Para que ter um rótulo de cerveja

Rótulo desenvolvido para o Lupukengo Homebrew (Foto: Divulgação/Agência Alvo)

Muito mais do que apenas se diferenciar em uma prateleira de supermercado, o rótulo de cerveja assume função de mostrar todas as características da bebida e também da própria cervejaria. Sua importância é enorme em um cenário de concorrência crescente a cada dia.

Embalagem é tudo, quem é publicitário entende bem isso. Em todas as situações do dia a dia, experimentamos as coisas, antes de mais nada, com os olhos. Não é à toa que muitas empresas investem tanto na embalagem para chamar a atenção. Muito mais do que apenas um visual bonito, o rótulo precisa transmitir a filosofia do cervejeiro. A embalagem tem quatro funções básicas:

  1. Contenção - Embalagem serve como recipiente do produto, com a função de acondicioná-lo, evitando do produto transbordar da embalagem.
  2. Proteção - A embalagem tem como função proteger o produto dos perigos impostos pela manipulação, movimentação, estocagem, transporte e condições atmosféricas.
  3. Comunicação - A função de levar a informação ou as mensagens por meio de formas, dimensão, cor, gráficos, símbolos e impressões.
  4. Utilidade - A função que facilita a interação entre a embalagem e aquilo que entra em contato com ela. Tendo como características facilidades de abertura, fechamento e dosagem do conteúdo.

(FOTO: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA ALVO)

(FOTO: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA ALVO)

(FOTO: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA ALVO)

Na próxima postagem falamos um pouco sobre as cores que influenciam os rótulos. (Leia aqui)