipyard Export leva o título de propagar o nome e a qualidade da empresa por todo o mundo. Recentemente chegada ao Brasil, e comemorando seus 20 anos de existência, essa cervejaria de Portland, mais precisamente à margem do rio que também leva o nome da cidade, é a 15ª maior microcervejaria americana. Em 2008, a Shipyard passou a fabricar quase 13 milhões de litros de cerveja, e seus produtos estão disponíveis em 40 estados americanos e fora do país. Já não era sem tempo que ela chegasse ao Brasil para corroborarmos ainda mais esse sucesso.

Sob o estilo American Blond Ale, desde 1992, essa cerveja tem um toque de doçura inicial, mas com um súbito e distinto amargor lupulado. De retrogosto muito limpo e tradicional, tem na sua receita os lúpulos Cascade, Willamette e Tettnang. É um estilo múltiplo, que apresenta cervejas intensas, cremosas, com marcante presença de malte, lúpulo e álcool em harmonia. Boa carbonatação, evidencia uma resistente estabilidade de espuma e complexidade aromática.

Para harmonizar

A sugestão é crab cake, que nada mais é do que bolinho de caranguejo. O adocicado da carne de caranguejo em comunhão as notas semelhantes e condimentadas da cerveja leva momentos de pura alegria ao seu paladar. A dica vai em especial também quanto preparo: ao fritá-lo, certifique-se de que ele ficará bem sequinho, para que a gordura não interfira na harmonização.

Comment

Sea Dog Wild Blueberry (CluBeer mai/14)

Beer Art

Beer Art 6 - mai/2014

Fundada em 1993 na Flórida, a Sea Dog tem conquistado fãs não só por sua qualidade nas receitas mas também pelo seu agradável e carinhoso símbolo, o cachorro que aparece em todos os rótulos da cervejaria. Segundo contam, ele era o mascote do porto das proximidades da Cervejaria. Ali as pessoas iam pescar, por este motivo ele está vestido com capa de chuva.

Já a cerveja é um diferencial. Sob o estilo fruit beer, apresenta uma coloração amarelo-claro, que foge à regra tradicional do estilo. De muita carbonatação, corpo médio, é extremamente leve, com delicioso aroma e um súbito sabor frutado de Blueberry, também conhecida como mirtilo e é bastante rica em antioxidantes e ação anti-inflamatória. Essa cerveja de trigo americana leva lúpulos Hallertau e Willamette. Extremamente frutada e refrescante, é uma excelente pedida para aqueles dias de calor ou um delicioso dia beira da piscina ou na praia. Não se engane com o rostinho alegre do mascote, essa cerveja tem forte presença no cenário cervejeiro e já abocanhou medalhas de bronze no Australian International Beer Awards em 2007, 2008 e 2009.

Para harmonizar

Seguindo a linha das sobremesas, para essa leve e refrescante fruit beer nada como uma deliciosa torta de ruibarbo e morango. Um pouco doce, um pouco azedinha, a torta de ruibarbo despertará suas papilas gustativas em conjunto com essa exótica cerveja.

Comment

Burgman Working Class (CluBeer mai/14)

Beer Art

Beer Art 6 - mai/14

Cervejaria localizada em Sorocaba, a Burgman pertence à família Bazzo (tal como a Bamberg e a Dama Bier). Mostra que experiência e qualidade no assunto vêm de família. Com três anos de vida, acrescenta a um dos seus pontos fortes (o chope) a linha de cervejas.

A Working Class é o mais novo lançamento da cervejaria, que está chegando em primeira mão para o associado CluBeer. A cervejaria buscou inspiração em uma das mais belas tradições da Escola Inglesa para sua nova criação. Há muitos anos os cervejeiros ingleses produzem receitas para pessoas das classes populares, trabalhadores braçais que após uma árdua jornada de trabalho desejam uma bebida saborosa e revigorante.

Foi assim que surgiu a “Working Class Burgman”, uma Oatmeal Stout de corpo leve, suave, coloração escura, por conta da combinação do maltes torrados e que tem como característica marcante a presença da aveia, cereal que a torna mais encorpada e ao mesmo tempo com alta drinkability. É uma cerveja sazonal para os meses de outono e promete aquecer com seu 5,5% de álcool e 30 IBUS.

Os aficionados e colecionadores ainda poderão se deleitar com o rótulo especialmente desenvolvido pelo publicitário, artista gráfico e profundo conhecedor de cervejas Bruno Couto, do BLOG Eu Bebo Sim e autor de alguns dos rótulos mais instigantes entre as cervejas artesanais brasileiras, inclusive o rótulo feito para a nossa B-day 2 anos, edição comemorativa de aniversário do CluBeer.

Para harmonizar

A sugestão é a companhia de profiteroles de chocolate. Não abuse muito do prato principal, para que você possa, depois na sobremesa, ter o maior proveito dessa combinação explosiva de chocolate.

Suméria Bilbart (CluBeer mai/14)

Beer Art

Beer Art 6 - mai/14

Microcervejaria nascida em 30 de setembro de 2012, da amizade entre dois grandes amigos - os Marcelos (Bonato e Ribeiro), como são conhecidos - e de estudos aprofundados, a Suméria tem a amizade como principal ingrediente e a alegria como objetivo fundamental.

Embora nova, é uma microcervejaria que já surge tradicional. Seus conceitos seguem os fundamentos da Lei da Pureza, a fim de obter sempre uma cerveja de qualidade, baseada nos princípios básicos da bebida (somente água, malte, lúpulo e levedura em sua composição). Adepta ao estilo cigano de produção, essa cervejaria de Santo André (SP) produz as suas receitas em Ribeirão Preto, na Cervejaria Lund, e tem conquistado cada vez mais o mercado nacional cervejeiro.

A Bilbat é uma cerveja leve, pura, de aroma fresco, que lembra notas de biscoito, suave adocicado proveniente do malte e de coloração dourada intensa. Tem todo o sabor e equilíbrio de um puro malte, resultado da combinação perfeita de lúpulos selecionados que realçam um suave amargor, uma espuma cremosa e duradoura e boa carbonatação. Refrescante.

Quanto ao rótulo, é um capítulo a parte. Caprichoso e delicado, remete à antiga civilização Suméria, que há mais de 6 mil anos já produzia cerveja. Grandiosa como o lugar que leva seu nome, tem a identidade baseada na civilização Suméria (por sinal a mais antiga do mundo): escrita, vestimentas, adornos e arquitetura compõem o rótulo. A mulher que ilustra o tema principal chama-se Ninkasi, deusa da cerveja.

Para harmonizar

A dica é bastante simples, porém não menos saborosa: que tal harmonizar essa cerveja bastante leve e refrescante com uma pizza de margueritta? O manjericão da pizza em casamento com o frescor da cerveja torna uma combinação bastante aromática e complementar. Não tem erro!