A escolha da garrafa

Como definir um item fundamental para o design na cerveja ser completo

Rótulo desenvolvido pela Agência Alvo, de Bento Ferreira, autor do blog sobre design de cerveja (Foto: Divulgação)

Já vimos aqui no blog diversas dicas para a criação de um bom rótulo, mas há um outro item fundamental para o design na cerveja ser completo, a garrafa. Seu modelo deve estar de acordo com a proposta que a cervejaria que passar.

As garrafas mais disponíveis hoje no mercado brasileiro:


CAÇULA 600 ML
CAPACIDADE: 600 ML
GARGALO: COROA
PESO: 345 G


EURO 500 ML
CAPACIDADE: 500 ML
GARGALO: COROA
PESO: 330 G


PREMIUM 500 ML
CAPACIDADE: 500 ML
GARGALO: COROA
PESO: 355 G


CAÇULINHA 310 ML
CAPACIDADE: 310 ML
GARGALO: COROA
PESO: 220 G


 

Espero que essas dicas de garrafa sejam útil para vocês, e sugiro aos amigos cervejeiros que sempre conversem comigo, Vinícius Ferreira, ou com a agência que fará o projeto gráfico dos rótulos antes de comprarem as garrafas, mesmo não sendo uma agência especializada em embalagens.

O rótulo no custo geral

Mas o que representa o rótulo dentro de todo o processo da cerveja artesanal? Por isso montamos um infográfico para você entender o quanto é importante o rótulo. O custo estão embutidos numa garrafa de cerveja produzida no Rio Grande do Sul e vendida para o estado do Rio de Janeiro, sem considerar a Receita Estadual do Rio de Janeiro. Por isso uma cerveja produzida no Rio Grande do Sul tem em média um custo de R$ 16,31 ao consumidor.

Se a agência que vocês escolherem for séria e tiver o mesmo comprometimento que a Agência Alvo tem, certamente pesquisará sobre o tema a fim de oferecer uma proposta original que vá ao encontro dos objetivos da cerveja ou cervejaria. Cheers!