Design de rótulo

Como fazer um bom rótulo de cerveja

Rótulo de cerveja produzido pela Agência Alvo, de Vinícius Ferreira (Foto: Divulgação)

Rótulo de cerveja produzido pela Agência Alvo, de Vinícius Ferreira (Foto: Divulgação)

O primeiro passo é entender que o rótulo é parte de um projeto de posicionamento da cervejaria

Para criar um bom rótulo de cerveja, o designer precisa ter bom gosto, bastante referências e conhecimento do mercado. Mas o principal talvez seja saber abrir mão de um estilo próprio e trazer em cada rótulo a personalidade por trás da cerveja e da cervejaria. Entender que o rótulo de cerveja é parte de um projeto de posicionamento da cervejaria e que tudo tem de estar alinhado e fazer sentido como conjunto, conforme já explicamos aqui no blog.

Pense que um rótulo não é apenas um rótulo. Ele é o acréscimo final de uma série de valores da cervejaria. No Brasil, os rótulos vêm sendo feitos de acordo com cada ideia pontual, sem passar para os consumidores a essência da cervejaria ali representada. O posicionamento de uma cervejaria ajuda a alinhar tudo: discurso, receitas, rótulos, merchandising, estandes, e por aí vai. Esse é o princípio básico que pouquíssima gente consegue fazer. E que divide os profissionais da área dos amadores.

Assim, um bom rótulo precisa resumir a essência da cerveja e da cervejaria, gerar identificação com o público e, o principal, destacar-se nas prateleiras. Vejo muitos rótulos em prateleiras que não conseguem contar uma história, mas que em um cartaz talvez conseguissem. Para mim um bom rótulo precisa conter dados técnicos como os que a legislação nos obriga. Deve conter dados esclarecedores para que as pessoas possam saber que líquido estão bebendo. E um rótulo precisa ser original, precisa ter sua própria identidade.

Um quarto ponto importante é pensar na linha da cervejaria como se estivesse na prateleira, ou seja, construir uma unidade visual para uma linha de produtos e não desenhar um rótulo apenas. Isso fortalece a marca, pois um rótulo se soma ao outro em vez de dividir as atenções, mesmo quando acessados separadamente.

Então, se você quer criar o rótulo de sua cervejaria, vá atrás de referências em outros mercados e tente olhar para o design como apenas uma das ferramentas na construção da marca. Não encare o rótulo como algo separado corre o risco de errar o alvo. Pense nele como um todo.

Vá numa loja especializada e imagine seu rótulo ali, pense como um rótulo pode chamar a sua atenção. Pense num conjunto de sensações que vão fazer você decidir sua compra. E sempre pense: você escolheria o que você está desenhando?

OS POSTS + RECENTES