Suméria Bilbart (CluBeer mai/14)

Beer Art

Beer Art 6 - mai/14

Microcervejaria nascida em 30 de setembro de 2012, da amizade entre dois grandes amigos - os Marcelos (Bonato e Ribeiro), como são conhecidos - e de estudos aprofundados, a Suméria tem a amizade como principal ingrediente e a alegria como objetivo fundamental.

Embora nova, é uma microcervejaria que já surge tradicional. Seus conceitos seguem os fundamentos da Lei da Pureza, a fim de obter sempre uma cerveja de qualidade, baseada nos princípios básicos da bebida (somente água, malte, lúpulo e levedura em sua composição). Adepta ao estilo cigano de produção, essa cervejaria de Santo André (SP) produz as suas receitas em Ribeirão Preto, na Cervejaria Lund, e tem conquistado cada vez mais o mercado nacional cervejeiro.

A Bilbat é uma cerveja leve, pura, de aroma fresco, que lembra notas de biscoito, suave adocicado proveniente do malte e de coloração dourada intensa. Tem todo o sabor e equilíbrio de um puro malte, resultado da combinação perfeita de lúpulos selecionados que realçam um suave amargor, uma espuma cremosa e duradoura e boa carbonatação. Refrescante.

Quanto ao rótulo, é um capítulo a parte. Caprichoso e delicado, remete à antiga civilização Suméria, que há mais de 6 mil anos já produzia cerveja. Grandiosa como o lugar que leva seu nome, tem a identidade baseada na civilização Suméria (por sinal a mais antiga do mundo): escrita, vestimentas, adornos e arquitetura compõem o rótulo. A mulher que ilustra o tema principal chama-se Ninkasi, deusa da cerveja.

Para harmonizar

A dica é bastante simples, porém não menos saborosa: que tal harmonizar essa cerveja bastante leve e refrescante com uma pizza de margueritta? O manjericão da pizza em casamento com o frescor da cerveja torna uma combinação bastante aromática e complementar. Não tem erro!