Como escolher as cores no rótulo da cerveja

O rótulo deve ter um apelo emocional, afinal não está apenas vendendo uma mercadoria (Foto: Divulgação/Agência Alvo)

O rótulo deve ter um apelo emocional, afinal não está apenas vendendo uma mercadoria (Foto: Divulgação/Agência Alvo)

Temos de pensar inclusive onde a cerveja ficará exposta: como é a gôndola? Como é o freezer?

Para cada pessoa, cada lugar, cada objeto, as cores têm um significado, ou seja, o significado de uma cor depende muito do contexto. Num rótulo de cerveja, escolher uma cor adequada é de suma importância. Uma harmonização no rótulo pode fazer toda a diferença no momento de despertar a atenção do consumidor. Lembre-se de que o rótulo é a nossa última possibilidade de venda.

Para criar um bom rótulo de cerveja devemos cuidar do tom das cores, assim como saturação, luminosidade e contraste que ele vai ter no ambiente, pois a beleza de uma cor depende muito da sua fonte de luz e, mesmo à luz do dia, um objeto apresentará cores diferentes se o dia estiver azul-ensolarado ou nublado, por exemplo.

Pense que a embalagem tem a mágica função de dar aquele ‘psiu’ ao consumidor, e a cor é a primeira coisa que atinge a percepção do olhar do comprador. Então, ao criarmos uma embalagem, devemos seguir três regras básicas que a cor nos proporciona:

  • Visibilidade
  • Impacto
  • Atração

Outro fator muito importante em um rótulo de cerveja é que ele deve conter um apelo emocional. Não estamos apenas vendendo uma mercadoria. Estamos vendendo um sonho de satisfazer um desejo, de preencher uma necessidade.

Para um rótulo chamar a atenção, também temos de pensar no local onde ele vai ficar exposto: como é a gôndola? Como é o freezer? Que outros rótulos vão cercar o meu?

Avalie também, antes de criar, se onde ele vai ser exposto tem um ângulo de visão claro, se a apresentação do rótulo está chamativa e se tem a capacidade de visualização e compreensão rápida. Pense em todo o processo, não apenas jogue diversas cores para chamar a atenção, mas pense numa harmonização como um todo e, o mais importante, sempre respeitado as cores da cervejaria. Na próxima postagem falamos sobre a influência da impressão no rótulo final (leia aqui). Sobre o tipo de adesivo, leia aqui).

Cheers!

As 3 regras básicas: visibilidade, impacto e atração (Foto: Divulgação/Agência Alvo)

As 3 regras básicas: visibilidade, impacto e atração (Foto: Divulgação/Agência Alvo)

 

OS POSTS + RECENTES