O que a qualidade de impressão do rótulo tem a ver com a cerveja

Para escolher o sistema mais adequado, leve em conta o tipo de papel, cores e acabamentos

tipos-de-impressão

Todos sabemos a importância do rótulo, temos de destacar a importância de um bom design na embalagem. Sabemos que o rótulo de cerveja não é um produto final em si, mas um componente do produto, e suas informações têm de ser compreensíveis para viabilizar a compra. Por isso onde ele é impresso é um fator crucial para destacar as informações básicas da cerveja. Uma boa impressão agrega valor e melhora o aspecto da nossa cerveja, isso nos torna competitivos frente aos nossos concorrentes.

Por isso, ao desenvolver um projeto gráfico, é importante atentar-se à qualidade de impressão para que o layout seja valorizado e transmita a mensagem de maneira eficiente. Porém, é imprescindível definir, antes de iniciar o desenvolvimento do projeto, o sistema de impressão mais adequado, levando em consideração o tipo de papel, cores e acabamentos utilizados.

De nada adianta termos uma puta ideia e não ser plausível. Hoje temos diversos tipos de impressão. Alguns processos de impressão são definidos pela forma como ocorre a transferência dos elementos gráficos para o papel e são classificados em diretos e indiretos.

Mas nem sempre o cliente está disposto a pagar por uma impressão, por isso temos de levar em conta uma regra fundamental em qualquer investimento, a relação custo x benefício: o custo só pode ser considerado alto ou baixo se comparado ao benefício que ele traz. Assim, um custo monetariamente baixo pode tornar-se alto porque o benefício que ele trará será insignificante, ou mesmo acarretará prejuízos posteriores. Em contrapartida, uma opção de investimento mais cara pode trazer benefícios significativos a curto ou a médio prazo - e, assim, este custo se revela efetivamente baixo. O mesmo raciocínio deve ser aplicado na impressão de nossos rótulos.

Veja os três tipos de impressões mais utilizados atualmente.

flexografia
off-set
impressão-digital
 

Não basta ter uma boa impressão, se não pensarmos onde ele será impresso, o PAPEL também é muito importante na concepção de nosso rótulo, por isso o impacto visual de nosso rótulos está diretamente relacionado ao papel utilizado em sua produção. Bom mais isso fica para o nosso próximo post.

Cheers!