The 8 Wired The Big Smoke (CluBeer jun/14)

Beer Art

Beer Art 7 - jun/14

Em 2005, o neozelandês Soren Eriksen começou a produzir cervejas em casa por meio de um dos kits comercializados pela australiana Coopers, especialmente para homebrewers. De apenas um hobbie, a paixão se transformou em negócio após uma road trip pelos principais brewpubs americanos. Finalmente em 2008, na cidade de Blenhiem, ilha do Sul, Erkisen deu início ao projeto que se tranformaria na mais premiada cervejaria da Nova Zelândia. De natureza cigana, é uma Cervejaria que não tem instalações próprias e produz sempre em plantas industriais terceirizadas.

A cerveja 8 Wired The Big Smoke se enquadra no estilo Smoked Porter, pois utiliza malte defumado. Esse rótulo é uma homenagem à cidade alemã de Bamberg, famosa pelas melhores cervejas Rauchbier. Bastante complexa no aroma, as notas defumadas se equilibram às notas de chocolate, adquirindo uma identidade ao rótulo. Corpo médio, o aroma apresenta um leve adocicado, malte tostado e defumado. Final seco. Já o lúpulo, sutil, aparece em segundo plano e é herbal. A Big Smoke tem um sabor misterioso que caminha tal como o aroma, que passa do chocolate amargo, para o torrado e termina com defumado. Espuma abundante, média persistência e boa estabilidade, que junto à coloração preta faz dela uma cerveja de aparência bastante agradável.

Para harmonizar

Vamos de churrasco? Por suas notas do aroma e sabor, essa cerveja combina perfeitamente com carne vermelha, pois apresentam essas mesmas semelhanças como o leve dulçor, a tosta e defumado, adquirido pelo modo de cozimento, através de carvão. Agora, se a ideia é não ter trabalho, um lanche de presunto parma com cheddar maturado é a pedida do lance! Boa degustação!

Comment